Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Em Julho do ano passado, susbstitui todas as pedras de mármore das minhas janelas, no total 7 pedras.

    Ontem ao observar as pedras, reparei que em todas existem uns veios acastanhados, no qual a pedra encontra-se a "lascar", ou seja, a mesma encontra-se a abrir buraco nessas zonas e se eu forçar com a unha, consigo retirar pequenas lascas de mármore nessas mesas zonas.

    A casa situa-se junto ao mar, não sei se terá influência.

    O que se poderá estar a passar com as pedras?

    Será que é possível reparar com algum tipo de produto, não sendo necessário arrancar as mesmas?

    Obrigado

    1
    2
    3
  2.  # 2

    Eu tenho janelas e uma varanda com este problema e não estou junto ao mar.
    Pode ser causado pelo produto usado para limpar, tendo ácido pode corroer. Não sei se é o caso, mas também gostava de saber como se podem recuperar
  3.  # 3

    O marmore é uma pedra natural, portanto heterogénea. esses veios, que estão a escamar, são formados por minerais menos resistentes ou susceptiveis a variações de humidade, ou seja, tem aí um "defeito" na pedra.
    Por isso é que as pedras tem diversos graus de escolha e preços a condizer.
    Concordam com este comentário: Bigmouse, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasO marmore é uma pedra natural, portanto heterogénea. esses veios, que estão a escamar, são formados por minerais menos resistentes ou susceptiveis a variações de humidade, ou seja, tem aí um "defeito" na pedra.
    Por isso é que as pedras tem diversos graus de escolha e preços a condizer.


    já aprendi uma coisa hoje!
  5.  # 5

    Além disso, opar do mar carrega sais dissolvidos que penetram nos orifícios da pedra. Quando cristalizam, aumentam de volume e criam fissuras nas oedras.
    Seria bom aplicar um selante nesses peitoris.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Colocado por: nunogouveiaAlém disso, opar do mar carrega sais dissolvidos que penetram nos orifícios da pedra. Quando cristalizam, aumentam de volume e criam fissuras nas oedras.

    Pode acontecer. Depende das condições de exposição dessas cantarias.
  7.  # 7

    Colocado por: nunogouveiaAlém disso, opar do mar carrega sais dissolvidos que penetram nos orifícios da pedra. Quando cristalizam, aumentam de volume e criam fissuras nas oedras.
    Seria bom aplicar um selante nesses peitoris.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    E o que pode levar a cristalizar além do gelo/degelo?
  8.  # 8

    A formação de cristais são essencialmente causados pela falta de impermeabilização de base, ciclos de molhagem/ secagem da pedra, que tem sempre porosidade.
  9.  # 9

    Alguma sugestão para um bom impermeabilizante para este tipo de pedra?
  10.  # 10

  11.  # 11

    Mas se a origem dos cristais advir de humidade por capilaridade, este produto pouco irá fazer, pode a´te ser prejudicial.( apesar de na ficha técnica dizer que não fecha os poros, permitindo o material "respirar".
    Concordam com este comentário: pc ferreira
 
0.0144 seg. NEW