Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    @ SrR
    eu não tenho válvulas anti-retorno,
    só tenho 1 uma válvula de corte para cada caldeira, deixo o outro tubo aberto para existir sempre ligação hidraulica ao vaso se expansão e válvula de segurança.
    • SrR
    • 11 janeiro 2021

     # 22

    Colocado por: mtavares@ SrR
    eu não tenho válvulas anti-retorno,
    só tenho 1 uma válvula de corte para cada caldeira, deixo o outro tubo aberto para existir sempre ligação hidraulica ao vaso se expansão e válvula de segurança.
    com as anti retorno nao precisava de ter um aberto e outro fechado, ficavam ambos abertos e prontos a funcionar
  2.  # 23

    @arseven
    as caldeiras estão em paralelo,
    hidraulicamente caldeira e radiadores estão em paralelo.

    a melhor segurança é a informação, saber o que está a fazer.
    o que pode correr mal!
    a agua do sistema sair por alguma fuga, como identificar ?
    Sistema frio o circuito não tem pressão .
    Sistema quente a pressão sobre rapidamente ouve barulho na caldeira/tubos, e a válvula segurança descarrega excesso pressão.
    O que fazer.

    com as opiniões e conselhos aqui da malta do forum fica com um sistema 5 estrelas
    Em frio, acrescentar agua, manualmente ou com a válvula enchimento automático
    Em quente, retirar o fogo da caldeira, deixar arrefecer até 30 graus e proceder ao enchimento do sistema. ( arrefecer para evitar os choques térmicos esses sim provocam mais estragos ( explosão) .

    Como ler a pressão, ter uma manómetro fiável ( que não é caro ) á vista da porta da fornalha, sempre que adicionar lenha, verifica se está tudo ok.
    Já que tem 1 manómetro de pressão , acrescenta um de temperatura.

    Em função do tipo de circuito hidráulico , e localização de caldeiras pode ter apenas 1 bomba circuladora para tudo e não uma para cada uma.
    O preço da bomba não é por ai alem, mas o exercício mental para dimensionar o circuito faz muito bem.

    O vaso expansão aberto é mais robusto á falta de agua, uma vez que este sistema não permite o aumento de pressão está sempre aberto

    Em circuito fechado , deve-se todos os meses rodar a válvula de segurança para garantir que o vedante não cola.
    Ter atenção todos anos ao vaso de expansão , quando a membrana rompe, este perde a sua função , aumento da pressão do sistema por falta da bolha de ar que permite expandir.

    Perigos, infelizmente na altura das festas do inverno por vezes aparece a noticia que alguem que vai a uma casa de féria, Morre , porque a caldeira explodiu.
    Isto deve-se a alguns factores que levam á falta de água.
    Tubagens congeladas que não permitem a circulação da agua, esta acumula pressão na caldeira até explodir.
    A instalação está parada o ano todo sem supervisão, uma bomba encravada, não roda agua pelo sistema logo não arrefece, válvula segurança encravada.
    Falta de conhecimento sobre o sistema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josealmeida, snob
    • snob
    • 13 janeiro 2021 editado

     # 24

    Colocado por: mtavaresA instalação está parada o ano todo sem supervisão, uma bomba encravada, não roda agua pelo sistema logo não arrefece, válvula segurança encr


    @mtavares Obrigado pelo esclarecimento.

    Qual é a pressão normal do circuito a quente? o sistema que conheço somente tem um manómetro da temperatura e um regulador do acionamento da bomba circuladora em função da temperatura, ambos junto à caldeira do recuperador.

    Julgo que o importante é identificar/contratar um instalador de confiança e que saiba o que está a fazer...
    Concordam com este comentário: josealmeida
  3.  # 25

    a quente e frio deve ser igual, uma vez que a diferença é corrigida pelo vaso de expansão,

    1 a 2 bar, é o normal .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josealmeida, snob
  4.  # 26

    Pelo que percebi, para ter um bom sistema, é preciso:

    -Caldeira (que características devo procurar na caldeira?);
    -Depósito de inércia;
    -Radiadores;
    -Bomba de circulação;
    -Reservatório com serpentinas para AQS (é possível ligar uma torneira automática a este reservatório para garantir que a água nunca passa dos 60º por exemplo?) Posso substituir este reservatório por uma bomba de calor certo?
    -Tubagem em cobre ou inox;

    Já ouvi várias vezes falar do circuito aberto e do circuito fechado. Qual é a vantagem de cada um. Há algum site onde eu possa consultar informação sobre isto?
 
0.0142 seg. NEW