Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    É costume os quartos cá de casa ganharem humidade por condensação no tecto junto às janelas, fruto de ser um andar alto e de ter um terraço por cima.

    Hoje, ao limpar o bolor, reparei que num dos quartos estão pequenos aglomerados de bolhas de tinta, coisa que nunca tinha acontecido. Será fruto da condensação ou poderá ser alguma infiltração vinda do terraço?

    Obrigada

    Nota: os quartos foram pintados em Maio/Junho.
  2.  # 2

    Se está atrás da tinta muito provavelmente será infiltração. O melhor é chamar um profissional (leia-se engenheiro civil) para avaliar.
  3.  # 3

    Reparei agora que a sanca do tecto também tem. Acho que deve ter sido do produto para bolores que usei 😐
    • seaz
    • 5 Janeiro 2021

     # 4

    Boa tarde, eu por acaso também reparei no outro dia o que parecia pequenas bolhas pequenas no tecto perto da janela mas praticamente inperceptiveis, apenas se reparava de um certo angulo. No entanto também havia limpo anteriormente com produtos anti-bolor por isso agora fiquei com a mesma dúvida...
  4.  # 5

    Boa tarde,

    Para não estar a abrir mais um topico sobre o mesmo tema.

    Hoje tenho isto em todas as divisões, será infiltração do telhado? Ou condensação interior?
  5.  # 6

    parece ser condensação
    Concordam com este comentário: nupema
    • nupema
    • 6 Janeiro 2021 editado

     # 7

    Update: concordo, entretanto fui ao sotão tenho as paredes completamente secas.

    Tenho arejado a casa abrindo as janelas 10 ou 15 min todos os dias. Mas com o frio que está lá fora é dificil ter as janelas abertas mais tempo.

    So noto isto nas paredes que fazem parte da estrutura externa da casa.
    Update: Entretanto medi a temperatura destas paredes (do lado de dentro) e estão a 16ºC enquanto que as da estrutura interna estão a 18.5ºC e completamente secas. Ou seja a condensação ocorre quando o ar aquecido entra em contacto com as paredes frias que têm contacto com o exterior.

    Tenho paredes duplas, e aparentemente não meteram nenhum tipo de isolamento EPS/XPS, etc entre as paredes. E se for o caso, isto so la vai com Capote do lado de fora, certo?

    Ou recorrendo a um desumidificador como solução temporária.
    •  
      Nobody
    • 6 Janeiro 2021 editado

     # 8

    Colocado por: nupemaOu seja a condensação ocorre quando o ar aquecido entra em contacto com as paredes frias que têm contacto com o exterior.

    Precisamente...

    Colocado por: nupemaTenho paredes duplas, e aparentemente não meteram nenhum tipo de isolamento EPS/XPS, etc entre as paredes. E se for o caso, isto so la vai com Capote do lado de fora, certo?

    "Capoto" provavelmente seria o que queria dizer :-))...corretamente chamado de sistema ETICS
    Pode ser a solução mas também pode não ser suficiente.
    Além do isolamento térmico que terá como finalidade aumentar a temperatura da superfície e assim diminuir/evitar as condensações também pode ter um "problema" de valores elevados de vapor de água e se assim for, passará por ventilar abrindo as janelas ou instalar um sistema de ventilação: https://www.ideiasparahabitacao.pt/ventilacao-descentralizada.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nupema
  6.  # 9

    Haveria tanto a dizer sobre as construções que durante tanto tempo se fizeram em Portugal. :/ Pecam tanto no isolamento de frio e de calor. Mas enfim, é o que é...

    "Capote", "Capoto", já ouvi e li das duas formas que deriva do italiano "Capotto". Mas sim, pormenores à parte, é isso mesmo. :)

    Eu acho os sistemas de ventilação interessantes, o problema é o investimento que se tem que fazer na instalação. E agradeço a informação, bem como o site de referencia. :)
  7.  # 10

    Colocado por: nupemaBoa tarde,

    Para não estar a abrir mais um topico sobre o mesmo tema.

    Hoje tenhoistoem todas as divisões, será infiltração do telhado? Ou condensação interior?


    A casa é nova?
    • nupema
    • 7 Janeiro 2021 editado

     # 11


    A casa é nova?

    Construida no ano 2000.
  8.  # 12

    Pode acontecer se a casa tiver alguma coisa por baixo que tenha acumulado na camada de tinta ao ser pintada "escorrer" pelas paredes. Costuma acontecer muito em casas que tiveram fumadores a viver.

    Não digo que seja o caso, mas pode valer a pena ver se a condensação é mesmo água ou terá algo à mistura.