Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: sergioajmColoque uma foto do problema e do tecto e se puder uma do lado exterior porque não isola a parede exterior?


    Ainda propusemos ser no exterior, mas como é um 4andar...

    Na foto não dá para ver mas a parede contém também condensação e a parte mais a norte do quarto (o outro canto) também tem esse problema.

    Essa condensação da foto só acontece quando ligamos o ar condicionado da sala, a tubagem passa nesses locais...

    Do exterior não tenho foto, mas é uma parte que sai para fora da parede principal (não sei se consegue entender), que vai de uma ponta à outra da casa em termos de largura.
      A6F89DF7-9A89-44E4-9CEE-9A1B92A17E90.jpeg
  2.  # 42

    Colocado por: RicardoPorto

    Já percebi o porque dessa solução.. exija que arranque tudo e faça em condições


    Mesmo que a lã fique assente no teto convém arrancar tudo é isso? Acaba por ser complicada a situação porque ele não tinha obrigação de assumir e até acabou por ser acessível e garantir que o problema fica resolvido.

    E já agora, que vi que entende do assunto, numa das paredes temos o ar condicionado, a parede conseguirá suportar o peso? terá de levar uma estrutura não é?
  3.  # 43

    Tem vizinho por cima?

    Sim reforçam com calhas de pladur nessa zona
  4.  # 44

    Colocado por: KduvidasPeço desculpa, mas uma questão se impõe. Trata-se de uma habitação nova, ou é uma reconstrução/remodelação?
    Isto porque essas soluções de que fala são características da segunda hipótese.
    Em soluções para interior o XPS ou EPS apenas ganham em espessura (cerca de -10%) relativamente às soluções em manta de lã mineral. A lã é por outro lado de mais flexível utilização e tem clara vantagem em acrescido isolamento acústico.
    Também existem lãs em placa cuja densidade é maior e que como tal recuperam em termos de performance/espessura, mas são por norma soluções consideravelmente mais onerosas.

    O prédio foi finalizado em 2015, mas o construtor já pegou no edifício com paredes. Aquela fachada, que está muito exposta a norte e a não apanha quase sol nesta altura.
    O que resulta é que o vapor que se encontra dentro de casa vai procura esses pontos fracos, e como temos tubagem do ar condicionado a passar na parede e teto, com este frio todo, veio expor ainda mais o problema, através de condensação.

    Dessa forma a solução encontrada pelo construtor foi essa que expliquei. E ele é que assume os custos (por isso tenho interesse em estar bem informada para ver se a solução é eficiente e adequada).

    Em relação à densidade da lã não sei qual é, só quando vier um dos funcionários tirar as medidas conseguirei saber. Qual acha mais aconselhável?
    Como eu pensava já não estamos em fase de obra nova, mas sim de recuperar erros.
    E a menos que hajam mais do que se imagina, o argumento da passagem de tubos de AC pelo teto não colhe, porque essa tubagem é devidamente isolada e como tal não contribui para o fenómeno da condensação.
    Aplicação da lã. Seja qual for o método usado para introduzir o isolamento no vão (a não ser por insuflação) nunca irá ficar um isolamento bem executado, logo passível de falhas e menor eficácia. Por isso é que abrir uma parte do teto e rematar e sei lá que mais... é uma manta de retalhos. Acho que dá para perceber.
    Fazer o trabalho em condições implicaria retirar todo o gesso laminado, aplicar corretamente o isolamento eleito eliminando qq caixa de ar e reaplicar novo gesso laminado hidrofugo. Se fizer está operação condicionada naturalmente pela estrutura já existente, a espessura do isolamento estará limitada à altura do vão.
    Quanto à parede que não existe ainda optaria pelo mesmo material e procedimento. Se a situação justificar poderia acrescentar uma barreira para vapor entre a alvenaria e o isolamento.
    Como compreende, Mais do que isto, sem conhecer o concreto da situação é muito difícil opinar. Aliás, ao entrar em demasiado detalhe corro o risco de já estar a errar.
  5.  # 45

    Colocado por: RicardoPortoTem vizinho por cima?

    Sim reforçam com calhas de pladur nessa zona


    Temos um terraço com lages e um espaço que comporta piscina ( a zona onde aparece a humidade é a que sai do prédio e penso que seja parte do "buraco" onde também está a piscina).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse
  6.  # 46

    Colocado por: Kduvidas
    Como eu pensava já não estamos em fase de obra nova, mas sim de recuperar erros.
    E a menos que hajam mais do que se imagina, o argumento da passagem de tubos de AC pelo teto não colhe, porque essa tubagem é devidamente isolada e como tal não contribui para o fenómeno da condensação.
    Aplicação da lã. Seja qual for o método usado para introduzir o isolamento no vão (a não ser por insuflação) nunca irá ficar um isolamento bem executado, logo passível de falhas e menor eficácia. Por isso é que abrir uma parte do teto e rematar e sei lá que mais... é uma manta de retalhos. Acho que dá para perceber.
    Fazer o trabalho em condições implicaria retirar todo o gesso laminado, aplicar corretamente o isolamento eleito eliminando qq caixa de ar e reaplicar novo gesso laminado hidrofugo. Se fizer está operação condicionada naturalmente pela estrutura já existente, a espessura do isolamento estará limitada à altura do vão.
    Quanto à parede que não existe ainda optaria pelo mesmo material e procedimento. Se a situação justificar poderia acrescentar uma barreira para vapor entre a alvenaria e o isolamento.
    Como compreende, Mais do que isto, sem conhecer o concreto da situação é muito difícil opinar. Aliás, ao entrar em demasiado detalhe corro o risco de já estar a errar.


    Coloquei mais acima foto da situação e naquela zona a condensação só ocorre mesmo quando o ar condicionado da sala funciona agora no inverno (o do quarto em questão não acontece)- No outros anos só tinha acontecido num dos cantos virado a norte, o AC veio evidenciar o problema ainda em mais locais...

    Obrigada pela explicação, quando vier o técnico já conseguirei perceber melhor o que ele irá ou não fazer...vamos ver.
  7.  # 47

    Colocado por: filipandrade86

    Temos um terraço com lages e um espaço que comporta piscina ( a zona onde aparece a humidade é a que sai do prédio e penso que seja parte do "buraco" onde também está a piscina).
    É caso para dizer que afinal havia outra... Então afinal há terraço e piscina paredes meias com esse teto e parede...
    Está a vêr Filipa, o que dá palpitar sem conhecer o quadro todo🤨
    Acho que já ficou a perceber algo mais do que sabia anteriormente. Agora resta-lhe tentar tirar algum sumo do que foi escrito.
    Boa sorte,
  8.  # 48

    Colocado por: KduvidasÉ caso para dizer que afinal havia outra... Então afinal há terraço e piscina paredes meias com esse teto e parede...
    Está a vêr Filipa, o que dá palpitar sem conhecer o quadro todo🤨
    Acho que já ficou a perceber algo mais do que sabia anteriormente. Agora resta-lhe tentar tirar algum sumo do que foi escrito.
    Boa sorte,


    Quando cá esteve o construtor falei-lhe bastante dessa caixa de ar que incide precisamente naquele local do teto (curiosamente onde está a piscina não tem problema algum), mas a solução dele foi sempre na divisão.

    Somos os segundos habitantes do apartamento, acaba por ficar difícil negociar, mas tendo este conhecimento há coisas que posso defender para que não tenha de vir a abrir tetos, etc no futuro.

    Obrigada pela ajuda!
  9.  # 49

    Duvido que seja condensação dos tubos de AC, focava o problema no terraço, parece-me que pode ter alguma rutura na tela, se é que levou no terraço. Da piscina não creio, pois se tivesse algum problema seria contínuo, pois é de prever que esteja sempre em pressão da água. Pode é ser... mas entenda isto como um palpite e poderá ser parvo, mas disse que tem terraço por cima e que sai dom limite do prédio (estará meio que suspenso??) assim não será aí o local de uma viga e o pladur não esteja a tocar, nesse local, na própria viga??
  10.  # 50

    Colocado por: sergioajmDuvido que seja condensação dos tubos de AC, focava o problema no terraço, parece-me que pode ter alguma rutura na tela, se é que levou no terraço. Da piscina não creio, pois se tivesse algum problema seria contínuo, pois é de prever que esteja sempre em pressão da água. Pode é ser... mas entenda isto como um palpite e poderá ser parvo, mas disse que tem terraço por cima e que sai dom limite do prédio (estará meio que suspenso??) assim não será aí o local de uma viga e o pladur não esteja a tocar, nesse local, na própria viga??


    Sim é isso mesmo é género de um Bloco suspenso que vai dos r/c até ao terraço. Quanto à viga não sei mas a condensação só acontece a quando da ligação do ac. Nunca Tinha acontecido naquele local haver condensação.

    Piscina também não acredito também pelas razões que explicou. Dá mesmo ideia de ser um isolamento muito fraco para as condições que as paredes enfrentam nestas alturas do ano.
  11.  # 51

    Acontece quando liga o AC, pois aquece a divisão e se ali estiver uma ponte térmica, ou seja, betão em contacto com o tecto falso, dará condensação.
  12.  # 52

    Colocado por: sergioajmAcontece quando liga o AC, pois aquece a divisão e se ali estiver uma ponte térmica, ou seja, betão em contacto com o tecto falso, dará condensação.


    Sim possivelmente será mesmo essa a razão. O vapor de água condensa nas zonas mais frias... esperemos que fique resolvida a questão
 
0.0225 seg. NEW