Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    A situação é a seguinte:

    Tenho uma moradia R/C, 1º Andar e fiz aproveitamento do sotão. No sotão tenho telha e placa, feito burro forrei o tecto do sotão com madeira mas não coloquei isolamento entre a placa e a madeira, conclusão muito frio no inverno e muito quente no verão.

    Agora tenho duas hipóteses (talvez vocês indiquem mais), retirar o forro em madeira colocar isolamento e depois colocar pladur, ou retirar as telhas colocar isolamento e voltar a por as telhas.

    Gostava de ouvir as vossas sugestões para solucionar o problema.


    NOTA: tenho telha, placa e depois forro em madeira, falta isolamento, pode ser entre a placa e as telhas ou entre a placa e o forro, qual é o melhor?

    Desde já o meu muito obrigado
  2.  # 2

    E as paredes da moradia têm algum isolamento?
    Porque se não tiverem, ao tratar de isolar o telhado estará a resolver apenas metade do problema!
  3.  # 3

    Para resolver pelo exterior, terá de levantar todo o telhado até à laje, instalar o isolamento (à partida XPS), refazer o ripado assentar e fazer novos cumes e vedações.
    Acrescem ainda todos os inconvenientes decorrentes da altura do isolamento, reajustar platinandas, caleiras, rufos, algerozes...
    Mais simples, menos onerosa e que lhe permite dosear a eficácia será uma intervenção interior. Se tiver pé direito razoável pode aplicar espessuras de isolante maiores logo mais eficazes, do que pelo exterior.
    Pode inclusive recuperar o forro de madeira e voltar a aplicá-lo. Não é obrigatória uma solução em gesso laminado.
    Simultaneamente pode completar o isolamento nas paredes interiores e obter um efeito box de todo o espaço.
  4.  # 4

    Kduvidas muito obrigado pela resposta. Deixo em baixo o esquema da situação (corte lateral). Então acha que faço bem isolar os "triangulos" com placas xps?

    Já vi que por fora fica mais caro/trabalhoso e com menos resultado.

    Mas acha que retiro o forro todo, coloco isolante (placas xps) e volto a colocar ou tem mais alguma ideia?

    A area da divisão é de 60 metros quadrados

    esquema
  5.  # 5

    Não. Não acho.
    Para ter resultado ótimo deve isolar as duas águas totalmente, até porque vai beneficiar toda a habitação e não só o sótão. Depois faz as paredes amarelas com o mínimo de isolamento.
    Não aconselho XPS a menos que tenha problemas de pé direito e qualquer que seja a solução nunca pense em menos de 100mm manta de lã ou 80mm de XPS.
    Qual é a altura que tem no vértice?
    E nos sítios a amarelo?
  6.  # 6

    No vértice tenho 2 metros nas amarelas 1 metro. Neste momento uso o sótão como escritório.

    Quer dizer que na parte azul forro o "chão" com lã, e forro também as paredes amarelas.

    E a parte verde que tem forro de madeira?
  7.  # 7

    Colocado por: jackslaterA area da divisão é de 60 metros quadrados
      Capturar2.PNG
  8.  # 8

    Colocado por: jackslaterNo vértice tenho 2 metros nas amarelas 1 metro. Neste momento uso o sótão como escritório.

    Quer dizer que na parte azul forro o "chão" com lã, e forro também as paredes amarelas.

    E a parte verde que tem forro de madeira?
    Não, nada disso. As partes verdes esqueça. O que tem de forrar são as águas do telhado a laranja. Se não forrar essas escusa de gastar dinheiro no resto pois essas são as fundamentais.
    Depois faz as paredes amarelas e forra também mas aí já pode ser lã de 60mm.
    Forrando a esteira do telhado Laranja não precisa forrar o piso em lado nenhum.
    Agora. Se só tem 2m na parte mais alta, espero que você não tenha muito mais de 1,60m porque com a altura de isolamento que necessita + forro, praticamente vai andar sempre com torcicolo😉
  9.  # 9

    Nb: Quanfo digo forrar, quero fizer Isolar obviamente🙂
  10.  # 10

    Bom dia Kduvidas,

    Desde já quero agradecer a sua amabilidade e disponibilidade para me esclarecer.

    O problema esta em isolar a esteira do telhado laranja, porque laranja é a lage/placa do sotão ou isolo por cima da laranja e tenho de levantar o telhado (a vermelho) ou isolo por baixo e tem de ser nos triângulos azuis e tirar o forro em madeira a verde para colocar o isolamento.








    Mais uma vez muito obrigado
  11.  # 11

    Afinal você não tem 2m no vértice mas sim naquele nivelamento que fez por baixo da viga central, certo?
    Tem aí um rico espaço e bom acabamento, só que deve rapar um frio que nem é bom...🤨
    O que eu aconselho é:
    Retirar o forro de forma a poder reaplicar (dá trabalho mas vale a pena).
    Altera o ripado para acomodar a espessura do isolamento. Mete ripado vertical nas paredes laterais a acompanhar o do telhado. Idem nas paredes de topo.
    Com ripado de 8cm consegue acomodar manta de 100mm.
    Volta a aplicar o ripado e na parede faz o acabamento que entender. Ou mais forro ou gesso laminado.
    Nas paredes o que perde de espaço é irrelevante.
    No teto deve atualmente ter 4a5 cm (ripado + forro), passaria a ter 10 cm = 8 de ripado + 2 de forro, ou seja perde 5cm, mas garanto-lhe que vale o investimento.
    Nos triângulos azuis como lhe chama, só vendo lá dentro e dependendo do uso que lhe quer dar, aplicava EPS de 8mm no telhado e XPS de 3mm no piso só para regularizar a superfície e não se esqueça de isolar as paredes dos topos.
    A parede amarela não precisa de nada pois já está isolada pela outra face.
    Se optar por isto, acho que vai ficar satisfeito com o resultado
  12.  # 12

    Kduvidas, você é fantástico, obrigado por tudo.

    "Afinal você não tem 2m no vértice mas sim naquele nivelamento que fez por baixo da viga central, certo?
    Tem aí um rico espaço e bom acabamento, só que deve rapar um frio que nem é bom...🤨"

    Sim, é isso mesmo.

    Vou seguir o seu conselho porque trabalhar com madeira eu desenrasco-me, e pladur nunca experimentei (sou técnico de informática e isto é tudo por carolice e para poupar uns cobres). E assim aproveito o forro.

    Mais umas dúvidas:

    EPS de 8mm no tecto dos triângulos azuis (vão ficar completamente fechados, não os vou usar) não acha pouco? assim como o xps de 3mm no chão, não será pouco?

    Quando fala em manta de lã de 8cm é lã de rocha?

    Mais uma vez muito obrigado
  13.  # 13

    Tem razão. Peço desculpa mas a certa altura comecei a baralhar mm com cm (a cabeça pensa mais rápido que o teclado 😉).
    Recapitulando o EPS é de 80mm e o XPS para o piso de 30mm.
    Mesmo que não vá usar aqueles vãos, dá consistência ao isolamento, o que vai beneficiar a habitação como um todo.

    Quanto à manta, esqueça a “rocha”, é manta de lã mineral.
    Rocha, vidro, sílica, resinas, etc... entram no processo de fabrico, mas no fundo o que lhe interessa é MANTA, em rolo, maleável, leve e fácil de manusear.
 
0.0178 seg. NEW