Iniciar sessão ou registar-se
    • nmmg
    • 31 dezembro 2020

     # 1

    Bom dia,

    Tenho uma vivenda que inicialmente foi construída uma parte (Parte C - 1987) e posteriormente foi estendida com compra do terreno vizinho (algures nos 90s) - Parte A e B.

    Estou agora a ver a possibilidade de separar a casa em duas, removendo o corredor que as une. O objetivo seria ficar com duas casas/lotes separados para doar um e vender o outro.

    Nas imagens tentei dar a entender o que pretendo fazer. Ambas as casas ficariam com acesso à estrada, não havendo qualquer problema com entradas independentes.

    Estava a pensar remover o corredor "B" e dividir o terreno a meio, ficando eu com a parte C para doação e vendendo a parte A posteriormente.

    Eu tenho visto a propriedade horizontal, mas penso que neste caso não seja o adequado visto que não vou ter zonas comuns.

    Existe também o facto desta casa ter o rés-do-chão como zona comercial e o primeiro piso como zona habitacional, mas penso que isso eu iria resolver posteriormente à separação.

    Eu sei que terei de consultar a Camara para obter o parecer deles, mas queria inicialmente saber se isto poderá ser algo muito dispendioso em termos monetários (buracarias) e de tempo.

    Obrigado e bom ano!
      final.png
      inicial.png
  1.  # 2

    Tem uma vista aérea?
    Os prédios são urbanos?

    Têm licença?
    Quantos artigos existem actualmente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmmg
    • nmmg
    • 31 dezembro 2020

     # 3

    Isto é a vista aérea da casa.
    É um prédio urbano.

    No IMI mostra como duas frações A e B, mas sinceramente não sei se é devido à zona comercial:
    020XXX LOCALIDADE- -U-001YYY-A
    020XXX LOCALIDADE- -U-001YYY-B
    Sendo que ambas têm o mesmo valor, penso que seja o rés-do-chão e o primeiro andar (áreas semelhantes).

    Licenças era algo que estava a tentar saber de quais irei precisar.

    Ainda não fiz uma grande investigação porque o motivo para tentar fazer esta separação é o facto de poder ter uma habitação própria por um valor (muito) inferior a comprar uma casa.

    Sei que iria gastar perto de 40/50 mil euros em remodelações/separação, mas, se de antemão eu já saber que é algo que vai demorar anos e tem um custo exagerado em projectos etc, então vou desistir logo da ideia.
      area.png
  2.  # 4

    E a caderneta do outro prédio?
    Essas fracções A e B, não são as mesmas partes A e B do seu esquema, certo?
    • nmmg
    • 3 janeiro 2021

     # 5

    Tenho duas cadernetas, uma referente ao res-do-chão (zona comercial) e outra referente ao andar superior (zona habitacional).
    Sim, tem razão, as letras na imagem não correspondem as cadernetas.
  3.  # 6

    Então, mas nesse caso, falta-lhe uma terceira caderneta. Tem?

    Colocado por: nmmgTenho duas cadernetas, uma referente ao res-do-chão (zona comercial) e outra referente ao andar superior (zona habitacional).
    Sim, tem razão, as letras na imagem não correspondem as cadernetas.
    • nmmg
    • 4 janeiro 2021

     # 7

    Qual seria a terceira caderneta que falta?
    Neste momento a casa é "uma só" em que tem duas zonas independentes - rés-do-chao e primeiro andar.
  4.  # 8

    Certo.
    Mas não existem 2 terrenos e 2 edificações, em que uma destas edificações estará em propriedade horizontal, com 2 fracções?

    Colocado por: nmmgQual seria a terceira caderneta que falta?
    Neste momento a casa é "uma só" em que tem duas zonas independentes - rés-do-chao e primeiro andar.
 
0.0096 seg. NEW