Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas! de momento a minha moradia encontra -se em construção. A mesma foi comprada em projeto ao construtor sendo que portanto tenho de respeitar o caderno de encargos do mesmo. O que estava previsto por ele, seria aquecimento central, onde já inclui os radiadores, caldeira a gás e instalação em tubo multicamada. tem também previsto um recuperador de calor a lenha na sala, que pensei alterar para um recuperador a água e assim aquecer os radiadores na casa toda com este. no entanto para isso foi-me informado que a pré instalação teria de ser alterada para cobre o que começa a subir um pouco o orçamento. a minha questão é, haverá alguma solução mais económica que o gàs (não tem gás natural) em que possa manter a instalação em tubo multicamada?
    cumprimentos
  2.  # 2

    Pesquise aqui pelo fórum. Há instalações em multicamada com recuperadores a lenha ou pellets, desde que seja acautelado que a água não ultrapasse determinada temperatura para o tubo.
  3.  # 3

    Colocado por: LrLisboaHá instalações em multicamada com recuperadores a lenha ou pellets, desde que seja acautelado que a água não ultrapasse determinada temperatura para o tubo.
    para usar multicamada tem que introduzir um deposito de inercia na instalação
    Concordam com este comentário: LrLisboa
    • SrR
    • 31 dezembro 2020

     # 4

    Colocado por: jorgealvespara usar multicamada tem que introduzir um deposito de inercia na instalação
    Concordam com este comentário:LrLisboa
    e um controlo de temperatura
  4.  # 5

    Colocado por: SrRe um controlo de temperatura


    já ouvi falar nestas soluções mas neste caso o construtor não faz isso com a a instalação em multicamada por uma questão de garantias. a minha questão era se haverá outra solução mais económica que o gás e neste caso excluindo também a lareira. a haver poderia manter nesta fase de construção tudo igual, e posteriormente adicionar essa outra solução.
    • SrR
    • 31 dezembro 2020

     # 6

    Colocado por: ruben.foliveira

    já ouvi falar nestas soluções mas neste caso o construtor não faz isso com a a instalação em multicamada por uma questão de garantias. a minha questão era se haverá outra solução mais económica que o gás e neste caso excluindo também a lareira. a haver poderia manter nesta fase de construção tudo igual, e posteriormente adicionar essa outra solução.
    o controlo é uma bomba circuladora mais uma misturadora, ligado ao deposito de inercia, nao é ciência nenhuma nem nada de mais
    • SrR
    • 31 dezembro 2020

     # 7

    Serve so para garantir que a água que bem do recuperador e vai pro multicamada nao vá muito quente
  5.  # 8

    Colocado por: SrRServe so para garantir que a água que bem do recuperador e vai pro multicamada nao vá muito quente


    desculpe me a ignorância, mas esta bomba circuladora e misturadora ficam instaladas onde? e para que valores isso rondará? o construtor apresentou me um orçamento de mais 1800€+iva de instalação do cobre em detrimento do multicamada. se esta soluçao alem de mais barata nao precisar ocupar mais espaço pode ser uma alternativa a ter em conta
  6.  # 9

    Tem o recuperador de calor ligado a um depósito de inércia em cobre com uma bomba circuladora.
    Tem os radiadores ligados ao depósito em multicamada com outra bomba, e na saída do depósito para os radiadores coloca uma torneira termostática
 
0.0146 seg. NEW