Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a tod@s!

    A minha irmã tem um aquecedor a óleo Kunf modelo NDD-30C2000 igual a este, que se estragou e ela arrumou-o para eu tentar arranjar quando tivesse disponibilidade..

    Pois bem, depois de ter medido as continuidades, nos cabos, switch's, encontrei a fonte do problema, o fusível térmico foi-se.

    Só que agora tenho outro problema: não consigo saber qual é a temperatura do fusível e por causa disso não o consigo substituir pois a literacia no fusível desapareceu praticamente toda, ou seja, não tem praticamente nada escrito como se pode ver na imagem.

    Imagem do Fusível Térmico

    Gostava de perguntar se alguém tem conhecimento sobre o assunto, pois sei que se a temperatura do fusível for muito elevada, compromete a segurança do aparelho e se for muito baixa, o fusível vai rebentar..

    De que temperatura devo procurar?

    Um muito obrigado desde já!
    • zeto
    • 3 janeiro 2021

     # 2

    Já mediu a resistência ôhmica? Como garante que o sensor fui-se?
  2.  # 3

    Colocado por: zetoJá mediu a resistência ôhmica? Como garante que o sensor fui-se?


    Caro zeto, obrigado pela resposta!
    Como se trata de um tipo de fusível, medi a continuidade e não existe continuidade no fusível, o que significa que estourou/queimou.
    Portanto, estando em circuito aberto, não vai ter qualquer resistência "ohmica".. Daí ter dito que o meu problema é este, o fusível não parece ter o comportamento esperado :/
  3.  # 4

    E esse tipo de fusível não é em função da potência do aparelho?
  4.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoE esse tipo de fusível não é em função da potência do aparelho?


    Pois, isso já não sei ao certo 😞
    O aparelho tem 2000W,mas não sei como é que isso influencia diferentes aparelhos quanto à temperatura.
    Não sei se haverá alguma regra ou algo do género, não consegui encontrar informação porque dizem sempre para substituir por um igual, mas neste caso é difícil..
  5.  # 6

    Será que posso tentar procurar como referencia, noutro aquecedor de 2000w?
  6.  # 7

    Colocado por: AckentaSerá que posso tentar procurar como referencia, noutro aquecedor de 2000w?



    Pode não ser assim tão simples.

    O fusível térmico está lá como "última sentinela". O aquecedor nunca nunca nunca deveria aquecer tanto a ponto de rebentar o fusível térmico. Se tal aconteceu, é sinal que o termóstato "de serviço" (aquele onde você regula a temperatura numa rodinha) não desligou o aparelho quando o devia ter feito e o aparelho sobreaqueceu, rebentando o fusível térmico.

    Ou seja: você até pode trocar o fusível térmico, mas o problema principal está antes disso...
  7.  # 8

    Colocado por: ClioII


    Pode não ser assim tão simples.

    O fusível térmico está lá como "última sentinela". O aquecedor nunca nunca nunca deveria aquecer tanto a ponto de rebentar o fusível térmico. Se tal aconteceu, é sinal que o termóstato "de serviço" (aquele onde você regula a temperatura numa rodinha) não desligou o aparelho quando o devia ter feito e o aparelho sobreaqueceu, rebentando o fusível térmico.

    Ou seja: você até pode trocar o fusível térmico, mas o problema principal está antes disso...



    Sim, concordo completamente.
    Eu acredito que estourou porque foi tapado com mantas (quando lá diz para não tapar..) quando o pessoal estava a congelar em casa, e isso deve ter feito ele aquecer em excesso.

    A questão é que sem o fusível térmico, também não consigo testar o termostato e ver qual foi o problema original que fez o fusível rebentar.. estou de mão atadas agora (sad face)
  8.  # 9

    Veja lá se o manual do termo, ou mesmo o próprio tem na chapa de características a temperatura máxima de operação... Pelas minhas contas, o consumo máximo disso é cerca de 8.7A

    Pelo catálogo da Mauser, os valores mais padrão serão 3, 10 e 15A, pelo que poderá escolher 10A.

    Para a temperatura, penso que poderá descontar tudo o que seja a mais que 70º (e mesmo assim...), uma vez que se trata de um radiador a óleo. Não há nada na placa que diga alguma coisa?

    Pode sempre substituir provisoriamente o fusível com fio de cobre rígido e, sempre vigiando o bicho, medir a temperatura quando o termo satisfizer o pedido no máximo, se o seu multímetro tiver uma sonda de temperatura. Pode também ir testado valores intermédios para verificar o funcionamento do termostato a várias temperaturas.

    Ressalvo mais uma vez que não deve fazer isto sem vigilância, nem um mínimo de conhecimentos, pois pode ter consequências nefastas para si e quem mais estiver no espaço onde fizer o teste.

    Cumprimentos.
  9.  # 10

    Muito obrigado pelos comentário de quem tentou ajudar, já consegui resolver a questão.



    Colocado por: Caravelle Para a temperatura, penso que poderá descontar tudo o que seja a mais que 70º (e mesmo assim...), uma vez que se trata de um radiador a óleo. Não há nada na placa que diga alguma coisa?

    Pode sempre substituir provisoriamente o fusível com fio de cobre rígido e,sempre vigiando o bicho, medir a temperatura quando o termo satisfizer o pedido no máximo, se o seu multímetro tiver uma sonda de temperatura. Pode também ir testado valores intermédios para verificar o funcionamento do termostato a várias temperaturas.


    Caravelle, deu-me aqui excelentes dicas.
    A temperatura não poderia ser 70ºC, pois os termostatos são de 85ºC -> mauser

    O que fiz, foi testar uns 5 ou 6 aquecedores, usando uma sonda de temperatura com o multímetro.
    Reparei que a temperatura máxima do aquecedor mais fraco era cerca de 90ºC, e o mais forte 140ºC.

    Já com a ideia de comprar um fusível de 120ºC, resolvi ver melhor as ligações e acabei por encontrar outro fusível térmico de 189ºC (parece ter um fusível térmico por cada resistência).

    Bem, acabei por comprar um fusível de 162ºC e por enquanto penso ter o problema resolvido.
    Esteve umas boas horas a trabalhar sob vigilância, e a temperatura não passou dos 95ºC.

    Muito obrigado a todos!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  10.  # 11

    Obrigado pelo 'feed back' da resolução do problema. Ainda bem que conseguiu recuperar o aquecedor.

    Para memória futura, a formula de calculo de potência para dispositivos que são ligados á rede de 230v é a seguinte : P=VxI, sendo P(potencia)=2000w V(volts)=230v e I(Amperes)=x; X=P/V em que X=2000/230 obtendo o valor de 8.695A.
 
0.0137 seg. NEW