Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: R3volutionTemos de tomar os 1000€ como uma referência e apenas e só isso, nada vinculativo. É que para quem anda um pouco à nora, tem de se agarrar a alguma coisa para ter uma mínima noção dos custos.

Eu por ex., estou a ponderar adquirir um terreno de 311m², onde tem uma área de implantação de 117m² + 30 de garagem, com possibilidade de construir um 1º piso até 100m². Como tenho o orçamento muito limitado, estou na dúvida se os 120m² são suficientes para uma casa térrea T3; ou... se a construção de uma casa de 2 pisos aumenta significativamente a tal referência dos 1000€/m²+IVA?

Apenas alerto para os perigos de considerar o numero de forma cega sem compreender o que ele implica.
    Em minha opinião deve considerar o mesmo valor indicativo para as duas situações - sejam os 1000eur/m2+IVA ou outros.
    Os dois pisos em teoria ficarão mais baratos que o piso térreo. Quanto mais barato? bom aí já depende muito do projeto e das varandas e da estrutura e da solução de cobertura, etc... etc... Será que chega aos 5% do total? depende do projeto...

Espero ter ajudado.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 22

com ponto de partida está bem.. temos de ter algum tipo de referência, mas uma vez que as coisas começam a ser mais sérias e reais tem de sondar o mercado onde quer construir e afina o valor.
  3.  # 23

Colocado por: ruilito
    Os dois pisos em teoria ficarão mais baratos que o piso térreo. Quanto mais barato? bom aí já depende muito do projeto e das varandas e da estrutura e da solução de cobertura, etc... etc... Será que chega aos 5% do total? depende do projeto...

Espero ter ajudado.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

ora aí está uma resposta, da qual eu à partida tinha ideia contrária... a minha ordem de pensamento era logo que sendo necessária mais uma lage, a coisa ficaria logo mais cara por aí.

Eu moro numa vila interior do Baixo-Alentejo. Tenho para mim que será mais barato do que numa zona litoral... mas será que a menor oferta nesta zona, acarreta aumento no preço da mão-de-obra?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  4.  # 24

Colocado por: R3volutionora aí está uma resposta, da qual eu à partida tinha ideia contrária... a minha ordem de pensamento era logo que sendo necessária mais uma lage, a coisa ficaria logo mais cara por aí.

Eu sei que ninguém liga nada ao: "depende do projecto"... mas é mesmo assim.

Comparar algo tão abstracto quanto térrea-2pisos não leva a nada, mas aqui vai:
    - a moradia térrea ocupa mais espaço, mais sapatas, maior laje térrea, maior cobertura, terá espaço perdido em corredores, talvez mais caixas de visita, etc...
    - a moradia de 2 pisos, terá mais fachada, até terá mais uma laje, mas as 3 lajes terão menos área que as 2 da térrea, terá espaço perdido em escadas, etc...

Numa fase inicial, creio que nem sequer faz muito sentido escolher térrea ou 2 pisos em função do custo. Não é significativo. Há outros valores mais importantes, se quer um jardim maior, quanto terá que ter o seu terreno, se está à vontade de envelhecer numa casa com degraus, etc... E obviamente, depende do local... se o terreno é "enterrado", talvez térrea fique mal... se é um terreno-poleiro, talvez dois pisos seja má opção... e por aí fora.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  5.  # 25

Colocado por: R3volution

ora aí está uma resposta, da qual eu à partida tinha ideia contrária... a minha ordem de pensamento era logo que sendo necessária mais uma lage, a coisa ficaria logo mais cara por aí.

Eu moro numa vila interior do Baixo-Alentejo. Tenho para mim que será mais barato do que numa zona litoral... mas será que a menor oferta nesta zona, acarreta aumento no preço da mão-de-obra?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz

É dificil responder pois depende das escolhas de materiais, do trabalho que os "locais" tenham em mãos, etc... Muitos custos são bastante mais baixos e muita coisa corre informalmente.
    Recomendo que considere o custo "indicativo" enquanto não tiver o projeto mais avançado e tente dentro do razoavel, ajustar ao que faz na zona - por exemplo, se toda a gente constroi com lajes alijeiradas tradicionais, evite outras soluções de estrutura... Se a pedra existe e os empreiteiros locais arranjam bons preços, evite outras soluções que vêm de fora como os alucobonds e revestimentos que talvez sejam mais caros por aí... É a minha opinião e não tenho factos para o provar, mas parece-me sensato.

0.0109 seg. NEW