Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Tenho uma moradia na qual não tenho acesso interior ao sótão, no entanto, gostaria de o fazer apenas para poder mandar coisas para lá e/ou eventualmente facilitar a vida à inspeção visual do telhado e manutenção de paineis solares.

Tendo um detetor de metais e identificando a localização exata das vigas, é possível abrir um rasgo nas abobadilhas entre duas vigas de forma segura? Ou acham que é imperativo contratar um engenheiro para dar o aval dele?

Obrigado.
  2.  # 2

Se fosse eu começava por abrir um buraco. Se acertar numa vigota desvia para um dos lados e depois "rompe" a partir daí.
    Concordam com este comentário: mtavares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coimbra2021
  3.  # 3

Colocado por: Vítor MagalhãesSe fosse eu começava por abrir um buraco. Se acertar numa vigota desvia para um dos lados e depois "rompe" a partir daí.

Quando disse viga, o coimbra2021, provavelmente quis dizer vigota. No entanto, eu também tenho a mesma dúvida que ele. É seguro ou há algum risco?
  4.  # 4

Colocado por: coimbra2021Tendo um detetor de metais e identificando a localização exata das vigas, é possível abrir um rasgo nas abobadilhas entre duas vigas de forma segura? Ou acham que é imperativo contratar um engenheiro para dar o aval dele?

desde de que não mexa nas vigas é seguro mandar as abobadilhas abaixo. Agora está é a criar ai uma brecha no isolamento da casa. Eu tenho na despesa umas escadas de acesso ao sótão daquelas que se puxam e recolhem e a despesa é bem mais fria no inverno e mais quente no verão do que o resto das divisões.
  5.  # 5

@pauloagsantos
    pode sempre colocar uma placa grossa de roofmate nessa abertura
  6.  # 6

Colocado por: pauloagsantos
    desde de que não mexa nas vigas é seguro mandar as abobadilhas abaixo. Agora está é a criar ai uma brecha no isolamento da casa. Eu tenho na despesa umas escadas de acesso ao sótão daquelas que se puxam e recolhem e a despesa é bem mais fria no inverno e mais quente no verão do que o resto das divisões.

Pois, no meu caso (abri um tópico sobre isolar a caixa de telhado) como já vou meter umas mantas de lã mineral no chão da laje, parece-me que é uma questão de calafetar bem o buraco e deixar a tampa que lá vou pôr com uma boa camada de lã por cima para que nada passe e exerça peso para vedar.

A minha ideia não era de meter umas escadas, apenas uma tampa em madeira para facilitar o acesso posterior em caso de necessidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coimbra2021
  7.  # 7

Um acesso ao sotão, se for para usar muito esporadicamente, é abrir o buraco e fixar um aro com uma guarnição voltada para baixo e um painel de aglomerado folheado a madeira. Para compensar a brecha no isolamento pode colocar um painel de lã de rocha no topo e cada vez que precisar de aceder ao mesmo é só arrastar para o lado. Em alternativa pode colar a lã de rocha no tardoz do painel de aglomerado.
    Pro tip, pode pintar tudo de branco.
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet, coimbra2021
  8.  # 8

As vigotas nao pode cortar sem reforçar senao as vigotas ficam sem apoio. pode tirar a tijoleira, mas a tijoleira no max tem 48cm de largura...
  9.  # 9

Colocado por: Vítor MagalhãesUm acesso ao sotão, se for para usar muito esporadicamente, é abrir o buraco e fixar um aro com uma guarnição voltada para baixo e um painel de aglomerado folheado a madeira. Para compensar a brecha no isolamento pode colocar um painel de lã de rocha no topo e cada vez que precisar de aceder ao mesmo é só arrastar para o lado. Em alternativa pode colar a lã de rocha no tardoz do painel de aglomerado.
    Pro tip, pode pintar tudo de branco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:coimbra2021

Exatamente isso que estava a pensar!
  10.  # 10

Colocado por: riscosAs vigotas nao pode cortar sem reforçar senao as vigotas ficam sem apoio. pode tirar a tijoleira, mas a tijoleira no max tem 48cm de largura...

Felizmente não sou uma pessoa gorda, com 48cm acho que passo bem entre as vigotas :)

Apenas para fixar a moldura no sítio posso fazer dois furitos de 6mm numa vigota, certo? Se bem que posso sempre prender tudo com espuma e fica logo isolado
  11.  # 11

Uma vez que a vigota tem o formato de um T invertido, basta deixar uns tacos nas laterais dos aros e fixar com espuma de poliuretano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
    •  
      GMCQ
    • há 7 dias

# 12

Boa tarde tem fotos dessa operação? Da abertura para o sótão? Obrigado

Colocado por: coimbra2021

Felizmente não sou uma pessoa gorda, com 48cm acho que passo bem entre as vigotas :)

Apenas para fixar a moldura no sítio posso fazer dois furitos de 6mm numa vigota, certo? Se bem que posso sempre prender tudo com espuma e fica logo isolado
  12.  # 13

Ainda não o fiz! Quando fizer já venho cá meter umas fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ