Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Possuo uma arrecadação sem janelas, apenas uma porta, húmida por natureza. Faz hoje um ano que decidi fazer uma experiência. Colocar 2 jornais e uma bolsa de pano no interior de uma caixa de plástico e outros dois jornais mais uma bolsa de pano ao "ar livre".
    Como seria de esperar os jornais e bolsa de pano que ficaram de fora da caixa apanharam humidade (o papel ficou húmido e meio empapado e a bolsa cheia de manchas). Mas os que ficaram no interior da caixa, não.

    Este inverno decidi repetir a experiência. E hoje coloquei um higrómetro no interior da caixa. Para meu espanto, o valor de humidade e temperatura é igual ao do interior da caixa. +/- 13 graus e +/- 60% de humidade.

    Os resultados nos artigos estão a ser os mesmos do que no inverno passado. Como é possível os valores serem iguais no interior e exterior da caixa mas os artigos no interior ficarem "intactos"?

    Nota: tanto a caixa de plástico como os artigos são os mesmos. A caixa é esta: https://www.homa.pt/caixa-arrumacao-tex-box-388020.html?utm_source=google&utm_medium=surfaces&utm_campaign=feed_clicks&utm_content=surfaces_across_google&gclid=EAIaIQobChMI7cjh1NOA7gIVT9PtCh2TZAhUEAQYBSABEgJM2fD_BwE

    Obrigado
  2.  # 2

    Boa experiência, Obrigado pela Partilha.

    Falta um registo de temperaturas ao longo do tempo, nem todos os dias são iguais, na caixa os valores podem estar mais constantes.
    Concordam com este comentário: PedreiroPT
  3.  # 3

    Começar por fazer, mas depois acabei por esquecer.
    Mas os valores mantiveram-se constantes ao longo de uma semana. Coloquei um higrometro no interior e exterior da caixa.

    Não entendo qual a razão de se manter igual e não estragar os artigos.
  4.  # 4

    qual o higrometro que usou?
    a temperatura ser igual, não me espanta. já a humidade
  5.  # 5

    e quanto tempo esteve o aparelho dentro da caixa?
    normalmente o tempo de resposta é lento tipo 3 minutos.
  6.  # 6

    Estou a utilizar este: https://www.lidl-service.com/static/4762201408/340312_PT.pdf#page=27&zoom=250,-3,757
    Sei que não é um higrómetro (agora é que me lembrei que já me tinha dito isso...)

    Ficaram os dois durante uma semana. Um no lado de fora e outro do lado de dentro. Os valores nos dois foram mais ou menos constantes ao longo dessa semana.

    O que me deixa confuso é também o valor da humidade ser igual. Pois a temperatura até consigo perceber, pois o ar de fora arrefece o ar no interior da caixa (deve ter uns 3 mm de espessura...). Mas a humidade deveria baixar???

    Nota: No ano passado não utilizei este do Lidl. O que tinha avariou, mas era dos baratos...mas os valores batem certo com os deste inverno.
  7.  # 7

    Em vez de caixas...
    Não haverá um tratamento de fundo às superfícies das paredes, tecto e chão para a atmosfera se tornar menos húmida?
    E assegurar uma ventilação regular?
  8.  # 8

    Não compensa. A casa é da minha mãe e ela não está muito interessada em investimentos. Isto das caixas é uma experiência que se der resultado pode ser que permita arrumar roupa naquele espaço.
  9.  # 9

    Alguém tem alguma noção do porquê do valor de humidade ser igual, tanto no interior como no exterior da caixa?
    • zed
    • 21 janeiro 2021

     # 10

    A explicação mais óbvia é que caixa não é estanque.

    Outra explicação possível: erro de medição. Isso não é propriamente um instrumento de precisão, tampouco estão calibrados.

    É normal a humidade relativa variar em função da temperatura sendo a humidade constante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedreiroPT
  10.  # 11

    Colocado por: PalhavaNão haverá um tratamento de fundo às superfícies das paredes, tecto e chão para a atmosfera se tornar menos húmida?


    paredes com humidade?? veja video.

    https://www.youtube.com/watch?v=DTU0yh9nEkg
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  11.  # 12

    Colocado por: zedOutra explicação possível: erro de medição. Isso não é propriamente um instrumento de precisão, tampouco estão calibrados.


    Acredito que seja mais pelo instrumento de medição....
  12.  # 13

    A sílica gel, que vem nos saquinhos das sapatilhas ou material eletrónicos, é a mesma sílica que é utiliza para os gatos?

    Estou com dificuldade em comprar esses saquinhos de sílica gel e pensei utilizar a sílica que se utiliza nos wc dos gatos.

    Segundo este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4t4mzMS-ZZ8
    Ela remove a humidade. Pretendo utilizar esta solução no interior das caixas. Para que qualquer humidade que acabe por entrar, seja adsorvida.
  13.  # 14

    Colocado por: fsilva106

    paredes com humidade?? veja video.

    https://www.youtube.com/watch?v=DTU0yh9nEkg


    Sou fã desse senhora há muitos anos e também da "eu sei lá se foi o chinês" e a "roubos e não são poucos, o coveiro já foi atrás dele".
    • size
    • 6 fevereiro 2021 editado

     # 15

    Colocado por: PedreiroPT
    Alguém tem alguma noção do porquê do valor de humidade ser igual, tanto no interior como no exterior da caixa?


    Uma hipótese...

    Os artigos colocados ao ar livre ficaram expostos à circulação de ar humedecido, absolvendo e armazenando, de forma constante, mais humidade.

    Quando colocados e confinados na caixa, deixaram de estar expostos, de certa forma, à circular/corrente de ar humedecido, no interior da qual, é mantida uma qualidade de ar quase estanque, que se renova muito lentamente. Passa por ali menos água....

    Será ?
  14.  # 16

    Esqueça as caixas. Use aqueles sacos a "vácuo", em que tira o ar com o aspirador.
  15.  # 17

    Colocado por: ricardo.rodriguesEsqueça as caixas. Use aqueles sacos a "vácuo", em que tira o ar com o aspirador.


    As mesmas caixas que se utiliza para a roupa??? Da experiência que tenho é que o saco perde o vácuo com o passar do tempo e temperatura.
  16.  # 18

    Colocado por: size

    Uma hipótese...

    Os artigos colocados ao ar livre ficaram expostos à circulação de ar humedecido, absolvendo e armazenando, de forma constante, mais humidade.

    Quando colocados e confinados na caixa, deixaram de estar expostos, de certa forma, à circular/corrente de ar humedecido, no interior da qual, é mantida uma qualidade de ar quase estanque, que se renova muito lentamente. Passa por ali menos água....

    Será ?

    Concordo em parte..... na última parte da sua opinião, estou mais inclinado que que a humidade que os artigos adsorveram no exterior, acabou por "contaminar" o ar no interior da caixa. Influenciando assim o medidor de humidade (que como já se falou, não deve ser muito fiável. Mas acho que chega para o caso)

    Talvez a conclusão disto tudo é que a humidade fica retida no interior da caixa e não sai de lá.....O que cria manchas e "apodrece" os artigos é a oscilação de temperatura e humidade que existe no ar. Como isso não acontece no interior da caixa, os artigos acabam por estar protegidos.
    • zed
    • 17 fevereiro 2021

     # 19

    Compre aqueles sacos de gel de sílica e coloque dentro das caixas.
  17.  # 20

    Colocado por: zedCompre aqueles sacos de gel de sílica e coloque dentro das caixas.


    Onde posso comprar esses sacos? Ou pelo menos a sílica...
 
0.0226 seg. NEW