Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a pensar instalar um painel solar (termossifão???), mas não sei por onde começar a procurar, há tantas opções...

    Falaram-me nuns que têm tubos, em vez de painéis, supostamente melhores e mais baratos???

    Obrigado
  2.  # 2

    qual a zona do país?
    quantas pessoas vivem na habitacão?
    que tipo de habitação ( casa, apartamento )
    quanto quer gastar ?
  3.  # 3

    Cascais, 4 pessoas, apartamento, quanto quero gastar? O mesmo que toda a gente... Nada 🙂, mas quero uma solução que faça sentido.
  4.  # 4

    apartamento, o condomínio permite a instalação de paineis solares no telhado ?
  5.  # 5

    Peço desculpa, é vivenda.
  6.  # 6

    na minha opinião , instalaria um termosifão de 300 litros no telhado e mais um termoelectrico de 100 litros dentro de casa.

    circuito hidráulico,
    agua fria vai ao termosifão, a quente do termosifão desce até é entrada do termoeléctrico, e o termoeléctrico abastece a casa, através de válvula termostática.

    termoelectrico tem relógio para aproveitar o bi-horário.


    na entrada do termoelectrico instalaria um circuito de bypass. ie, a casa recebe do solar ou recebe do circuito solar/termoelectrico.

    vantagens,
    sistema sem bomba circuladora
    o eléctrico só aquece agua pré aquecida pelo sol, ( só faz a diferença de temperatura )
    garante que o sol aquece sempre água fria
    garante sempre agua quente.
    redundância - tem 2 sistemas que podem trabalhar independentes.
    • SrR
    • 8 janeiro 2021

     # 7

    Se possível opte por um sistema forçado inves do termosifao.
    Concordam com este comentário: Costa53, Caravelle
  7.  # 8

    melhor solução: bomba de calor com 2paineis fotovoltaicos

    mais barato, mais eficiente e sem manutenção
  8.  # 9

    jorgealves - Em relação a bomba de calor. Que custos teria, e quais os pré-requisitos a nível de pré instalação? Como é que fica mais barato?

    SrS - O que é o sistema forçado?
 
0.0119 seg. NEW