Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos

Estou interessada em adquirir uma casa em ruinas no concelho de Alenquer ( Pereiro de Palhacana ). Tem cerca de 85m2 de implantação e está muito degradada ( interior em ruinas e telhado relativamente recente ) A meu ver, precisa de tudo e as infraestruturas têm de ser refeitas. O que lá está não me deixa tranquila quanto a futuros problmas com infiltrações pelo solo, por exemplo. Parece-me mais seguro meter projecto na Câmara, mas não tenho experiência nenhuma neste tipo de reabilitação.
    Alguém conhece um arquitecto da zona que me possa ajudar a perceber o que implica esta obra e qual a melhor solução?
    Muito obrigada a quem puder ajudar.
      291A8883-2097-4F07-AC4B-59B44ACAE8BD.jpeg
      DFECE548-6584-4F07-9D2A-33AB9E2294EC.jpeg
      8BD54A96-A9F4-4D3F-B418-B7EB0AFC349A.jpeg
  2.  # 2

Mais fotos
    O terreno tem 440m2
      01710D20-15FF-4E1C-A112-8924D6BFB1CF.jpeg
      4AB76B40-3584-4DFA-80A6-EF0BD3FC483A.jpeg
  3.  # 3

Alfazema, já foram feitos alguns trabalhos de construção civil, certo?

Antes de comprar, peça para ver:
    - Caderneta Predial, obtida há pouco tempo
    - Certidão Predial Permanente, dentro da validade
    - Licença de Utilização ou declaração camarária

Reúna também com o técnico municipal, para ter mais informações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alfazema
  4.  # 4

Boa tarde
    Obrigada pelo comentário.
    Sim, parece-me que a casa já foi mexida e até elevado o pé direito para colocação do telhado. Para mim, não é uma mais valia. Foi um bocado dinheiro jogado fora, mas gosto da localização, do terreno plano e do facto de estar semi isolada, sem aqueles enleados de fios electricos e postes à volta.
    Pode ser que dê para aproveitar as telhas e alguns barrotes :)
    Tenho agendada uma segunda visita com o agente imobiliário esta semana, onde irei ter acesso a essa documentação. O que devo procurar especificamente? O que posso encontrar (ou não) que torne a compra um mau negócio?
    Desconfio que terei de fazer um projecto totalmente novo e assusta-me o tempo que isso vai consumir, mais até do que a despesa. Essa já estou preparada para correr menos bem... Tenho muito medo dos ataques pela água, venham eles de onde vierem e imagino fazer uma fundação nova para me defender de problemas.
    Vou seguir o seu concelho e reunir com o técnico antes de avançar, até porque o valor que pedem é um absurdo e creio estar sobrevalorizado.
  5.  # 5

Alfazema,
    Se puder, nessa visita, leve consigo um arquitecto ou um engenheiro, para ajudar a analisar o imóvel.
    Veja se as áreas registadas e a descrição do prédio correspondem á realidade e também se existe concordância entre os vários documentos.
    Veja também a questão a licença.
    Vá à camara informar-se bem antes de avançar.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 6

Para quem more em Lisboa/ Porto o preço é quase de borla. :)
    Comparando com outras casas aí na zona, o €/m2 devia ser de quanto? Metade?
    Mas como essa (isolada) nao tem muitas... a comparação nao é facil.
    Boa sorte. A casa é gira mas parece ter muitos interessados...
  7.  # 7

AdroAtelier, eu gostava bastante de levar alguém e não vou excluir essa hipótese, mesmo numa futura visita. O problema é que não conheço nenhum arquitecto ou engenheiro na zona. Reparei que o vosso atelier fica longe :) Mas irei continuar a minha busca, certamente.
  8.  # 8

DonaRute, para mim o valor está inflacionado, comparando com outras propriedades na zona que apresentam características similares.
    Na verdade, e aposto que vou descobrir isso mesmo na documentação da casa, estarei a comprar praticamente o terreno. Nem infra-estruturais tem. Tem perto do terreno mas não na casa. De que adianta ter uma casa de pé que nada oferece que se possa considerar “aproveitável” num projecto com pés e cabeça? A casa está em ruínas. Será que o enquadramento justifica o dobro do preço? É que um apartamento habitável com a mesma área num centro habitacional custa pouco mais. A casa está anunciada há mais de 5 meses... o que também me deixa de pé atrás...
    lQuando analisar a documentação, pode ser que até conclua que vale a pena, mas não estou muito esperançada. No entanto, por vezes o dinheiro não é tudo. Se me fizer feliz, avanço assim mesmo.
    Depois dou novidades :)
  9.  # 9

A casa é tão bonita e está num sítio tao lindo que nem precisava licenciamento. Há vários diários de reconstrução aqui no fórum que a podem inspirar. Se os 84 m2 chegam tudo se tornava mais fácil. Só pensaria em projeto caso quisesse ampliar.
    Concordam com este comentário: Alfazema
  10.  # 10

Colocado por: Alfazema A casa está anunciada há mais de 5 meses... o que também me deixa de pé atrás...

Isso é ótimo! :)
    Pode negociar melhor porque ninguem a quer (embora ande muita gente a seguir esse anúncio e tem alguns contactos - vi no idealista).
    Tem é de descobrir se realmente vale a pena o investimento (compra + obras + infraestruturas).
    Nao se deixe enganar pelo agente! Confirme tudo nos documentos e na CM.
  11.  # 11

Assim farei :)
  12.  # 12

Fui ver o anúncio e não achei nada caro. É opinião de quem recentemente andou um ano a ver de casas antigas para remodelar na zona de santarém mas também Arruda dos Vinhos. E o local é fantástico desde que não se importe do isolamento/distanciamento.
  13.  # 13

Colocado por: AlfazemaO problema é que não conheço nenhum arquitecto ou engenheiro na zona.
    tens o Pedro Barradas cá do Forum.. penso ser de aí perto.
  14.  # 14

O nosso escritório em Cascais está a 60 kms. Não é longe.
    Terá também técnicos na zona, certamente.

Colocado por: AlfazemaPereiro de Palhacana

Colocado por: AlfazemaAdroAtelier, eu gostava bastante de levar alguém e não vou excluir essa hipótese, mesmo numa futura visita. O problema é que não conheço nenhum arquitecto ou engenheiro na zona. Reparei que o vosso atelier fica longe :) Mas irei continuar a minha busca, certamente.
  15.  # 15

Colocado por: Casa da HortaFui ver o anúncio e não achei nada caro. É opinião de quem recentemente andou um ano a ver de casas antigas para remodelar na zona de santarém mas também Arruda dos Vinhos. E o local é fantástico desde que não se importe do isolamento/distanciamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Alfazema

Bom, realmente a vista é maravilhosa :)
    Das 4 vezes que lá fui estava uma ventania daquelas... Dá para secar a roupa rápido :D ( se não voar entretanto!!
    A casinha não me sai da cabeça...
    Entretanto, os 85m2 não são verdadeiros. a Casa tem de implantação a módica quantia de 55m2... Não dá assim para muito :(
  16.  # 16

Aqui fica um update do imóvel em discussão

A casa tem apenas 55m2 de implantação (8,7m x 6,2m) Descontando a largura das paredes sobra pouca área útil e o pé direiro é relativamente baixo para mezanina (ainda pretendia elevar o chão para criar uma caixa de ar) O caminho que circunda o terreno é em terra batida, o que no inverno não faz grande mossa, mas no verão levanta muito pó com a passagem de veículios. Não acontecerá com muita frequência, pois é apenas um acesso às actividades equestres da "Quinta da Palhacana" e da qual faz parte esse terreno, mas o que hoje é, amanhã poderá não ser...
    Tem um poço, menos mal na questão de águas para regas, apesar de eu ter pesadelos com poços... não gosto mesmo nada.
    É super ventosa. Não é surpresa nenhuma, dada a altitude a que se encontra e as nortadas não perdoam.
    Está virada a Sul/Norte e a partir das 16h00, no inverno, o terreno fica completamente à sombra. O povoado, mais elevado, fica no enfiamento do pôr do sol. Por falar em povoado, não existe nada a nível de comércio. Mesmo nadinha.
    Coisas boas:
    Afinal já tem água da companhia e contador de luz. Não tem esgotos, mas passam na estrada, ou seja a 10 metros da porta da casa.
    o Logradouro a Sul dá para meter dois carros dentro da propriedade.
    A vista é mesmo fantástica.
    Tenho agendada uma reunião com o departamento de urbanismo da Camara de Alenquer para saber se existe possibilidade de elevar a quota da cércea, por exemplo, ou ampliação das áreas de implantação.
    Vamos ver no que dá
    Voltarei para dar notícias
  17.  # 17

55 mts2 bem projectados dá para muito
    O vento, corta-se com uns arbustos. Também não há sempre vento
    O preço não está muito fora. Este Oeste está muito inflaccionado
    Se gosta, avance. A casa é muito gira
    Concordam com este comentário: Alfazema

0.0175 seg. NEW