Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.. penso construir uma moradia mas estou com muitas dúvidas... Já pesquisei casa modulares lsf.... Não queria ultrapassar os 120000 já com IVA... Possuo terreno.... Contudo não sei o que ficará na s em conta... Qual o tipo de construção assim como os construtores. Estou aberto a sugestões... obrigado desde já
  2.  # 2

o que fica mais em conta ainda é a construção normal.

mas construir 150m2 com 120k (já com iva incluído) será um exercício complicado, mas não impossível dependendo da localização a construir.

mas não se esqueça que uma casa não é apenas o interior, os arranjos exteriores tb contam, não vai gostar de ter barro desde do portão da rua até à porta de casa.

inicie por fazer o exercício se precisa mesmo dos 150m2. Os 150m2 já inclui alguma garagem?
  3.  # 3

A construção seria numa pequena localidade de Penafiel.. claro que não tem ter 150 metros.. e a garagem poderá ser opcional
  4.  # 4

pensem bem nos detalhes que gostariam de ter e procurem por um arquitecto que esteja disponível para fazer memórias descritivas de tudo ao pormenor e acompanhar a obra. o projecto ficará mais caro, mas no fim compensa, porque não haverá trocas e baldrocas durante a obra. a memória descritiva terá de obedecer à contenção de custos que pretendem.
    para além disto, tenham em atenção que, a maior parte das vezes, reduzir às áreas não significa que vai ficar mais barato.
    pensem também nas questões de conforto e se compensa ter garagem ou não, se nos dias de chuva não seria melhor parar o carro e entrar em casa com os sacos das compras sem se molharem, etc....
    é que poupar não é só em dinheiro, também é no que influencia o bem-estar e nos traz mais saúde porque andamos mais contentes e satisfeitos! ;)
  5.  # 5

Colocado por: m.aur.eiraa memória descritiva terá de obedecer à contenção de custos que pretendem.

Nunca tinha ouvido essa, sabe o que está a dizer, ou diz porque acha que é assim?
  6.  # 6

As memórias descritivas são dos documentos que nenos trabalho dão a fazer.
    Basta mudar o local da obra e os índices urbanísticos.
    Tudo o resto é chapa 5
  7.  # 7

Colocado por: riscos
    Nunca tinha ouvido essa, sabe o que está a dizer, ou diz porque acha que é assim?

não, não sei :D explique-me, se faz favor que quero aprender! estou a falar a sério!
  8.  # 8

jé estive a investigar um bocadinho e encontrei esta definição:

"Descrição de todas as características de um projeto de arquitetura ou engenharia, especificando os materiais que serão necessários à obra, da fundação ao acabamento.

Leia mais em: https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-memoria-descritiva.html
    Copyright © E-Civil"

portanto, a modos que não errei... o caderno de encargos também faz parte do objectivo da contenção de custos, mas penso que primeiro vem a memória descritiva e depois o caderno de encargos. estou errada? :)
  9.  # 9

Colocado por: zedasilvaAs memórias descritivas são dos documentos que nenos trabalho dão a fazer.
    Tudo o resto é chapa 5

pois, mas pode haver soluções construtivas diferentes e que se adequem melhor aos objectivos do DO... acho eu :)
  10.  # 10

Colocado por: zedasilvaAs memórias descritivas são dos documentos que nenos trabalho dão a fazer.
    Tudo o resto é chapa 5

Discordo, e em parte cria-me certo mal-estar ler isto. É precisamente por passar ideia de que tudo é simples e básico, que o mercado e a sociedade aceitam certos projectos-aborto que por aí vemos...

O único que aproveita de projectos anteriores é alguma formatação, rodapés e cabeçalhos. É quase o mesmo que dizer que por aproveitar o índice e o tipo de letra, fazer um 2o livro são 5min...

Cada vez mais vejo a necessidade de argumentar, enquadrar e justificar o que não cumpre ou é duvidoso, tal é a quantidade de legislação que deixa margem para ambiguidades e a dualidade de critério dos técnicos municipais...

Acredito que isso do Chapa5 ainda vá funcionando, mas creio que são sobretudo nos concelhos mais pequenos e de menos recursos... daqueles que não lhes convém complicar a vida aos poucos que querem construir na terrinha.
    Concordam com este comentário: marco1
  11.  # 11

m.aur.eira

confunde os propositos dos elementos
    a memória descritiva é precisamente um descritivo do projeto que tem as suas regras consoante o proposito para que vai servir: instrução de projetos para as entidades ou a acompanhar uma determinada intervenção mas não substitui para efeitos de execução da obra e a tal "contenção de custos" um caderno de encargos, mapa de quantidades, e o proprio projeto desenhado.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  12.  # 12

não disse que substituía :) mas se estiver bem descriminado o que se vai fazer, os outros elementos que se seguem respeitam o que lá está, ou não?
    digo é que é preciso começar com a contenção de custos, ou outro objectivo qualquer, desde o início e não depois lembrarem-se que afinal é melhor reduzir isto ou aquilo.
  13.  # 13

para isso servem os projetos e os mapas de quantidades com estimativa orçamental ou os mapas de quantidades com a atribuição de valores por parte das empresas a concorrer á empreitada. é todo um processo de analise, planeamento e revisão que se deve fazer antes de partir para a obra em si.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  14.  # 14

obrigada pelos esclarecimentos! :)
    assim o DO também já fica a saber.

0.0180 seg. NEW