Iniciar sessão ou registar-se
    • jrap
    • 7 janeiro 2021 editado

     # 1

    Boa tarde, hoje passei na minha obra e reparei que o tubo para o gás que lá têm é de 25mm de diâmetro. Como no projeto diz tubo de 32mm eu liguei ao sr. da empresa que me anda a fazer a instalação e ele disse que não havia problema, não afectava na vistoria nem no desempenho do esquentador. É mesmo assim?
    O tubo irá ser colocado dentro de manga dupla parede corrugado desde da caixa contador no muro exterior (tal como no projeto...teve de ficar preparado para gás natural apesar de que nunca irá existir aqui na aldeia), até à fachada traseira da casa onde está a caixa de corte e daí segue até ao esquentador em cobre. As botijas (2 pequenas) ficam ao lado do suposto contador, junto ao muro exterior. O tubo terá um comprimento de cerca de 40 metros e depois uns 10 em cobre até ao esquentador. Pode ficar o de 25mm? (Ele disse qualquer coisa que no projeto era o de 32 porque se fazia assim antigamente mas que agora já se usava o de 25)
  1.  # 2

    Pergunte ao autor do projecto de gás...
  2.  # 3

    Só lhe digo que não pode ter mais de 20m da porta de casa á válvula de corte de gás.

    O resto são invenções do instalador.. e não sei que tubo de 25 é esse... Em gás em ramais domiciliários usa-se tubo pe sdr11 em diâmetro exterior de 20 32 ou 40

    E obriga depois a caixa transição pe-cobre no exterior da moradia.

    O instalador que cumpra o projeto.. ou pergunte ao fiscal da obra que contratou


    E atenção a colocar o tubo de gás dentro de outro tubo, leia a ET305 https://www.portgas.pt/downloads/file389_pt.pdf

    Não é boa pratica porque ninguem faz isso em condições nem com os topos ventilados !

    E não há necessidade e pode ficar com uma bomba no jardim se houver uma fuga
    • jrap
    • 8 janeiro 2021

     # 4

    O tubo que lá está enrolado é algo deste género: https://www.sanitop.pt/tubo-polietileno-para-gas-25mm-rolo-100m
    Posso tirar foto quando passar na obra.

    À exceção desse diâmetro do tubo penso que o resto está tudo conforme o projeto: desde a caixa de corte exterior que está nas traseiras da casa (onde há então a transição deste tubo para cobre) até à caixa contador que está no muro da frente são cerca de 40 metros. Esses 40m de percurso é que tem a manga corrugada por onde eles agora enfiam esse tubo de 25 (como foi feito na água, o tubo PP de 32 foi enfiado dentro de uma manga de 63 desfe o contador até ao 1° coletor na casa)...Isso feito assim é perigoso? Eu pensei que era para ser mais fácil uma possível substituição do dito tubo. Cerca de 15m desse percurso levará calçada em cima, o restante percurso segue mais ou menos alinhado com o lancil enterrado no jardim a mais de 70cm
  3.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasPergunte ao autor do projecto de gás...


    Colocado por: jrapPosso tirar foto quando passar na obra.
    • jrap
    • 8 janeiro 2021

     # 6

    sdr

    dav

    dav

    O tubo de 25 e a manga que está na vala que serve para passar o outro por dentro é essa corrugada vermelha de 63...
  4.  # 7

    A tubagem de cobre tem quanto de diâmetro?
  5.  # 8

    Eu, enquanto projetista, utilizo tubagens SDR11 de PE com 20,32 ou 40 mm. Desconheço a existência de tubagem com 25mm.

    Normalmente, as ligações a aparelhos tradicionais de gás (baixo caudal) executa-se com cobre diâmetro 18mm. Esta tubagem de 18mm (medida exterior) tem um diâmetro interior de 16 mm. Ao estar a utilizar uma tubagem de 32 mm (26 mm interiores), em principio cumpre. Se descer um diâmetro , 20 mm ( 14 mm interiores) já está a utilizar uma tubagem com menor diâmetro antes da tubagem de cobre o que não está correto, sem sequer fazer contas a eventuais perdas de carga, que existem, ao longo desses 40 metros que refere. PE com 25 mm só utilizo em projetos de abastecimento de água, nunca vi em gás.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    • jrap
    • 8 janeiro 2021

     # 9

    Colocado por: helder121A tubagem de cobre tem quanto de diâmetro?


    Ou é 18 ou 22, só medindo...isto só vai alimentar o esquentador pois foi uma insistência do engenheiro deixar como 3a alternativa "instantânea" para as AQS (1°solar, 2° recuperador lenha). No projeto ele também contemplou placa a gás mas eu falei com ele que não queria (prefiro a indução) e nem o tubo que iria para lá se passou (não houve problema nesse aspeto por parte do engenheiro porque foi retirar e não acrescentar)
    • jrap
    • 8 janeiro 2021

     # 10

    Medindo com a fita parece ser 18 com o invólucro é que vai para mais ou menos 22...pois, esse PE de 25 como tem 3mm de espessura fica com 19 interior
 
0.0101 seg. NEW