Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho o seguinte projecto (em anexo) e como ainda estou a tempo de mudar algumas coisas gostaria de saber as vossas sugestões.
    A casa é terrea e tem uma area aproximada de 250 m2.
    Proj
  2.  # 2

quero fazer minha casa
  3.  # 3

respondendo a eliomar:
    Quer fazer sua casa e...
  4.  # 4

Boa Noite, primeiro que tudo:
    DL 163/06 Acessibilidades para pessoas de mobilidade condicionada, o seu projecto não cumpre este D.L., quer na questão dos degraus na entrada principal, terá que rampear acesso com % não superior a 6 e em troços não superiores a 10m.
    Quanto à I.S. obrigatória esta não existe equipada com as 4 peças sanitárias e de forma a que se possa inscrever um circulo de 1,50m de diâmetro, podendo subrepôr-se em alguns cm a algumas peças de acordo com o estipulado no DL.
    Quanto à disposição dos compartimentos parece-me cuidada (embora a forma e dimensionamentos careçam de revisão, caso da cozinha, hall de entrada), o WC junto da garagem parece-me estranho seria preferível colocar um lavatório de bancada no canto onde se encontra a porta e mover esta para junto da parede que confina com a cozinha;
    os vãos deveriam ser mais "generosos".
    Cumprimentos,
    Carlos Dias
  5.  # 5

Retenho a questões relacionadas com o DL 163/ 2006...+ largura dos corredores para zonas de manobras!!!
    A suite parece-me exagerada... alterava a relação da suite (incluindo IS) e aumentava a sala.
    Parece não fazer qq sentido as portas de correr duplas na zona de refeições, retirava e colocaria mais área de parde para mobiliário.
    Porque razão o HAll é pequeno?!? e depois é largo junto à sala de jantar? não tem logica. É rearrajar os compartimentos adjacentes ao hall e dar digna dimensão ao acesso das zonas sociais (sala)
    Colocaria um armário ao fundo do corredor para a cozinha.
  6.  # 6

Obrigado pelos vossos pertinentes comentários.

De facto este projecto foi licenciado pouco antes da entrada em vigor do DL 163 / 2006 que passei a conhecer, por motivos que não importa agora mencionar ainda não foi iniciada a construção, o projecto terá de sofrer alguns ajustes e ser submetido de novo a aprovação (e incluir o Projecto Termico que também ainda não tinha entrado em vigor em 2005).

As alterações necessárias não serão muito significativas, rampa acesso na entrada, corredor de acesso aos quartos um pouco mais largo e mudar a disposição das loiças do WC da suite deverão ser suficientes para cumprir o DL 163.

O lavatório do Wc perto da garagem foi colocado desta forma para permitir ter melhor luz, para as portas da cozinha e wc ficarem alinhadas e ainda permitir colocar um armário ao fundo do corredor junto á cozinha.

Será dificil aumentar a sala já que a area permitida de construção está no limite e aumentando a sala teria também de diminuir o Wc da suite, o que podia inviabilizar os 1,50m de diametro necessários no Wc.

As portas duplas de correr na sala de refeições destinam-se a acesso mais directo ao Wc e permitir tb ter mais luz natural no hall. O armário ao fundo do corredor vai ser colocado, servindo de complemento ao dispenseiro da cozinha.

Obrigado.
  7.  # 7

Hannah disse:
    Só por curiosidade: Quantos metros tem de frente e de largura? è que também queria construir algo deste genero mas nao sei se as dimensoes são semelhantes, obrigado!
  8.  # 8

A casa tem de frente cerca de 21,5 metros e 13,5 de profundidade.
  9.  # 9

Vou desenterrar este tópico. :)

Gostei imenso desta planta (da ideia no seu global).

O projecto chegou a avançar? Tem fotos? Estou curioso.

Obrigado.
  10.  # 10

Obrigado.

A revisão do projecto não avançou ainda porque a construção está dependente da venda da minha casa actual.

Como as ideias não param, para além das alterações relacionadas com o discutido anteriormente, vamos abdicar da casa das maquinas e casa de banho junto á cozinha, e fazer uma cozinha maior com ilha, quanto ao resto mantêm-se os planos, e há apenas alterações de pormenor.
  11.  # 11

Excelente. Vá mantendo este tópico actualizado com a evolução.

Já agora, qual o objectivo do WC acessível pela rua virado para o lado esquerdo da casa? Ser apoio à piscina? Não faria mais sentido estar virado para as costas da casa?

Obrigado e parabéns.
  12.  # 12

Sim, a ideia era o WC ser de apoio á piscina.

Em frente da cozinha ficará uma zona de comer no exterior, daí que a porta do WC não esteja virada para esse lado, e também em termos estéticos achamos melhor.

De qualquer forma, como disse anteriormente, esse WC deixa de existir.

Irá ser feito um anexo com wc e casa de máquinas (da piscina), mais próximo da piscina.
  13.  # 13

Boa tarde, tem a nova planta da moradia com as alteraçoes ja feitas? E dos anexos/casa das maquinas com o WC de apoio à piscina?

Ja agora publicava tambem a planta do terreno.....

Se poder disponibilizar, agradecia.
  14.  # 14

Como disse anteriormente, a revisão do projecto continua em standby até á venda da minha casa actual.

Não tenho disponível a planta para "postar", mas para dar uma ideia da dimensão do terreno, posso dizer que tem 30m de frente por 31 de profundidade, tendo de dar 5m de espaço á frente e 3 de cada lado.
  15.  # 15

Finalmente o projecto está a avançar, podem ver os detalhes no blog:

http://anossaalegrecasinha.blogspot.com/
  16.  # 16

excelente terreno!
    Fica onde?
    Houve muitas alterações ao inicial?
  17.  # 17

O terreno fica na Penalva.

Em relação ao inicial, a principal alteração foi eliminar a casa de maquinas e fazer uma cozinha maior e em ilha.

Houveram outras alterações menos visíveis relacionadas com as acessibilidades.
  18.  # 18

Em primeiro parece-me que tem um bom terreno e com pano para mangas.
    A casa não corresponde aos meus gostos, mas sugeria que evita-se os cantos, parece-me uma casa com muitos cantos e recantos, desde o exterior ao interior, tentava um alinhamento maior, vai ver que poupa na cosntrução e no tempo da mesma construção, bem como com cantos com sugidade e acumolação de poeiras e folhas.
    Gosto das dimensões dos compartimentos, pois sou adepto de casas espasoças, pois numa grande tudo se faz e numa epquena tudo se remedeia, é a minha opinião.
    Boa sorte na venda da sua actual casa e boa construção, vá dando novidades.
    http://casa-do-bosque.blogspot.com/
  19.  # 19

A casa foi mesmo pensada para ter alguns cantos e não ser ou parecer um caixote, é também uma questão de gosto.
  20.  # 20

Parabéns pela discussão e pelo blog da vossa alegre casinha! gostei imenso.

Cumprimentos

0.0195 seg. NEW