Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde
    Necessitava de saber o que é preciso fazer para iniciar "procedimento de controlo prévio da operação urbanística a efetuar no locado junto á CMP.
    Tenho uma casa velha que queria aumentar( demolir umas paredes e e aumentar um andar

    Obviamente terá que ser apresentado por um arquiteto, mas antes de o selecionar queria saber da complexidade do processo custos médios aproximados desta fase de prospeção, para saber o que poderei construir

    Se houver alguém aqui no fórum que tenha passado por esta situação agradeço a informação
    Obrigado
  2.  # 2

    o arquiteto ou arquitetos que consultar, saberão responder á sua questão / duvida. pode até nem ser possível a sua pretensão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlos almeida
  3.  # 3

    Com mais pormenor, o que pretende realizar?
  4.  # 4

    Colocado por: carlos almeidaTenho uma casa velha que queria aumentar( demolir umas paredes e e aumentar um andar


    Colocado por: ADROatelierCom mas pormenor, o que pretende realizar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  5.  # 5

    Já consultou o PDM e /ou a autarquia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlos almeida
  6.  # 6

    Olá
    Nesta Fase ainda é muita prematura
    Existem muitas duvidas, não vou saltar de arquiteto para arquiteto, até encontrar o melhor projeto.

    Descrição da casa:
    A casa velha tem rch e andar só ocupa metade do rch , é tão antiga que a CM Porto não tem plantas, é constituída por paredes grossas.
    O R/ch que não é ocupado pelo 1andar é coberto por telhas a outra metade comunica com o andar de cima por umas escadas em madeira. A separação entre rch e andar não tem placa e feita em madeira, no andar situa-se os 2 quartos e uma sala. o telhado é feito em madeiras e telhas,
    Ainda não sou dono do prédio, mas está apalavrado

    O pretendo fazer:
    Um estudo prévio junto á CMP, "procedimento de controlo prévio da operação urbanística a efetuar no locado".
    Mesmo que não sendo ainda proprietário posso pedir, nesta fase não está em causa o projeto de construção mas sim de viabilidade

    _Qual será custo aproximado para fazer esta consulta. quais os documentos necessários, ainda não sou verdadeiramente proprietário
    -Outra questão que agradecia a vossa opinião é sobre demolição ou recuperação de um casa velha.

    As camaras tem preferência por recuperação e não demolição das casas e construir de novo, o IVA na construção é de 23% , mas se for para recuperação obras já tem um valor inferior, podem esclarecer de souberem se no caso em apreço demolir uma parte do r/ch colocar uma placa e prolongar o 1 andar e substituir o telhado existente de forma a cobrir também a nova extensão.
    no essencial o que pretendo ter um valor medio para o "procedimento de controlo prévio da operação urbanística a efetuar no locado" saber o que posso construir, antes de concretizar a compra
    obrigado
  7.  # 7

    Adro atelier
    para consultar a autarquia quais os documentos que preciso ter :

    caderneta predial do atual proprietário tenho copia que ele me forneceu.
    Plantas da casa não existe na CMP

    estes documentos são suficientes para saber junto CMP ?
    obrigado
  8.  # 8

    Pode fazer um Direito à Informação, junto da câmara.
    Precisa da Certidão Predial Permanente, dentro da validade. Pode pedir online.
    Atenção que este documento provem do registo predial, não das finanças, que parece que é aquele de que dispõe.

    Antes da compra é aconselhável reunir com o técnico municipal, mesmo que por email ou telefone/videochamada.
    Consulte o PDM no site na câmara.

    Para fazer um estudo prévio, já precisa do apoio de um técnico, arquitecto ou engenheiro.
    Para saber preços para estas tarefas, tem que pedir cotação aos técnicos.


    Colocado por: carlos almeidaAdro atelier
    para consultar a autarquia quais os documentos que preciso ter :

    caderneta predial do atual proprietário tenho copia que ele me forneceu.
    Plantas da casa não existe na CMP

    estes documentos são suficientes para saber junto CMP ?
    obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlos almeida
  9.  # 9

    Colocado por: carlos almeidaMesmo que não sendo ainda proprietário posso pedir, nesta fase não está em causa o projeto de construção mas sim de viabilidade
    penso que pode sempre pagar uma consulta a um arquitecto para estudar a viabilidade daquilo que vc pretende. seria sensato e nao gastará nenhuma fortuna com isso.

    o preço vai depender de arqº a arqº. não há tabelas para isso
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlos almeida
  10.  # 10

    ok obrigado
 
0.0092 seg. NEW