Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho uma morada construída em 2017, que tem uma fachada a norte (parede dupla, 15 + caixa de ar de 6cm xps + 11).
    No inverno reparo que o quarto que tem esta parede não consegue ser termicamente tão eficiente como a restante moradia, perdendo 2 graus durante a noite (19->17) no fim de ser sujeito a aquecimento (estou mais ou menos por dentro da inercia térmica, em que tenho de aquecer durante umas horas para aguentar melhor e tal).

    Mas dado isto, e dado que tenho pedra pré-colada em mais algumas fachadas da casa, estava a pensar em fazer o mesmo a esta.
    A minha questão é de que se esta solução me vai fazer melhorar ou não o coeficiente térmico daquela fachada ou os ganhos não vão ser notórios e não se justifica o investimento
    Se sim, existe alguma cola para pedra que seja térmica já por si, tipo reboco térmico mas cola para pedra?

    Já agora o que se considera valores aceitáveis para perder durante uma noite em graus célcios, numa moradia recente com cert.energ. A+ ??

    Atenciosamente,
    rr900
  2.  # 2

    Colocado por: rr900Mas dado isto, e dado que tenho pedra pré-colada em mais algumas fachadas da casa, estava a pensar em fazer o mesmo a esta.
    A minha questão é de que se esta solução me vai fazer melhorar ou não o coeficiente térmico daquela fachada ou os ganhos não vão ser notórios e não se justifica o investimento


    os "ganhos térmicos" serão práticamente inexistentes, tanto a pedra como a cola não têm qualquer propriedade de isolante térmico.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pjal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rr900
  3.  # 3

    Obrigado @viarq,

    Já agora acha/acham que uma perca de 2 graus por noite, quando existe uma variação/diferença de 19º interior e 3º no exterior, é normal ou é algo que podia ser melhorado, com algum investimento? e se esse investimento seria viável?

    Atenciosamente,
    rr900
  4.  # 4

    Não acho nada.
    Tem de climatizar o espaço para ter conforto. Isto se nota essa deficiência.
    Se pretende melhorar o desempenho. Terá de intervir nessa envolvente exterior. É gastar uns cobres com uma auditoria energética. Contacta um perito de térmica, que tenha pelo menos uma câmara termográfica e com ele vê as hipóteses, face o diagnóstico elaborado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rr900
    • rr900
    • 5 janeiro 2021 editado

     # 5

    Obrigado @PedroBarradas,

    O que considera ser uma perca normal para este cenário (virado a norte com uma diferença de 16/17 grau interior exterior)?
    Já agora para melhorar o conforto térmico, achas que estes valores só com uma intervenção técnica no exterior vai melhorar muito, ou é preferível investir a nível de climatização?

    Atenciosamente,
    rr900
  5.  # 6

    Colocado por: rr900O que considera ser uma perca normal para este cenário (virado a norte com uma diferença de 16/17 grau interior exterior)?

    Não sei aferir isso e isso depende das condições climatericas e difetrenças termicas entre o exterior e o interior. Acaba até por ser irrelevante para o seu caso.
    Mas se se queixa desse facto, que é normal, para mitigar, é melhorar o desempenho térmico dessa envolvente. è isto que deve reter.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rr900
  6.  # 7

    Colocado por: rr900Obrigado @PedroBarradas,

    O que considera ser uma perca normal para este cenário (virado a norte com uma diferença de 16/17 grau interior exterior)?
    Já agora para melhorar o conforto térmico, achas que estes valores só com uma intervenção técnica no exterior vai melhorar muito, ou é preferível investir a nível de climatização?

    Atenciosamente,
    rr900
    Se perde 2° durante a noite é perfeitamente natural na fachada norte.
    Atualmente como é que aquece a casa?
    O investimento em aparelhos de climatização não é um investimento, é uma despesa!
    Investimento é em operações/materiais que melhorem o desempenho da habitação, tendencialmente para evitar a despesa da climatização.
    Dito isto, a investir em soluções de isolamento térmico no cenário que descreve, sugiro que faça intervenção no interior e não no exterior. O custo e principalmente os efeitos do benefício são mais facilmente controláveis/verificáveis.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rr900
    • MHS
    • 5 janeiro 2021

     # 8

    Colocado por: rr900Obrigado @PedroBarradas,

    O que considera ser uma perca normal para este cenário (virado a norte com uma diferença de 16/17 grau interior exterior)?
    Já agora para melhorar o conforto térmico, achas que estes valores só com uma intervenção técnica no exterior vai melhorar muito, ou é preferível investir a nível de climatização?

    Atenciosamente,
    rr900


    Mas como aquece a casa agora? Que sistema?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rr900
  7.  # 9

    Mas como aquece a casa agora? Que sistema?


    Bom dia,

    Neste momento uso um recuperador a água (AQUA-Solzaima) para aquecimento de radiadores de alumínio.
    E confesso que não deixo a temperatura do quarto estar a 19ª durante mais de uma hora (devias segundo li aqui no forum estar assim durante 4/5 horas), e acho que este comportamento faz com que não aqueça as paredes, e não se aplique inercia térmica.

    Estou a equacionar um bomba de calor (mas esta teria de ser de alta temperatura , muitos $$$) , ou entao AC's, o que em termos de custos inicias é mais baixo e em termos de desempenho energético são aproximados.

    Porque a minha duvida é muito, supondo que invisto 1000€ numa melhoria térmica da tal fachada a norte, se o retorno desse investimento compensa em tempo útil, comparativamente aos ganhos que advém desse investimento e se são assim tao significantes.

    Atenciosamente,
    rr900
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MHS
    • MHS
    • 5 janeiro 2021

     # 10

    Tambem sou só utilizador/consumidor, mas parece q aqucer e manter ao 1h a 19 e depois perder 2 graus durante a noite nao parece ser assim tao mau isolamento. Nao o consigo aconselhar, mas da minha experiencia alem de olhar ao retorno, considero investimento a obtenção de conforto sabendo q as perdas fazem parte. Mas algum profissional poder-lhe-a dizer se como tem sempre de gastar para aquecer ainda justifica investir em melhorar o nivel de isolamento q ja tem.
    Va partilhando, pois nesta troca de experiencias as vezes mais do que apoio tecnico alinham- expectativas para mais realistas.
    Concordam com este comentário: rr900
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rr900
  8.  # 11

    Boas MHS,

    Sim tenho sempre de aquecer..se nao tinha a casa a 16º sem aquecimento...

    Pois, talvez seja a minha expectativa que nao é realista.. e perder 2 graus numa fachada norte.. até é normal..

    Obrigado,
    rr900
    • MHS
    • 5 janeiro 2021

     # 12

    É como referiu aquece mas "usa" pouco a inercia do edificio. Obrigado pela partilha ;)
    Concordam com este comentário: rr900
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rr900
    • lmcaet
    • 5 janeiro 2021 editado

     # 13

    Viva!
    Esta discussão chamou-me a atenção porque o WC da minha filhota também está virado a norte, e sente-se MUITO a diferença nesta altura do ano.
    Não sou técnico especializado, longe disso, apenas um simples DO a renovar aos poucos uma moradia com 20 anos.
    As características actuais do seu WC determinam o seu comportamento térmico. O da minha filhota tem uma área de 4.60m2, com uma pequena janela de 70cmx50cm. A janela é de alumínio 40mm sem corte térmico, com vidro duplo 4x10x4. A fachada norte tem 3,60m de comprimento e é parede de tijolo de 11, simples.
    Aqueço a casa com recuperador a lenha + radiadores, que nesta altura estão a 60ºC em média, e só faço a fogueira quando chego a casa por volta das 17h30/18h.
    Ontem tive o cuidado de colocar no WC o sensor de temperatura que tenho no exterior, e anexo os resultados.
    Às 2h da manhã o WC estava a +-13.7ºC (o resto da habitação a 19ºC, mas a estação meteorológica num canto da sala que sei que é mais frio que as restantes divisões [outro problema que terei de resolver mas noutra altura] daí surgirem os 17,5ºC no ecrã).
    Repare que às 9h da manhã, passado 6h, o WC estava a +-11.7ºC, ou seja, os mesmos 2ºC graus que refere.
    Se é bom ou mau com as características da divisão (parede simples, janela sem corte térmico, etc), não sei. Só sei que a divisão não pode continuar assim.
    Por isso é que muito em breve será colocado tecto falso com lã de vidro 80mm, e a janela será substituída por outra de alumínio 71mm com corte térmico e vidro baixo-emissivo.
    Acredito e espero que as diferenças posteriormente registadas sejam notórias.
    Se tiver interesse poderei depois proceder à mesma "experiência" e relatar o resultado.

    EDIT: faltou referir outra importante variável, a temperatura exterior. De noite estaria por volta dos -4ºC, às 9h por volta dos -1ºC. Isto segundo o termómetro do carro... :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MHS, rr900
      thumbnail_IMG_20210105_014918.jpg
      thumbnail_IMG_20210105_085948.jpg
    • MHS
    • 5 janeiro 2021

     # 14

    Interessante a análise. Sim p.f. partilhe q talvez consigamos ir recolhendo testemunhos, experiências e contribuições
    Concordam com este comentário: rr900
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rr900
    • MHS
    • 5 janeiro 2021

     # 15

    Muito boa humidade interior!
  9.  # 16

    Colocado por: MHSMuito boa humidade interior!

    Sim, boa... demais para ser verdade!... 😁
    Estou a utilizar este equipamento do Lidl:
    https://www.lidl-service.com/static/4762201408/340312_PT.pdf#page=27&zoom=250,-3,757
    Mas gostaria de ter um higrómetro a sério para confirmar estes valores...
    É que a caixilharia já tem 20 anos, e as duas portas de entrada têm a pelúcia já gasta e notam-se bem as correntes de ar pela casa!
    Algumas janelas estão tão boas que consigo ver o exterior pelas frestas dos cantos dos caixilhos 😂
  10.  # 17

    Por isso mesmo tem essa excelente humidade, ventilação não lhe falta! 😂

    Quando começar a isolar a coisa tende a piorar.
    Concordam com este comentário: lmcaet, MHS
    •  
      GMCQ
    • 6 janeiro 2021

     # 18

    Colocado por: lmcaet
    Sim, boa... demais para ser verdade!... 😁
    Estou a utilizar este equipamento do Lidl:
    https://www.lidl-service.com/static/4762201408/340312_PT.pdf#page=27&zoom=250,-3,757
    Mas gostaria de ter um higrómetro a sério para confirmar estes valores...
    É que a caixilharia já tem 20 anos, e as duas portas de entrada têm a pelúcia já gasta e notam-se bem as correntes de ar pela casa!
    Algumas janelas estão tão boas que consigo ver o exterior pelas frestas dos cantos dos caixilhos 😂


    Tenho q comprar um aparelho desses. :)
  11.  # 19

    Colocado por: GMCQ

    Tenho q comprar um aparelho desses. :)

    Estiveram à venda na última semana de outubro a €14,99.
    Traz mais um sensor (independente), assim consegue visualizar os dados de dois locais diferentes.
    • MHS
    • 6 janeiro 2021

     # 20

    Colocado por: GMCQ

    Tenho q comprar um aparelho desses. :)


    Lol. Tambem eu!
 
0.0241 seg. NEW