Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vi em https://ofamat.pt/docs/representadas/tabela-ofa_climatizacao.pdf que a Ofa comercializa uns sistemas termossifão em que o tanque está cheio de líquido solar, e em que a água sanitária é aquecida instantaneamente ao passar por uma serpentina dentro desse tanque.
    O folheto argumenta uma maior simplicidade e promete uma manutenção fácil por não ser necessário ter um ânodo de magnésio.

    Já vi desenhos semelhantes em bombas de calor, e acho-os interessantes por aparentemente terem menos problemas com corrosão.
    Até que ponto isso é verdade? Será bom demais para ser verdade?
    O tanque parece ser feito em aço ST 37, e a serpentina em aço 316.
    Estando ambos em contacto com o líquido solar, mesmo que este contenha elementos corrosivos, fico na dúvida: uma coisa é estar em contacto com água da rede, a outra é estar em contacto com glicol quente.
    Até que ponto um tanque destes consegue durar entre 15 a 20 anos?

    Parece haver pouca informação neste forum acerca disto.
    Se fosse uma abordagem assim tão boa, porque é que as marcas caras não optaram por esta solução?
    Será que há aqui uma desvantagem que não esteja a ver?

    A coisa mais óbvia que me salta à vista é o facto de haver necessidade de muito líquido solar (cerca de 10 vezes mais), e deste líquido estar essencialmente à pressão atmosférica.
    Será que isto limita a eficiência no inverno? Não estou preocupado com o verão: até seria conveniente que a eficiência baixasse no verão.

    Obviamente fiz umas pesquisas na internet.
    Este sistema parece-me muito semelhante ao oferecido pela turca Solimpeks (https://www.solimpeks.com/thermosyphon-system-tsm )
    Será que a Ofa limita-se a importar e a fazer um re-branding?
    Em todo o caso, as informações fornecidas por este fabricante também não são mais esclarecedoras.

    Há quem tenha experiência com sistemas destes? Isto dura mais do que 10-15 anos?
  2.  # 2

    Boas

    Eu acho que tenho este sistema no apartamento que comprei.
    Ainda não percebi muito bem o funcionamento do sistema AQS mas tenho um sistema OFASUN com termossifão no telhado (descobri hoje que é o tal que aquece a água instantaneamente ao passar pela serpentina) e adicionalmente tenho um cilindro/termoacumulador elétrico de 100L.

    Do que percebi pelo meu sistema, quando puxo água quente, a água vem do acumulador em primeiro lugar. Quando a água do termossifão vier quente o suficiente, a misturadora junto ao cilindro fecha a água do cilindro e abre a do termossifão.

    Ontem ao tomar banho notei que a água era "rosa". Andei à procura e liguei ao construtor que ligou ao instalador. Vieram cá e não detetaram nenhuma fuga na serpentina (à primeira vista). Vêm cá segunda novamente. Mas só pode ser o glicol que é rosa a ser misturado com a água!

    Não tenho muito termo de comparação, mas gasto o mesmo agora em eletricidade (tudo é elétrico) do que gastava no antigo apartamento em luz + gás natural (AQS era esquentador a gás natural). E neste apartamento tenho os painéis e eletrodomésticos A++ e A+++. Algo me diz que o cilindro elétrico como auxilio é uma péssima solução.
 
0.0094 seg. NEW