Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

felismente não está numa zona sísmica muito gravosa...

na minha opinião, depois de retirar todo o "miolo" interior, devia ter feito uma estrutura pelo interior da casa, talvez metálica de forma a não roubar muito espaço interior. Agora descarregar lajes de betão em cima de paredes de pedra, acho totalmente errado. no dia que a terra abanar, já viu que não tem um único elemento vertical resistente que mantenha isso de pé??

essa intervenção carece de licenciamento e um estudo de vulnerabilidade sismica. de certeza não foi feito!
    e numa obra acompanhada por um eng.º... é de lamentar
  2.  # 22

Colocado por: miguel.fernandesParabéns pelo trajecto até agora.

Uma questão, essa estrutura de telhado é suficiente para aguentar com o peso da telha?

Tive de fazer o projecto de alteração de cobertura com a aprovação da câmara municipal, segundo o engenheiro que fez esse projecto, sim aguenta bem.
  3.  # 23

Obrigado por partilhar o decorrer da reconstrução. Não equacionou clarabias/janelas de sotão? Uma vez que vai aproveitar o mesmo.
  4.  # 24

Meteu painel Sandwich por baixo da telha lusa? Vi bem?
  5.  # 25

Colocado por: Vítor MagalhãesObrigado por partilhar o decorrer da reconstrução. Não equacionou clarabias/janelas de sotão? Uma vez que vai aproveitar o mesmo.

Sim, já estão no local para ser instaladas janelas de sótão. 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 26

Colocado por: KduvidasMeteu painel Sandwich por baixo da telha lusa? Vi bem?

Sim viu bem, o painel sandwich faz a protecção térmica e não aumenta muito o peso, a telha faz a protecção exterior.
  7.  # 27

Colocado por: the_king

Sim viu bem, o painel sandwich faz a protecção térmica e não aumenta muito o peso, a telha faz a protecção exterior.
    Do meu ponto de vista errou.
    Devia ter aplicado algo do tipo onduline e verdadeiro revestimento térmico.
  8.  # 28

Teóricamente a solução do painel sandwich como subtelha é valida e replica várias soluções da propria onduline.
    Vejo apenas um senão que é o acabamento interior. Ou fica assim (muito discutivel), ou então vai ter que levar um tecto falso e vai acrescentar peso à estrutura existente.
  9.  # 29

Colocado por: fernandoFerreirafelismente não está numa zona sísmica muito gravosa...

na minha opinião, depois de retirar todo o "miolo" interior, devia ter feito uma estrutura pelo interior da casa, talvez metálica de forma a não roubar muito espaço interior. Agora descarregar lajes de betão em cima de paredes de pedra, acho totalmente errado. no dia que a terra abanar, já viu que não tem um único elemento vertical resistente que mantenha isso de pé??

essa intervenção carece de licenciamento e um estudo de vulnerabilidade sismica. de certeza não foi feito!
    e numa obra acompanhada por um eng.º... é de lamentar

A obra tem licenciamento e projecto aprovado, com especialidades e a alteração de interiores. Não foi feito nenhum estudo de vulnerabilidade sismica pois o mesmo não foi sequer equacionado por nenhum responsável da obra ou nem pela câmara municipal. As paredes têm 60cm de espessura, foi feita uma análise prévia da estrutura e técnicas de construção das mesmas e foi aprovado que a laje fosse em abobadilha e que levasse uma cinta a "agarrar" as 4 paredes, tal como já foi feito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 30

Colocado por: Vítor MagalhãesTeóricamente a solução do painel sandwich como subtelha é valida e replica várias soluções da propria onduline.
    Vejo apenas um senão que é o acabamento interior. Ou fica assim (muito discutivel), ou então vai ter que levar um tecto falso e vai acrescentar peso à estrutura existente.

Sim esse é o senão, vai levar o teto falso.. Mas já estava previsto no projecto de cobertura...
  11.  # 31

Peço desculpa de estar a servir-me deste tópico.
    Mas tenho um telhado sandwich e reparei que começa a entrar água.
    O que fazer para isolar?
    Há algum produto, espuma ou silicone para vedar?
    Ou outra solução?
      Screenshot_20210107_104336.jpg
  12.  # 32

Gostei da sugestão da telha tradicional por cima.
  13.  # 33

Colocado por: Vítor MagalhãesTeóricamente a solução do painel sandwich como subtelha é valida e replica várias soluções da propria onduline.
    Lá está. Concordo com a parte da substituição da onduline. Mas quanto à eficácia de isolamento aquela espessura não vai fazer nada.
    Logo a ter de fazer outro tipo de acabamento e de certeza instalar isolamento eficaz, foi uma má opção.
    Se fosse uma arrecadação ou armazém e sem grandes exigências térmicas ainda compreendia. Agora. Para habitar é um erro.
    O facto de ser um produto pratico e de aplicação simplificada, ofusca as expectativas. Digo eu...
  14.  # 34

Colocado por: Alexandre SilvaPeço desculpa de estar a servir-me deste tópico.
    O que fazer para isolar?
    Ou outra solução?
    Esquisito estar a meter água na união das telhas🤨 Há alguns produtos de vedação pelo exterior, mas o ideal seria primeiro detetar o ponto de infiltração. E para uma solução mais duradoura, eu optaria pela aplicação de um rufo/chapeamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Silva
  15.  # 35

Colocado por: KduvidasLá está. Concordo com a parte da substituição da onduline. Mas quanto à eficácia de isolamento aquela espessura não vai fazer nada.
    Logo a ter de fazer outro tipo de acabamento e de certeza instalar isolamento eficaz, foi uma má opção.
    Se fosse uma arrecadação ou armazém e sem grandes exigências térmicas ainda compreendia. Agora. Para habitar é um erro.
    O facto de ser um produto pratico e de aplicação simplificada, ofusca as expectativas. Digo eu...

Kduvidas, não sei qual a espessura do painel sandwuich utilizado, mas no minimo terá 30mm e isso é melhor que apenas uma subtelha simples.
    Considerando ainda que irá ser colocado tecto falso, por mais um par de euros m2 complementa o sistema com uma lã mineral.
  16.  # 36

O que fazer para isolar?
    Ou outra solução?

Na foto não dá para ter percepção da inflitração, mas indica que a água entra pela junta dos paineis?
    Se tiver acesso à cobertura pode verificar como se encontram os parafusos de fixação nesse local e ao longo da união, pode ser por aí. A junta do painel é sobreposta, só me ocorre que os parafusos tenham sido apertados em demasia e criado uma mossa que acumule agua e eventualmente infiltração.
    Quando começou a entrar água? Foi nestes dias? Se sim, pode ser também condensação em demasia.

Concordam com este comentário: the_king
  17.  # 37

O que fazer para isolar?
    Ou outra solução?

Olá bom dia, normalmente água nesse sitio é de origem nalgum parfuso que fixam as telhas entre si, mal apertado, borracha deficiente etc. O melhor seria verificar qual o parafuso e/ou substituir ou vedar com veda e cola...
    Isto é a minha opinião.
  18.  # 38

Colocado por: Vítor Magalhães
    Kduvidas, não sei qual a espessura do painel sandwuich utilizado, mas no minimo terá 30mm e isso é melhor que apenas uma subtelha simples.
    Considerando ainda que irá ser colocado tecto falso, por mais um par de euros m2 complementa o sistema com uma lã mineral.

Exacto, é de 30mm e vai levar lã mineral entre o teto falso e o painel sandwich.. 😉
  19.  # 39

Que tipo de tecto falso vai colocar, lambrim de pinho?
  20.  # 40

Colocado por: Vítor MagalhãesQue tipo de tecto falso vai colocar, lambrim de pinho?

O orçamento que tenho é para tecto falso em gesso cartonado, mas ainda não está decidido.

0.0286 seg. NEW