Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros,

Já procurei e não encontro uma solução simples para poder ligar automáticamente as luzes do jardim/exteriores da casa. Toda a gente me fala em domótica, elevados preços para uma coisa que deve ser tão simples quanto, colocar um sensor de luminosidade junto do ponto de luz??

Bem, a verdade é que me sinto um bocado perdido e gostaria das opiniões dos experts!

Abraços
  2.  # 2

Boa noite...
    Como quer fazer o comando da iluminação?

Quer que acendam por detecção de movimento e apaguem depois de uns minutos, ou que acendam ao escurecer e fiquem ligadas toda a noite?
    • naar
    • 15 novembro 2009

# 3

Colocado por: alfmtsBoa noite...
    Como quer fazer o comando da iluminação?

Quer que acendam por detecção de movimento e apaguem depois de uns minutos, ou que acendam ao escurecer e fiquem ligadas toda a noite?

Eu acho que é melhor por horário. Com detecção de movimentos, qualquer cão/gato, tigre ou elefante (no caso de ser no Quénia):) activa as luzes! Com sensor de luminosidade ficam ligadas toda a noite e se não precisar de passear no jardim ás 4,00 da manhã está a gastar energia, que não é barata!

Basta colocar no QE um ou vários interruptor(es) horário(s) na(s) linha(s) da iluminação exterior, depois programa e já está! Esse interruptor tem para além do Automático que funciona consoante a programação horária, um On (para estar sempre ligado, por exemplo em noite de festa) e um Off (para estar sempre desligado, por exemplo quando vai de férias e quer desligar alguns sectores).

Junte-lhe umas lâmpadas economizadoras de 11W e projectores distanciados +- 4,00mt. e fica perfeito e económico.(dentro do possível):)
  3.  # 4

tem pontos de luzes a funcionar a energia solar e que têm sensor de luminosidade, que as fazem acender apenas à noite.
    não me parecem que sejam assim tão caras.
  4.  # 5

Eu queria mesmo que as luzes ficassem acesas durante a noite e que apagassem aos primeiros raios de luz. A factura da EDP é algo que tenho de suportar, uma vez que já fui vitima de roubo no jardim pelo simpels facto de não acender a iluminação exterior. Assim, se não me preocupasse com as luzes era optimo, sei que apagavam e desligavam sempre que necessário. As lâmpadas já são economizadoras, o que dentro do desperdício já não é mau.

Que acessório é esse que posso colocar no QE? Isso é algo que posso encontrar numa casa de materiais de construção ou é mais específico e preciso de contactar um electricista??

Os pontos de luzes a energia solar não iluminam nada, pelo menos os que tenho visto, é uma luz ténue, tipo âmbar.....não são opção para este caso.
  5.  # 6

• naar
    • 15 novembro 2009

# 7

Colocado por: ramiguel
    Que acessório é esse que posso colocar no QE? Isso é algo que posso encontrar numa casa de materiais de construção ou é mais específico e preciso de contactar um electricista??

Em qualquer armazem/loja de material eléctrico encontra-os. São do tamanho dos vulgares disjuntores, se tiver um circuito unicamente para a iluminação exterior (ou vários) é substituir apenas os disjuntores normais pelos interruptores horários.

Quanto á ligação, são só 3 fios, mas como tem que abrir o QE acho melhor contactar um electricista.
  6.  # 8

Conheço duas boas hipoteses:

1º - colocar um relógio que se liga numa tomada normal e não chega a custar 10€. É só programar o horario de ligar e desligar.
    O único inconveniente é que tem de programar sempre que se muda do verão para o inverno.

2º - colocar um relógio mo quadro principal, tem um custo de cerca de 35€ , e pode ser programado para o verão e inverno.

Pode ser comprado em qualquer loja de electricidade ou grandes superficies.
  7.  # 9

O que encontrei mais próximo daquilo que me indicam é isto da Hager

Interruptor Crespular (que deve ser instalado junto das luzes, certo?) http://www.hager.pt/produtos/hager/comando-sinalizacao-e-gestao-de-energia/inter.-ee-702/1024-971.htm

Interruptores Astronómicos (deve ser por causa dos 98 euros de preço!!! Por outro lado, são bastante completos.) http://www.hager.pt/produtos/hager/comando-sinalizacao-e-gestao-de-energia/prog.-astronomicos/1024-968.htm

Também há o comando via telefone, e aí podia estender a coisa para os estores, ligar aquecimento, etc...

As tomadas estão completamente fora de questão...não tenho iluminação ligada a tomadas.
    • naar
    • 15 novembro 2009

# 10

Existem uns parecidos com esses digitais, mas são mecânicos e só ocupam um espaço de um módulo no QE.
  8.  # 11

Olá, Boas

Pelo mesmo motivo de segurança instalei 4 luzes economizadoras ligadas a um detector de movimento
    que comprei no aki (por menos de 10 euros) e estou satisfeito, de dia não acende e á noite detecta
    quem passe por lá , como o jardim é vedado só acende se alguem entrar indevidamente, resultou para o meu
    caso, não sei se seria bom para o seu.
  9.  # 12

Colocado por: naarExistem uns parecidos com esses digitais, mas são mecânicos e só ocupam um espaço de um módulo no QE.

Tenho algum receio dos mecânicos...o mais certo é falharem se houver um corte de energia. Já os digitais,têm uma pilha de reserva com capacidade para 5 anos e mesmo com corte de energia, mantém-se pontuais.

Contactei o electricista responsável pela instalação lá de casa, que me diz que o sensor crespular já não é possível instalar, mas que tem experiencia em colocar os temporizadores mecânicos com contactor (para os picos de corrente!!!)...quanto aos digitais não tem um conhecimento aprofundado sobre os mesmos.

Outra ideia que surgiu hoje é, colocar a iluminação TODA do jardim a ser alimentada por um aerogerador! Quão dificil seria isto, considerando que são cerca de 6 luzes ou mais, que até poderia instalar, considerando que a energia passaria a ser "verde"???
    • naar
    • 16 novembro 2009

# 13

Colocado por: naarExistem uns parecidos com esses digitais, mas são mecânicos e só ocupam um espaço de um módulo no QE.

Tenho algum receio dos mecânicos...o mais certo é falharem se houver um corte de energia. Já os digitais,têm uma pilha de reserva com capacidade para 5 anos e mesmo com corte de energia, mantém-se pontuais. (são mais baratos, mais pequenos e tb a pontualidade em cao de falta de corrente, tb não será muito importante, pois não? é só abrir a porta do quadro e acertar a hora novamente, agora é uma questão de custos)

Contactei o electricista responsável pela instalação lá de casa, que me diz que o sensor crespular já não é possível instalar, mas que tem experiencia em colocar os temporizadores mecânicos com contactor (para os picos de corrente!!!)...quanto aos digitais não tem um conhecimento aprofundado sobre os mesmos. (para mim a dificuldade será a mesma, o digital será diferente para si como utilizador, para quem liga acho que não há ciência)

Outra ideia que surgiu hoje é, colocar a iluminação TODA do jardim a ser alimentada por um aerogerador! Quão dificil seria isto, considerando que são cerca de 6 luzes ou mais, que até poderia instalar, considerando que a energia passaria a ser "verde"???

Quanto a esta, acho que irá ficar-lhe mais cara, mas não há nada como fazer uma pesquisa na net e in formar-se dos preços.
  10.  # 14

Meus caros!

Comprei dois temporizadores por 25 euros cada...agora é só substituir os disjuntores e colocar aquilo a trabalhar por mim!!

Tanto os LEgrand, como os Hager, custam os olhos da cara, 48 euros o mecanico e 98 o digital, respectivamente. Consegui 2 x 25, digitais iguais aos Hager, com bateria de lithium para 3 anos, 16 programações possíveis...vale a pena comprar na internet! :P
    •  
      FD
    • 26 novembro 2009

# 15

Colocado por: ramiguelvale a pena comprar na internet! :P

"Adonde"?
  11.  # 16

Colocado por: FD

"Adonde"?

No local de sempre!!! EBAY alemão!!! LOL
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
    • naar
    • 27 novembro 2009

# 17

Colocado por: FD

"Adonde"?

No local de sempre!!! EBAY alemão!!! LOL

Estas pessoas agradeceram este comentário:FD

Ponha-se a publicitar isso e depois qualquer dia tem que ensinar alemão aqui á malta, pelo menos a mim, que um dia quando cheguei a Colónia estava a ver que não passava da estação de comboios, :)
  12.  # 18

Nada disso...não tenho comissão do Ebay alemão, não pesco nada alemão e nem gosto de cerveja (atípico, eu sei)!!!

A verdade é que das duas umas...ou somos mesmo muito pobrezinhos neste fim do mundo e temos de levar com preços 200% mais elevados que o resto do mundo ou estamos com azar porque as empresas acham que temos elevados salários!
    Por isto é que o País não avança, temos de fazer elevados investimentos para ter o mínimo de conforto (importar, importar, importar), não damos a ganhar aos empresários portugueses (querem sempre garantir um lucro no mínimo espaço de tempo possível, penalizando o consumidor com preços elevados), nem contribuimos para o desenvolvimento do país (paguei IVA alemão).

Já sei....política é para outro fórum!! Bom FDS pessoal!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  13.  # 19

Carissimos

alguém conhece o sistema SOMFY??? www.somfy.com
  14.  # 20

Colocado por: ramiguelNada disso...não tenho comissão do Ebay alemão, não pesco nada alemão e nem gosto de cerveja (atípico, eu sei)!!!

A verdade é que das duas umas...ou somos mesmo muito pobrezinhos neste fim do mundo e temos de levar com preços 200% mais elevados que o resto do mundo ou estamos com azar porque as empresas acham que temos elevados salários!
    Por isto é que o País não avança, temos de fazer elevados investimentos para ter o mínimo de conforto (importar, importar, importar), não damos a ganhar aos empresários portugueses (querem sempre garantir um lucro no mínimo espaço de tempo possível, penalizando o consumidor com preços elevados), nem contribuimos para o desenvolvimento do país (paguei IVA alemão).

Já sei....política é para outro fórum!! Bom FDS pessoal!

Estas pessoas agradeceram este comentário:naar

Olá amigo ramiguel,

Cá em Portugal também arranja temporizadores digitais por 22,00€+IVA da Weidmuller.

Estão em promoção até ao fim do ano.

Os Hager e Legrand realmente são mais caros.

Para quem não pode ou não quer instalar temporizadores, há lâmpadas com interruptor crepuscular incorporado:

http://www.steinel.de/en/produkte_fuer_heimwerker/daemmerungsschalter/sensor_light

São é um pouco caras mas é só substituir a lâmpada.Acho que a Osram também tem.

0.0249 seg. NEW