Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho estado a namorar a ideia de investir num sistema de painéis solares térmicos para usufruir da energia gratuita do sol reduzir a minha pegada ecológica no que toca a emissões de carbono, e comecei a fazer umas contas.

    Somos uma família de 4 na zona de Lisboa.
    Julgo que precisamos de 200 litros diários a 60º para as nossas necessidades.
    Tendo em conta que a água da rede está a uns 15º, isso coloca um requisito de 10 kWh diários para aquecer esta água.
    Actualmente uso gás natural: 10 kWh diários traduzem-se grosseiramente num gasto anual de 270€ (0.06€/kWh + IVA).

    A irradiância média diária de cada mês para Lisboa é:
    Janeiro: 2.1 kWh/m2
    Fevereiro: 3.3 kWh/m2
    Março: 4.4 kWh/m2
    Abril: 5.8 kWh/m2
    Maio: 6.8 kWh/m2
    Junho: 7.6 kWh/m2
    Julho: 7.8 kWh/m2
    Agosto: 6.9 kWh/m2
    Setembro: 5.3 kWh/m2
    Outubro: 3.6 kWh/m2
    Novembro: 2.5 kWh/m2
    Dezembro: 2.0 kWh/m2

    conclui-se que preciso 2 a 5 m2 de painéis solares para satisfazer as minhas necessidades de 10kWh.
    Para não sobredimensionar o sistema, e tendo em conta as ofertas no mercado, só há oferta "abundante" em 3 opções:
    - 1 painel de 2 m2
    - 1 painel de 2.5 m2
    - 2 painéis de 2 m2

    Se os painéis estiverem orientados para Sul, com inclinações entre 30º e 40º, julgo que consigo capturar cerca de 66% da radiação diária possível. Este número mágico de 66% foi obtido ajustando umas simulações de uns sistemas comerciais.

    Com isto consigo estimar a energia extra que preciso de dispender para as minhas necessidades.
    Assumindo que usarei electridade exclusivamente no período de vazio com uma tarifa bi-horária, a um custo 0.118€/kWh + IVA, necessitarei de gastar o seguinte em cada configuração:
    - 1 painel de 2 m2: 230€
    - 1 painel de 2.5 m2: 175€
    - 2 painéis de 2 m2: 85€

    Portanto, relativamente à solução actual baseada em gás natural, e admitindo que o sistema solar térmico deve ficar amortizado em 10 anos, o preço máximo de cada sistema teria de ser:
    - 1 painel de 2 m2: 400€ se durar 10 anos
    - 1 painel de 2.5 m2: 950€ se durar 10 anos
    - 2 painéis de 2 m2: 1850€ se durar 10 anos

    Ora, isto parece-me não existir no mercado, o que significa que os painéis têm um tempo de amortização/durabilidade bem superior.
    Se o tempo de amortização for 15 anos (se bem que duvido que haja muitos sistemas que durem 15 anos) então o preço máximo sobe para um factor de 1.5 (esquecendo os custos de manutenção nesta análise)
    - 1 painel de 2 m2: 600€ se durar 15 anos
    - 1 painel de 2.5 m2: 1425€ se durar 15 anos
    - 2 painéis de 2 m2: 2775€ se durar 15 anos

    Há sistemas à venda por estes preços, e que durem os 10/15 anos? Estou céptico. Sou levado à conclusão de que não é economicamente rentável para uma família investir num sistema solar térmico se já tem gás natural à disposição.
    Não me parece que o gás natural vá desaparecer nos próximos 15 anos...

    Por simplicidade, as contas que fiz aqui usam um cenário de inflação zero: tendo em conta a maturidade desta tecnologia e o histórico recente da nossa economia, não me parece ser uma aproximação muito má.

    Gostaria que alguém encontrasse um erro nesta análise. Neste momento só tenho uma motivação ecológica para investir num sistema solar térmico. Ser-me-ia aceitável investir se os custos totais durante o tempo de vida do sistema fossem equivalentes ao do gás natural...
    • RSS
    • 4 janeiro 2021

     # 2

    E nessas contas não tem incluído o custo anual da manutenção do sistema solar, nem o gasto com o sistema de apoio para os dias em que o sol não aparece e precisamos de tomar banho, certo?

    ... ando com o mesmo dilema mas para uma casa nova e mesmo não tendo gás natural disponível, não consigo ver a grande vantagem em gastar 3200€ num sistema mais uns 50€ por ano para manutenção (liquido, ânodo de magnésio etc), eletricidade para aquecer águas nos meses de inverno!
  2.  # 3

    As contas incluem os gastos num sistema de apoio baseado em electricidade (em vazio), que seria tipicamente a resistência num sistema termossifão. É com base nisso que estimo o preço dos sistemas para amortizar o investimento em 10 ou 15 anos.

    Eu omiti todas as despensas com manutenção, para manter a análise mais simples. Podemos argumentar que os sistemas a gás também precisam de manutenção, se bem que suponho serem mais baratas por necessitarem de menos material e serem mais rápidas.

    Nessa onda, e se eu pudesse deixar de usar gás, poderia também incluir o termo fixo diário dos contratos a gás, que são uns 2 euros mensais (240€ ao fim de 10 anos ou 360€ ao fim de 15 anos)... Mas não seria realista, pois mesmo com os bamnhos resolvidos precisaria do gás para outros fins.
  3.  # 4

    Colocado por: diyifyoucanNeste momento só tenho uma motivação ecológica para investir num sistema solar térmico. Ser-me-ia aceitável investir se os custos totais durante o tempo de vida do sistema fossem equivalentes ao do gás natural...

    Não.
    • RMPG
    • 4 janeiro 2021

     # 5

    Vou partilhar a minha opiniao..

    Tenho paineis solares para AQS, acho que foi um bom investimento.

    Somos 4 e o deposito é de 300 lts, a maioria dos dias acho que chegava o de 200lts.

    No inverno nos dias em que necessito de apoio, apesar de ter disponível a residência elétrica , não a utilizo pois como antes tinha esquentador o mesmo é utilizado nessa situações, tenho gas propano canalizado.

    Para comparação apesar dos dados serem sempre subjectivos, tenho um total de contas anual :
    EDP- 1051 € (todo o aquecimento e arreficento da casa é feito atraves de AC que tenho em todas as divisoes)
    GALP - 186 € (Utilisado diariamente na placa do fogao e exporadicamente no esquentador)
  4.  # 6

    Tenho uma vivenda com cerca de 12 anos e há cerca de 2/3 anos estive a ver essa questão. Somos 5 cá em casa e nalguns meses 7 ( com os meus pais). Das várias propostas que me apresentaram o retorno do investimento era sempre > 10 anos. Nunca cheguei a avançar. Continuo a usar o esquentador a gás.

    Entretanto não sei se os preços baixaram e se já é mais vantajoso.
  5.  # 7

    Colocado por: rcruz99Tenho uma vivenda com cerca de 12 anos e há cerca de 2/3 anos estive a ver essa questão. Somos 5 cá em casa e nalguns meses 7 ( com os meus pais). Das várias propostas que me apresentaram o retorno do investimento era sempre > 15 anos. Nunca cheguei a avançar. Continuo a usar o esquentador a gás.

    Entretanto não sei se os preços baixaram e se já é mais vantajoso.

    Nunca vão baixar o suficiente
    • RCF
    • 4 janeiro 2021

     # 8

    Se a decisão assentar exclusivamente na vertente financeira, é para esquecer… financeiramente, muito dificilmente compensa.
  6.  # 9

    Faça as contas com 1 bomba de calor
  7.  # 10

    Colocado por: fernandoFerreiraFaça as contas com 1 bomba de calor


    Para as bombas de calor, é bastante simples estimar na aproximação em que o rendimento é constante ao longo do ano. Isto não é estritamente verdade, mas num clima ameno como Lisboa, também não será uma aproximação escandalosa.

    Uma bomba com COP=4 requer 2.5kWh para transportar 10kWh diariamente.
    Se a bomba só funcionar no período de vazio (tipicamente à noite, quando está mais frio, e quando a bomba terá menor rendimento) gastar-se-á um mínimo de 132€ anuais. Para amortizar a bomba em 10 anos, ela teria de custar um máximo de 1375€. Para amortizar em 15 anos, o custo máximo seria de 2063€. E se tivermos muita fé na tecnologia, assumindo que dura 20 anos, teria de custar um máximo 2751€

    Para uma bomba com COP=3, são necessários 3.3 kWh para transportar 10kWh diariamente.
    Os custos máximos para amortizar em 10, 15 ou 20 anos são 934€, 1401€ e 1868€

    O curioso é que nestas aproximações, um painel de 2.5m2 tem uma amortização semelhante a uma bomba de calor com COP=3.
    O equivalente a um painel de 4m2 seria uma bomba com COP=6, que não existe.

    Relembro que estas comparações são feitas usando o gás natural como base.
  8.  # 11

    Se é uma questão meramente económica para AQS, não tenho a menor duvida: gás natural é muito mais económico vs paineis solares.
    Já coloquei paineis solares (grande investimento inicial) que funcionam bem em 8-9 meses e nos restantes tinha que usar apoio resistencia eletrica, + manutenções... enfim...
    Agora estou noutra casa com caldeira (bem antiga) e com gás natural e é um sossego: 0 problemas, nenhuma ou pouca manutenção e custos mensais de cerca de 10/12€ para AQS (somos 5).
    Estou prestes a construir e apenas colocarei paineis solares térmicos para AQS se não puder evitar (i.e arranjar outra solução eficiente para AQS já que á partida são obrigatórios).
  9.  # 12

    Ocorreu-me agora que nas minhas estimativas não tive em conta uma quebra de rendimento na conversão do calor do gás em água quente.
    Uma boa caldeira dá cerca de 90% de conversão, um esquentador dá um pouco menos, digamos que 70%.

    Se eu refizer as contas acima para o cenário muito pessimista de conversão a 70%, preciso de gastar 385€ de gás anualmente para as minhas necessidades.

    Eis os custos máximos de cada equipamento caso eles durem 10, 15 ou 20 anos (ou alternativamente as poupanças comparadas ao gás natural com um mau esquentador, realizadas por cada equipamento em 10, 15 ou 20 anos)
    - painel de 2m2: €1548, €2322, €3096
    - painel de 2.5 m2: €2098, €3147, €4196
    - 2 painéis de 2 m2: €2998, €4497, €5996
    - bomba de calor COP=3: €2082, €3123, €4165
    - bomba de calor COP=4: €2524, €3786, €5047

    É certo que já começamos a fugir um pouco dos cenários simples, mas já começam a dar valores mais interessantes para o cenário de 10 anos.

    Mas atenção: se já tivermos uma caldeira a gás com eficiência de 90% (como parece ser o meu caso), os orçamentos para compra de equipamento já não são tão convincentes:
    - 1 painel de 2 m2 €693 €1040 €1386
    - 1 painel de 2.5 m2 €1243 €1865 €2486
    - 2 painéis de 2 m2 €2143 €3215 €4286
    - bomba de calor COP=3 €1227 €1841 €2454
    - bomba de calor COP=4 €1669 €2503 €3337
    • NPRP
    • 4 janeiro 2021

     # 13

    Colocado por: SCCorreiaSe é uma questão meramente económica para AQS, não tenho a menor duvida: gás natural é muito mais económico vs paineis solares.
    Já coloquei paineis solares (grande investimento inicial) que funcionam bem em 8-9 meses e nos restantes tinha que usar apoio resistencia eletrica, + manutenções... enfim...
    Agora estou noutra casa com caldeira (bem antiga) e com gás natural e é um sossego: 0 problemas, nenhuma ou pouca manutenção e custos mensais de cerca de 10/12€ para AQS (somos 5).
    Estou prestes a construir e apenas colocarei paineis solares térmicos para AQS se não puder evitar (i.e arranjar outra solução eficiente para AQS já que á partida são obrigatórios).

    Acho que agora os paineis solares termicos já não são obrigatórios, desde que a alternativa aos mesmos consigam dar a mesma resposta em termos de eficiência. E isto tem de ser devidamente comprovado por tecnico responsavel junto dos serviços das Camaras que depois já se sabe como é umas aceitarão, outras nem por isso...
    Concordam com este comentário: SCCorreia
  10.  # 14

    Colocado por: SCCorreiaSe é uma questão meramente económica para AQS, não tenho a menor duvida: gás natural é muito mais económico vs paineis solares.
    Já coloquei paineis solares (grande investimento inicial) que funcionam bem em 8-9 meses e nos restantes tinha que usar apoio resistencia eletrica, + manutenções... enfim...
    Agora estou noutra casa com caldeira (bem antiga) e com gás natural e é um sossego: 0 problemas, nenhuma ou pouca manutenção e custos mensais de cerca de 10/12€ para AQS (somos 5).
    Estou prestes a construir e apenas colocarei paineis solares térmicos para AQS se não puder evitar (i.e arranjar outra solução eficiente para AQS já que á partida são obrigatórios).


    Para uma casa nova, onde não exista ainda uma caldeira, podemos aplicar o mesmo raciocínio. No fundo, é calcular o custo de posse e de uso de um dado equipamento, assim como os gastos energéticos para um período longo de tempo. Assim dará para ver qual é o melhor investimento a longo prazo.

    No meu caso, já tenho caldeira, e preciso dela para o aquecimento central independentemente de gostar de tomar banho com água quente ou fria: se a caldeira avariasse, teria de a substituir por outra (ou por uma bomba de calor).
  11.  # 15

    Estive a rever os meus cálculos, pois não estava satisfeito com as contas usando números a olhómetro.
    A verdade é que se falamos em anos, qualquer pequeno erro mensal é amplificado.

    O custo da energia (sem IVA a 23%) actual é:
    - 0.118314 €/kWh para a electricidade em vazio
    - 0.062185 €/kWh para o gás no 1º escalão

    Reparei ainda que há um imposto especial de consumo:
    - 0.001€/kWh para electricidade
    - 0.0058932 €/kWh para gás natural

    Desconfio de que à medida que nos aproximamos de 2030 e de 2050 estes impostos irão aumentar, provavelmente na proporção de uso de combustíveis fósseis. Mas isso é especulação minha, pelo que assumi que este imposto se irá manter constante.

    Ignorando manutenção, uma caldeira com eficiência de 90% na conversão do calor do gás em água quente implica gastos anuais de 334.1 €

    Os gastos anuais com electricidade com os seguintes equipamentos ficam em:
    - painel de 2 m2: €210.79
    - painel de 2.5 m2: €147.61
    - 2 painéis de 2 m2: €78
    - bomba de calor COP=3: €178.27
    - bomba de calor COP=4: €133.71


    As poupanças em relação ao gás (somente em energia, excluindo o custo de equipamentos e de manutenção) dá:

    10 anos 15 anos 20 anos
    ———— ——— ———
    - painel de 2 m2: €1,233 €1,850 €2,466
    - painel de 2.5 m2: €1,865 €2,797 €3,730
    - 2 painéis de 2 m2: €2,561 €3,841 €5,122
    - bomba de calor COP=3: €1,558 €2,337 €3,117
    - bomba de calor COP=4: €2,004 €3,006 €4,008

    O que concluo é que é preciso ter cuidado com as estimativas...
  12.  # 16

    O que eu concluo é que faz demasiadas contas para tomar uma nao decisao.
    Tanta coisa para chegar à conclusao que os paineis solares para aqs nao compensam.
  13.  # 17

    Colocado por: SirruperO que eu concluo é que faz demasiadas contas para tomar uma nao decisao.
    Tanta coisa para chegar à conclusao que os paineis solares para aqs nao compensam.


    Não é bem isso o que eu disse.
    Desta vez vou ser explícito:

    1) ignorar pequenos custos proporcionais à energia consumida tem um grande impacto nas estimativas. Se comparar as minhas estimativas a 10 anos para 2 paineis de 2 m2, a primeira (mais ingénua) dava 1850€ e agora dá 2561€. Não são tostões nem 10%, é um erro de 38%. E agora o solar térmico parece ser uma opção viável, antes não.

    2) se um instalador me quiser vender um termossifão com 2 paineis de 2m2, terá que me custar menos do que 2500€ ou terá de me convencer que o equipamento dura mais do que 10 anos

    3) a incerteza na conversa com os fornecedores/instaladores fica reduzida à durabilidade do equipamento e aos custos de manutenção. Será fácil corrigir esta tabela para ter isso em conta.

    4)talvez para os outros seja óbvio, mas agora posso comparar bombas de calor com painéis solares.

    Talvez faça muitas contas, mas assim durmo melhor com as minhas decisões.
    Concordam com este comentário: Paulo_Santos
  14.  # 18

    Colocado por: diyifyoucanTalvez faça muitas contas, mas assim durmo melhor com as minhas decisões.


    Nem mais!
  15.  # 19

    O problema dessas contas é que não têm em consideração o fator tempo, com o passar dos anos os equipamentos ficam menos eficientes e mais propensos a problemas e depois ainda há o fator sorte, esse então pode custar milhares de euros 😛
    Pelo que me vou deparando pelo caminho de tanta inovação e tanta tecnologia é que na maior parte das vezes sai mais barato optar pelo mais simples.
  16.  # 20

    Colocado por: rjmpiresPelo que me vou deparando pelo caminho de tanta inovação e tanta tecnologia é que na maior parte das vezes sai mais barato optar pelo mais simples.


    Já diz a teoria da fiabilidade, quanto mais complexo maior verosimilhança de ser menos fiável
 
0.0252 seg. NEW