Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho uma moradia, na Ericeira, que apresenta muitas condensações, o que leva ao aparecimento de bolores, em móveis, roupas, etc.
    A moradia tem parede dupla, placa isolada no sotão e janelas de alumínio sem corte térmico com vidro duplo e outras janelas antigas, em madeira com vidro simples. O aquecimento é feito por várias unidades de ar condicionado.

    As condensações em geral são causadas pelos banhos (são abertas janelas após), cozinha (é ligado exaustor durante os cozinhados e abertas janelas) e claro por respirarmos no interior, sendo os quartos os pontos de maior condensação. Ou seja, a única ventilação existente é natural.

    Possuo vários higrometros e, sem aquecimento ligado, portanto com temperaturas a rondar os 15ºC, tenho leituras entre os 75% e 85% de humidade relativa.

    Segundo leio, um sistema de VMC duplo fluxo garante a circulação de ar, a recuperação de calor existente na habitação, o que garantirá a renovação de ar e mitigação, eliminação de condensações com perdas menores de energia.
    Indicam também que existe uma regulação da humidade no interior, contudo suponho que seja apenas uma regulação efectuada de modo natural, com o pressuposto de que a humidade relativa exterior é menor do que a interior e porque o ar trazido do exterior é aquecido e portanto a humidade relativa do ar desce.

    Questiono se os aparelhos de VMC efectivamente, de forma activa, desumidificam o ar, porque não me cruzei ainda com equipamento que refira a capacidade de desumidificação, quantos litros/dia, nem que apresentem uma saída de água resultante da desumidificação.

    Admito que poderei não estar a encontrar o equipamento certo, ou simplesmente não me ter escapado as especificações relativas à capacidade de desumidificação, dai remeter para este fórum um pedido de ajuda e esclarecimento, para trocar algumas impressões com quem tenha ou venda este tipo de equipamento.

    Muito obrigado.
    •  
      aacc
    • 5 janeiro 2021

     # 2

    Ainda á bem pouco tempo houve por aqui
    acaloradas discussões sobre a matéria
    e parece que não houve consenso sobre o mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedravil
  2.  # 3

    VMC é uma coisa.
    Desumidificador é outra.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jmvps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedravil
  3.  # 4

    Obrigado pelos comentários até agora.

    Colocado por: jorgealvesVMC é uma coisa.
    Desumidificador é outra.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedravil


    Compreendo.
    Assim de que forma um sistema VMC, num cenário em que a humidade absoluta é constante entre interior e exterior, poderá reduzir ou anular condensações no interior da habitação?

    Obrigado.
    • pjal
    • 5 janeiro 2021

     # 5

    Colocado por: pedravilSegundo leio, um sistema de VMC duplo fluxo garante a circulação de ar, a recuperação de calor existente na habitação, o que garantirá a renovação de ar e mitigação, eliminação de condensações com perdas menores de energia.
    sim, mas para funcionar bem a casa tera de ser estanque e pelo que descreve não parece que seja o caso.
  4.  # 6

    Corrige-me se tiver errado pff.

    Li algures que a maior parte das vmc tem permutadores que transferem parte da humidade da extração para o ar novo da insuflação. Isto é verdade?


    Colocado por: Anonimo18072022C
    A humidade absoluta não será à partida igual no interior e no exterior.
    Se tiver no interior por exemplo como refere 15° e uma humidade relativa entre 75% e 85%, terá uma humidade absoluta entre 8-9 gr de vapor de água por Kg de ar.
    Se no exterior tiver por exemplo 5°C e 90% de HR, terá aproximadamente 4,8gr de vapor de água por Kg de ar.

    Portanto facilmente compreenderá que se renovar o ar, por exemplo na totalidade de um compartimento, irá extrair o ar com uma humidade absoluta entre 8-9 gr/kg. e injetar ar novo com uma humidade relativa com 4,8gr/kg.
    Obviamente que terá aqui o "problema" da temperatura do ar novo e será aqui que alguns sistemas de ventilação com recuperação de calor terão a sua vantagem pois recuperam parte da energia do ar extraído e transferem essa energia para o ar novo.

    Além das VMC (soluções centralizadas) tem tb como alternativas as soluções descentralizadas:https://www.ideiasparahabitacao.pt/ventilacao-ghost.html
      Sem Título.jpg
  5.  # 7

    Existem as entálpicas, com recuperação de humidade
    https://database.passivehouse.com/en/components/list/ventilation_small
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  6.  # 8

    Colocado por: BigmouseLi algures que a maior parte das vmc tem permutadores que transferem parte da humidade da extração para o ar novo da insuflação. Isto é verdade?

    Não é verdade.
    a ar que entra nem sequer se mistura com o ar que sai.

    o que acontece é que existe permuta de calor. significa que o mesmo ar à entrada a uma determinada temperatura tem uma Humidade Relativa =XX ao passar no permutador, como a temperatura aumenta, passa a ter uma Humidade Relativa de YY
    Concordam com este comentário: marco1, pedravil
    •  
      jorgand
    • 5 janeiro 2021 editado

     # 9

    Alguém entendido pode dar uma opinião de esta maquina de vmc, sera a que vou instalar na minha barraca como foi oferecida nao tenho ideia se serve para o efeito.
      Screenshot_20210105-155459.jpg
  7.  # 10

    Colocado por: RUIOLIExistem as entálpicas, com recuperação de humidade


    As a general rule, energy recovery ventilation (ERV) is a better option if you have air conditioning and live in a humid climate, because it will help to keep moisture outside, reducing the load on your air conditioner and saving on the air-con bills.
    Heat recovery ventilation (HRV) is often better if you don't have air conditioning, or live in a less humid climate, since it will help keep the humidity down by transferring excess indoor moisture outside.

    ERV = Recuperador entálpico, que tem uma "sofisticada" membrana de contacto entre o ar insuflado e o ar extraído.
    HRV = Recuperação "simples" de calor, onde não há qualquer contacto entre o ar insuflado e o ar extraído.

    fontes aqui e aqui.
  8.  # 11

    Colocado por: jorgandcomo foi oferecida


    a cavalo dado... :)
  9.  # 12

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    a cavalo dado... :)
    sim e verdade que nao vou me queixar, nao estava a espera que me fossem
    Oferecer esta, nem estava prevista a instalação, agora vai ser preciso adaptar algumas situações.
    Quando vi o preço que custam ate me assustei.
  10.  # 13

    Colocado por: RUIOLIentálpicas


    Pelo que entendo, com o sistema de contacto via membrana entálpica, essa "recuperação" de humidade só teria interesse no caso de climas mais húmidos, como na ilha da Madeira. No fundo a transmissão de humidade ocorre no mesmo sentido que a recuperação de calor.

    Portanto, no verão (durante o dia) estamos a transmitir calor e humidade para o ar extraido, secando e baixando a temperatura do ar insuflado.

    No inverno dá-se o oposto, ou seja aumenta-se o nível de humidade e aquece-se o ar insuflado.

    Se o objetivo é reduzir a pressão de vapor dentro de casa durante o inverno (para evitar as condensações), parece-me que são de evitar essas máquinas com recuperador entálpico!
  11.  # 14

    Colocado por: jorgandAlguém entendido pode dar uma opinião de esta maquina de vmc, sera a que vou instalar na minha barraca como foi oferecida nao tenho ideia se serve para o efeito.
      Screenshot_20210105-155459.jpg


    veja bem os caudais disso! qual a área util da casa?
    parece-me que tem um caudal exagerado... mas pode ser o caudal na velocidade máxima... analise
  12.  # 15

    Colocado por: fernandoFerreira
    Não é verdade.
    a ar que entra nem sequer se mistura com o ar que sai.

    o que acontece é que existe permuta de calor. significa que o mesmo ar à entrada a uma determinada temperatura tem uma Humidade Relativa =XX ao passar no permutador, como a temperatura aumenta, passa a ter uma Humidade Relativa de YY
    Concordam com este comentário:marco1,pedravil

    Olhe que no tópico que foi enterrado acho que apresentaram lá umas VMC que misturavam parte do ar interior com o exterior de forma a retornar para controlar a humidade.
  13.  # 16

    Colocado por: pedravilBom dia,

    Tenho uma moradia, na Ericeira, que apresenta muitas condensações, o que leva ao aparecimento de bolores, em móveis, roupas, etc.
    A moradia tem parede dupla, placa isolada no sotão e janelas de alumínio sem corte térmico com vidro duplo e outras janelas antigas, em madeira com vidro simples. O aquecimento é feito por várias unidades de ar condicionado.

    As condensações em geral são causadas pelos banhos (são abertas janelas após), cozinha (é ligado exaustor durante os cozinhados e abertas janelas) e claro por respirarmos no interior, sendo os quartos os pontos de maior condensação. Ou seja, a única ventilação existente é natural.

    Possuo vários higrometros e, sem aquecimento ligado, portanto com temperaturas a rondar os 15ºC, tenho leituras entre os 75% e 85% de humidade relativa.

    Segundo leio, um sistema de VMC duplo fluxo garante a circulação de ar, a recuperação de calor existente na habitação, o que garantirá a renovação de ar e mitigação, eliminação de condensações com perdas menores de energia.
    Indicam também que existe uma regulação da humidade no interior, contudo suponho que seja apenas uma regulação efectuada de modo natural, com o pressuposto de que a humidade relativa exterior é menor do que a interior e porque o ar trazido do exterior é aquecido e portanto a humidade relativa do ar desce.

    Questiono se os aparelhos de VMC efectivamente, de forma activa, desumidificam o ar, porque não me cruzei ainda com equipamento que refira a capacidade de desumidificação, quantos litros/dia, nem que apresentem uma saída de água resultante da desumidificação.

    Admito que poderei não estar a encontrar o equipamento certo, ou simplesmente não me ter escapado as especificações relativas à capacidade de desumidificação, dai remeter para este fórum um pedido de ajuda e esclarecimento, para trocar algumas impressões com quem tenha ou venda este tipo de equipamento.

    Muito obrigado.

    Acho que para o seu caso lhe saia mais barato comprar um par de desumidificadores, monetariamente falando.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedravil
  14.  # 17

    Colocado por: rjmpiresOlhe que no tópico que foi enterrado acho que apresentaram lá umas VMC que misturavam parte do ar interior com o exterior de forma a retornar para controlar a humidade.


    É Possivel. não vou teimar...
    mas não faz qualquer sentido estar a misturar o ar que sai (poluído) com o ar novo que entra.
  15.  # 18

    Colocado por: fernandoFerreira

    veja bem os caudais disso! qual a área util da casa?
    parece-me que tem um caudal exagerado... mas pode ser o caudal na velocidade máxima... analise
    eu tenho 240m2 por 2,50 de altura, eu até acho que a maquina e a de 450m3 hora, o problema maior e ter de adaptar as saidas que acho serem de 250 e eu ter tubos de 125, outra coisa e sitio onde vai ficar como tenho só 1, 06 cm e a maquina faz 80cm com 24 dos tubos vai ser muito justo. Obrigado
  16.  # 19

    Colocado por: rjmpiresmas VMC que misturavam parte do ar interior com o exterior


    Não será bem misturar os ares, pois há uma membrana a separar, que permite a transmissão de humidade, do ar mais quente (e maior humidade) para o ar mais frio (e com menor humidade).

    Portanto, para o caso de evitar condensações é contraproducente.
  17.  # 20

    Se percebi bem, no nosso clima as vmc com permutador de entálpia são de evitar?
 
0.0254 seg. NEW