Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Antes demais, desejo um bom ano a todos.

    Gostava de construir uma moradia até 150m2. Ando à procurar de terrenos na zona de Gondomar, Porto (estão caros!) O meu sonho era uma térrea mas como os terrenos para térreas estão muito caros se calhar vou esquecer e construir com pisos.

    Eis as minhas perguntas:
    - compensa comprar ou construir?
    - Qual a área mínima do terreno para moradia térrea?
    - O que devo ter em conta? Área de implantação?
    - Quem construiu casa modular pode dar opinião e boas referencias de empresas?

    Muito obrigada.
  2.  # 2

    Eis as minhas perguntas:
    - compensa comprar ou construir?
    depende do que queres
    - Qual a área mínima do terreno para moradia térrea?
    depende do tamanho da casa que quer construir
    - O que devo ter em conta? Área de implantação?
    incidência solar
    - Quem construiu casa modular pode dar opinião e boas referencias de empresas?
    o que percebe por modular?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tatiisa
  3.  # 3

    Obrigada pela resposta.

    Pretendo casa com 150m2. Alvernaria disseram que o preço varia entre os 1000-1500€ o m2.

    Casa modular pedi orçamento à clickhouse e deram preço de 145000€ + IVA t3 mas tenho receio de construir casa pré-fabricada porque não tenho nenhuma opinião.

    Disseram-me para procurar terreno e ter em atenção à area de implantação. terei de pedir emprestimo bancário visto ter de capital proprio 80 000.00€.
  4.  # 4

    Olá tatiisa.

    Com o capital próprio de 80 K eu provavelmente compraria usado (com recurso a CH) e optaria por renovação.

    Em todo o caso, para construir, em Gondomar existem vários terrenos com valor a 40 K e ainda sobra €€ para a entrada do CH para construir 150 m2 @1000€/m2, contas por alto é obvio.
    • RCF
    • 4 janeiro 2021

     # 5

    Colocado por: tatiisa- compensa comprar ou construir?

    Se encontrar algo que lhe agrade, compre.
    Construir é demorado, dá muita chatice e o custo final é sempre incerto…

    Colocado por: tatiisa- Qual a área mínima do terreno para moradia térrea?
    - O que devo ter em conta? Área de implantação?

    Depende de terreno para terreno… alguns terrenos exigem maior afastamento dos terrenos vizinhos.
  5.  # 6

    Obrigada a todos pela resposta.

    Tenho muito receio da construção. Não quero no final ter suspresas desagradáveis e não conheço nenhum empreiteiro de confiança.

    Adorava uma casa térrea mas vou tirar esse sonho da cabeça.

    Obrigada a todos mais uma vez.
  6.  # 7

    Colocado por: tatiisa- Qual a área mínima do terreno para moradia térrea?
    - O que devo ter em conta? Área de implantação?


    Olá.
    A área mínima para um T3 é, salvo erro, de 91m2 brutos (pelo RGEU).
    A área mínima do terreno depende muito do PDM ou Loteamento.
    Você poderá construir uma casa térrea de 100m2 num terreno de 200... e não conseguir num de 300 por exemplo.
    Depende do formato do lote, das distâncias a respeitar com o seu entorno, dos índices de ocupação, utilização, impermeabilização, etc...

    Ainda assim, num terreno "normal" com 400-500m2 já deverá implantar os 150m2 que deseja.
    Depois, é uma questão de hierarquizar o que pretende, se o carro fica à chuva, se um par de WC dão para a casa toda, se precisa da ilha na cozinha, etc...

    Senão, troque de zona, ainda que Gondomar até é das zonas mais acessíveis entorno do Porto...
  7.  # 8

    Vou aproveitar o tópico, pq acho que a minha questão tb será útil à tatiisa...

    Qual será o incremento de custo entre construir uma moradia térrea de 150m², para uma moradia de 2 pisos com a mesma área, por ex 100+50m²? aplica-se a mesma fórmula dos m² x 1000€/m²?
  8.  # 9

    Colocado por: R3volutionm² x 1000€/m²
    atenção que este valor pode nao refletir a realidade da construção onde mora.. e nao esqueçer o IVA.
  9.  # 10

    sim, claro. É maneira de falar sobre a tal bitola dos 1000€/m² =D
    • FJFC
    • 8 janeiro 2021

     # 11

    Bom dia a todos, tenho uma questão semelhante. Não tenho problemas com áreas de implantação, o terreno tem 5000m e posso segundo a CM contruir até 400m2. A duvida é construir em L ou em formato "quadrado". Qual o "formato" mais acessível para uma moradia térrea com cerca de 150m2 de área coberta sem garagem. Construção em alvenaria com tijolo térmico/acústico e capoto. Obrigado e bom ano a todos.
  10.  # 12

    Em termos de custo, pode considedrar a construção com menor superfície específica (menor área de superfícies exteriores por unidade de volume), mas é um critério limitador.
    Mas nesse âmbito, uma solução básica para controlar custos encontra-a na Casa100: https://nsgarq.wixsite.com/casa100
  11.  # 13

    Atenção por favor aos valores de 1000eur+IVA por m2 de área de construção.
    Para se conseguir este valor tem de se aceitar compromissos de arquitetura, ter um bom projeto bem desenvolvido, sem muitas alterações em obra e com acompanhamento profissional. Fácil fácil de subir por aí acima!
    Não esquecer também que este valor é por AREA DE CONSTRUÇÃO, não por area util... Area util são menos 20/25% da area no final para paredes, estrutura, etc... etc... ou seja, 150m2 de area de construção equivale a pouco mais de 110/120 area util - e com um bom projeto nas mãos.

    Para quem quer apenas uma estimativa por alto considerem pelo menos 1200+IVA antes de embarcar na aventura...
  12.  # 14

    Colocado por: FJFCBom dia a todos, tenho uma questão semelhante. Não tenho problemas com áreas de implantação, o terreno tem 5000m e posso segundo a CM contruir até 400m2. A duvida é construir em L ou em formato "quadrado". Qual o "formato" mais acessível para uma moradia térrea com cerca de 150m2 de área coberta sem garagem. Construção em alvenaria com tijolo térmico/acústico e capoto. Obrigado e bom ano a todos.


    Tentando ajudar, e em relação aos custos vs formato, o custo depende da area de paredes e envidraçados que cada solução considera. A estrutura pode até ser mais simples num dos casos mas o principal custo está nas fachadas exteriores.
    Em relação à area de fachada - para 150m2 a menor fachada será com um quadrado, com 12.25m de lado - daria uma area de fachada de 147m2 (12.25x12.25x3m). Se tiver um rectangulo com 6x25, a area é a mesma, mas a area de fachada são 186m2.
    Ora 40m2 em parede exterior, incluindo térmica, rebocos interiores e pinturas, pode significar mais cerca de 5000 euros para a sua solução, sem aumentar a area de vidros, está claro... Para ter um L tem de ter mais envidraçados para aproveitar o Sol, claro :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FJFC
  13.  # 15

    Colocado por: ruilitoPara quem quer apenas uma estimativa por alto considerem pelo menos 1200+IVA antes de embarcar na aventura...


    ruilito, Portugal não é apenas Lisboa. 1200+iva é um preço exagerado em 90% do território nacional. Eu coloco estes valores no extremo tal como coloco no outro extremo os que dizem que constroem a 600€ o m2.

    repare uma moradia com 180m2, se o preço médio fosse os 1200+iva o custo da moradia seria de 265k, ao que teria que somar o custo do terreno. Não é padrão vermos moradias novas de 180m2 a mais de 300k de forma generalizada por esse pais fora.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, ricat, desofiapedro
  14.  # 16

    Colocado por: pauloagsantos

    ruilito, Portugal não é apenas Lisboa. 1200+iva é um preço exagerado em 90% do território nacional. Eu coloco estes valores no extremo tal como coloco no outro extremo os que dizem que constroem a 600€ o m2.

    repare uma moradia com 180m2, se o preço médio fosse os 1200+iva o custo da moradia seria de 265k, ao que teria que somar o custo do terreno. Não é padrão vermos moradias novas de 180m2 a mais de 300k de forma generalizada por esse pais fora.


    Compreendo o que diz. Como sabe, os 600eur/m2 + IVA são uma utopia para 99% das pessoas.
    Como se atingem valores desses? fácil - basta ter a possibilidade de executar pelo dono de obra parte dos trabalhos. Se substituir mão de obra contratada pela sua ou de amigos ou familiares, apenas paga os materiais referentes a esses trabalhos.
    Se plantar eu o jardim, se fizer eu o muro da propriedade, se pintar eu, se rebocar eu, se for eu a colocar abobadilhas, assentar pavimentos, o primo electricista faz a parte dele, o amigo canalizador trata disso...

    600eur+IVA é completamente absurdo para 99% das pessoas que querem construir neste forum.
    1000eur+IVA é irrealista para 50% das pessoas. O que acontece habitualmente? termina a casa como pode... o portão da garagem já só vem no próximo ano, o chão afinal tem de ser outro, etc...
    Prefiro indicar 1200+ÎVA. Sobra dinheiro? gaste nos moveis e electrodomesticos...:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo.
  15.  # 17

    Colocado por: ruilitoPrefiro indicar 1200+ÎVA. Sobra dinheiro? gaste nos moveis e electrodomesticos...:)


    acho que é um pouco como querer ir jantar fora e colocar logo a fasquia nos 40€ por pessoa, esquecendo que se pode comer muito bem em vários sítios a 20€ por pessoa e que tb dá para ir comer um bigmac por 6€
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  16.  # 18

    Eu vou lendo por aqui muita coisa, e quase toda a gente se baseia na bitola dos 1000€/m2 + IVA.
    Estou relativamente por dentro dos preços de materiais e mais uma vez o digo, os mesmos tem vindo a ser cada vez mais competitivos desde há uns 10 anos para cá. Os aumentos estarão certamente relacionados com os honorários dos intervenientes nos projectos, nas obrigatoriedades e eventualmente na mão de obra das especialidades.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  17.  # 19

    Temos de tomar os 1000€ como uma referência e apenas e só isso, nada vinculativo. É que para quem anda um pouco à nora, tem de se agarrar a alguma coisa para ter uma mínima noção dos custos.

    Eu por ex., estou a ponderar adquirir um terreno de 311m², onde tem uma área de implantação de 117m² + 30 de garagem, com possibilidade de construir um 1º piso até 100m². Como tenho o orçamento muito limitado, estou na dúvida se os 120m² são suficientes para uma casa térrea T3; ou... se a construção de uma casa de 2 pisos aumenta significativamente a tal referência dos 1000€/m²+IVA?
  18.  # 20

    Colocado por: pauloagsantos

    acho que é um pouco como querer ir jantar fora e colocar logo a fasquia nos 40€ por pessoa, esquecendo que se pode comer muito bem em vários sítios a 20€ por pessoa e que tb dá para ir comer um bigmac por 6€
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Não me interprete mal. É a minha opinião.
    Aconselho obviamente a que a pessoa defina como objetivo os 1000+IVA e assuma à partida o que isso representa - basta incluir neste valor o custo do projetos+arranjos exteriores por exemplo para complicar as coisas.

    Podemos ter a intenção de escolher um restaurante que faz 20euros por pessoa mas todos sabemos que há sempre o "já agora"... olha as sobremesas com tão bom aspeto, olha o aperitivo antes do jantar já que a malta se atrasa, etc... o jantar ficou nos 20 mas estranhamente vamos para casa com menos 40! ehehehehhe ou 24 que são mais 20%...

    o que eu disse foi que para metade das pessoas é irrealista porque vão mudar de opinião a meio da obra e afinal querem o WC igual à revista ou o closet da vizinha ou o empreiteiro aconselha a mais umas telas e mais isto e aquilo, etc... no final, para terminar a casa que querem pagam os 1200+IVA... ou não têm a casa que querem e que sonham e ficam-se pelos 1000+IVA.

    resumindo - quer os 1000+IVA? Bom projeto de arquitetura e especialidades (eficiente de areas, bem definido e bem medido, escolha racional e inteligente de soluções e acabamentos), boa fiscalização, boa escolha de empreiteiro.
    Quer "ir fazendo as coisas" e poupar no investimento nas equipas técnicas? então considere os 1200+IVA como primeira aproximação.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, R3volution
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
 
0.0242 seg. NEW