Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos, e já agora bom ano.

    Tenho sido um ávido leitor deste fórum, pois irei iniciar a construção de uma moradia lá para o fim deste mês, e como numa me meti num sarilho destes (ajuste direto), as dúvidas são mais que muitas. Uma das questões que me tem roubado bastante tempo é a questão da climatizarão e AQS. Mas primeiro vamos dar contexto á coisa:

    - A moradia tem 4 pisos: Garagem, R/C (com sala, cozinha, WC e quarto/escritório), 1º andar (3 quartos e 2 WC) e sótão (amplo, com 2 janelas velux).
    - A área total a climatizar (R/C e 1º andar), será cerca de 170m2.
    - O projeto térmico indica as necessidades anuais energéticas de 47kWh/m2 para aquecimento, e de 7,5kWh/m2 para arrefecimento, bem como 25kWh/m2 para AQS.
    - A localização é Santa Iria da Azoia (Loures).
    - A moradia irá ter fotovoltaico com potência instalada >=4kWp, possivelmente com bateria.

    Ora andei a debater-me entre as várias possibilidades para climatizarão, sendo que o A/C imediatamente fica de fora devido a alergias de alguns membros da família. Assim, o piso radiante pareceu-me o mais adequado. Ainda andei a debater-me entre o PRH e o PRE, mas para a área em questão o PRE iria obrigar-me a meter trifasico, o que quero evitar pois tem outras implicações. Assim, o PRH alimentado por BC parece ser o caminho. No entanto, a BC também terá de fazer AQS, portanto a minha ideia será:

    - Instalar PRH alimentado por BC também capaz de AQS, sendo a BC alimentada pelo fotovoltaico;
    - No depósito, instalar uma resistência para onde será desviado o excedente do fotovoltaico.

    Ainda há a questão do arrefecimento. Tenho algumas dúvidas que seja mesmo necessário, com a possível exceção do sótão no verão (a cobertura tem 100mm de XPS). Ah, pequeno detalhe, o sótão não está contemplado no cálculo de necessidades energéticas, o projeto original não o inclui como área habitada (+-70m2), mas pondero colocar lá uma área de trabalho e/ou lazer (sem PRH). Talvez colocar lá um AC só para este espaço? Ou escolher uma BC com possibilidade de adicionar unidades interiores?

    Acham isto razoável/exequível? Que potência de BC seria adequada?

    Obrigado desde já.

    Rui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI, OrdepOir
  2.  # 2

    Mais um desgraçado que não vai ter ventilação na casa e depois humidade.

    Quantos meses identifica o certificado de aquecimento como aquecimento ?
  3.  # 3

    Rui, gostava de partilhar umas ideias consigo por email, também vou construir perto.

    casa.bpetro do gmail

    obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: ruitrip
    - O projeto térmico indica as necessidades anuais energéticas de 47kWh/m2 para aquecimento, e de 7,5kWh/m2 para arrefecimento


    Esses valores não devem estar corretos.
    Concordam com este comentário: ruitrip
  5.  # 5

    Colocado por: mtavaresMais um desgraçado que não vai ter ventilação na casa e depois humidade.

    Quantos meses identifica o certificado de aquecimento como aquecimento ?


    Vai ter ventilação sim, existem perdas consideradas no projeto, cerca de 2000 kWh/ano. Segundo me parece a estação aquecimento são 5,29 meses.

    Rui
  6.  # 6

    Colocado por: paulos

    Esses valores não devem estar corretos.


    Bolas, tem razão, enfiei os pés a ler a tabela. Segundo o projeto:

    Necessidades nominais anuais de energia útil para aquecimento 18.81 kWh/m².ano
    Necessidades Anuais de Energia Útil na Estação de Arrefecimento 9.03 kWh/m².ano

    Eu estava a ler as necessidades de energia primária... Vou alterar o post original para não enganar. EDIT: Ia alterar, por alguma razão não consigo...

    Rui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos, RUIOLI
  7.  # 7

    Perdas consideradas no projecto, mas que na prática não satisfazem as necessidade da habitação.
  8.  # 8

    Colocado por: ruitrip- Instalar PRH alimentado por BC também capaz de AQS, sendo a BC alimentada pelo fotovoltaico;
    - No depósito, instalar uma resistência para onde será desviado o excedente do fotovoltaico.
    e uma solução corriqueira, somente retirava a resistencia elétrica da equação ou no aplicava-a somente para emergência,

    usando uma bomba de calor e desde que venha existir algum rigor a cumprir o projeto térmico fica logo com a componente arrefecimento resolvida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruitrip
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealvese uma solução corriqueira, somente retirava a resistencia elétrica da equação ou no aplicava-a somente para emergência,

    usando uma bomba de calor e desde que venha existir algum rigor a cumprir o projeto térmico fica logo com a componente arrefecimento resolvida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ruitrip


    Sim mas a solução de arrefecimento ficaria no PRH? E como resolver o problema do sótão?

    Relativamente á resistência, dado que inevitavelmente haverá algum excedente do FV, nomeadamente no verão, não faria sentido aproveitar esse excedente para AQS, evitando que a BC invertesse o ciclo de frio para quente?
  10.  # 10

    Colocado por: ruitripSim mas a solução de arrefecimento ficaria no PRH?
    sim

    Colocado por: ruitripE como resolver o problema do sótão?
    um vulgar e simples AC ou estender o PRH para la

    Colocado por: ruitripRelativamente á resistência, dado que inevitavelmente haverá algum excedente do FV, nomeadamente no verão, não faria sentido aproveitar esse excedente para AQS, evitando que a BC invertesse o ciclo de frio para quente?
    em arrefecimento a bomba não esta constantemente a trabalhar em arrefecimento existindo muitos tempos mortos ao longo da operação diaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruitrip
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvessim

    um vulgar e simples AC ou estender o PRH para la

    em arrefecimento a bomba não esta constantemente a trabalhar em arrefecimento existindo muitos tempos mortos ao longo da operação diaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ruitrip


    Extender o PRH é muito "esquisito" para a minha carteira (área grande, cerca 70m2). O A/C é uma possibilidade, mas não seria possível por um ventilo-convetor e usar a BC para isso?

    Então na sua opinião colocar o excedente do FV na AQS não se justifica? A minha ideia era que se mantiver a água quente á temperatura nominal a bomba poderá trabalhar menos durante a noite.
  12.  # 12

    Colocado por: Anonimo18072022C
    Vai ter TODAS as divisões em aquecimento em simultâneo?
    Provavelmente não, o que deixa de ser justificação para a sua afirmação.


    Não é essa a questão. sei perfeitamente que podemos "orquestrar" as diferentes divisões, a casa vai ter domótica, pelo que isso para mim é bastante simples. O problema passa por ter cargas pesadas noutras áreas, pois não haverá gás na casa, sendo tudo elétrico. E para ajudar á festa, ainda há VE (3) na equação. Não será impossível gerir isto tudo com 45A, mas também não será fácil. Aqui poderia sobredimensionar ainda mais o FV para dar uma ajuda (já o tenho em 2 outras situações com resultados excelentes), mas neste caso o que é que acontece se tivermos 2 semanas de céu nublado? É que ainda devem ser uns bons 12-13 kW para o PRE, mesmo modulando a coisa é capaz de se tornar difícil. E ainda teria de resolver a questão da AQS e do potencial arrefecimento.

    Mas ainda não excluí o PRE em definitivo, apenas acho que provavelmente não será adequado para o meu caso.
 
0.0181 seg. NEW