Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Alguem sabe o nome deste tipo de pinturas ?

    Nao e' bem uma pintura solida tem tipo cal ? sera possivel?

    Antonio
      eab2cd7a-32fe-4ac9-a64f-86c2b8ad86c7.jpg
      31f86390-ab79-4e7c-9fe2-3b86616dbad2.jpg
  2.  # 2

    Com leite de cal e pigmentos.
    Após análise da parede existente, também pode equacionar outras tintas minerais, à base de silicatos, que são compatíveis com as argamassas antigas de cal aérea.
    Estas tintas são mais caras.

    A grande vantagem desta tinta é impermeabilizar por um lado e permitir, por outro, a permeabilidade (de dentro para fora da parede).
    Simplificando:
    Como a "molécula da água" é grande, não passa para o interior da parede. E como a "molécula do vapor de água" tem uma menor dimensão, consegue passar do interior da parede para o exterior, evitando os empolamentos que vemos quando usamos tintas plásticas sobre alvenarias desta natureza.

    A pintura com cal, ou caiação, é obtida pela aplicação do leite de cal (suspensão de cal em água) puro ou aditivado com pigmentos inorgânicos. O tipo de cal é extremamente importante, dependendo dela a coesão da camada de carbonato de cálcio que constitui a caiação. Recomenda-se a utilização de cal aérea em pasta, bem apagada, em vez da cal aérea em pó, para garantir maior poder de cobertura, melhor aderência ao suporte e maior durabilidade. A aplicação da caiação é feita em camadas de pequena espessura, com a parede húmida, para não fissurar, sobre uma camada de reboco áspera.
    A relação cal/pigmento/água tem de ser feita com precisão. De facto, uma grande quantidade de água faz migrar com mais facilidade a cal para a superfície, o mesmo acontecendo com o pigmento, ao passo que uma quantidade de água insuficiente dificulta a aplicação da cal e a sua homogeneidade.

    A tinta de cal pode ser aditivada com uma resina acrílica, após testes e escolha da resina adequada e da quantidade apropriada, para dar maior durabilidade e resistência a esta tinta. No entanto, o uso de uma quantidade excessiva de resina pode endurecer e tornar quebradiça a camada de pintura e reduzir significativamente a sua permeabilidade ao vapor de água.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonioconceicao
  3.  # 3

    Isso deve ser projecto e obra do arquitecto Thiago Bradell.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonioconceicao
  4.  # 4

    Fico muito grato pela informacao. Nao tinha conhecimento disso , mas adoramos o look da pintura mesmo depois de 15 anos.

    Estamos a dar inicio de preparacao para ser pintada quando o tempo deixar.

    A zona nao e' muito longe de Cascais , fica na praia das Macas, sabe se ainda ha pintores a fazer este tipo de trabalho ai na zona?

    Mais uma vez obrigado

    Podes me contactar pelo email: [email protected]


    Antonio


    Colocado por: ADROatelierCom leite de cal e pigmentos.
    Após análise da parede existente, também pode equacionar outrastintas minerais, à base de silicatos, que são compatíveis com as argamassas antigas de cal aérea.
    Estas tintas são mais caras.

    A grande vantagem desta tinta é impermeabilizar por um lado e permitir, por outro, a permeabilidade (de dentro para fora da parede).
    Simplificando:
    Como a "molécula da água" é grande, não passa para o interior da parede. E como a "molécula do vapor de água" tem uma menor dimensão, consegue passar do interior da parede para o exterior, evitando os empolamentos que vemos quando usamos tintas plásticas sobre alvenarias desta natureza.

    A pintura com cal, ou caiação, é obtida pela aplicação do leite de cal (suspensão de cal em água) puro ou aditivado com pigmentos inorgânicos. O tipo de cal é extremamente importante, dependendo dela a coesão da camada de carbonato de cálcio que constitui a caiação. Recomenda-se a utilização de cal aérea em pasta, bem apagada, em vez da cal aérea em pó, para garantir maior poder de cobertura, melhor aderência ao suporte e maior durabilidade. A aplicação da caiação é feita em camadas de pequena espessura, com a parede húmida, para não fissurar, sobre uma camada de reboco áspera.
    A relação cal/pigmento/água tem de ser feita com precisão. De facto, uma grande quantidade de água faz migrar com mais facilidade a cal para a superfície, o mesmo acontecendo com o pigmento, ao passo que uma quantidade de água insuficiente dificulta a aplicação da cal e a sua homogeneidade.

    A tinta de cal pode ser aditivada com uma resina acrílica, após testes e escolha da resina adequada e da quantidade apropriada, para dar maior durabilidade e resistência a esta tinta. No entanto, o uso de uma quantidade excessiva de resina pode endurecer e tornar quebradiça a camada de pintura e reduzir significativamente a sua permeabilidade ao vapor de água.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Antonioconceicao
  5.  # 5

    Bom ano!

    Toda a gente me diz isso mas nao foi ele , quando fui ai vim a descobrir que projecto foi feito pelo meu vizinho. Ele era o dono dos lotes e construi varias casas , tres delas com o mesmo estilo destas o arquitecto era um amigo dele que tambem gosta muito deste estilo de casas.

    Antonio


    Colocado por: Pedro BarradasIsso deve ser projecto e obra do arquitecto Thiago Bradell.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Antonioconceicao
  6.  # 6

    Pedro Barradas afinal tinhas razao

    Entrei em contacto com o Thiago Bradell e o ele respondeu que a casa " teve um designer a quem eu ensinei algumas coisas " LOL

    Antonio



    Colocado por: AntonioconceicaoBom ano!

    Toda a gente me diz isso mas nao foi ele , quando fui ai vim a descobrir que projecto foi feito pelo meu vizinho. Ele era o dono dos lotes e construi varias casas , tres delas com o mesmo estilo destas o arquitecto era um amigo dele que tambem gosta muito deste estilo de casas.

    Antonio


    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
 
0.0141 seg. NEW