Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho um disjuntor 16A que ultimamente tem disparado ao ponto de neste momento já não ser possível levantar. Se levanto, estoura, dá faíscas/luz e manda abaixo o geral.
    Acontece que esse é importante pois tem o circuito da maior parte das tomadas da casa. Já desliguei TUDO das tomadas, continua a acontecer. Também já verificar se fio estava bem apertado no disjuntor, está.
    Tirei esse fio desse disjuntor e liguei a outro, passou esse outro a ir abaixo portanto a causa está mesmo nesse circuito.
    Qual é a fase seguinte? O que posso fazer? Duas dessas tomadas tinham 2 aquecedores, pensei na hipótese de no derivador que está no telhado, ter algo derretido que faça com que um fio toque no outro... mas não sei se isso faz sentido.
    Quais passos sugerem que verifique (antes de chamar um electricista). Estou +- confortável com o básico de electricidade pelo que queria primeiro eu verificar.
    Agradeço desde já as dicas.
  2.  # 2

    Se o disjuntor dispara sem nada ligado, é porque tem um curto-circuito nesse circuito.
    Concordam com este comentário: Silva Costa
    • size
    • 9 janeiro 2021

     # 3

    Colocado por: ridjumbambo
    Qual é a fase seguinte? O que posso fazer? Duas dessas tomadas tinham 2 aquecedores, pensei na hipótese de no derivador que está no telhado, ter algo derretido que faça com que um fio toque no outro... mas não sei se isso faz sentido.

    Faz todo o sentido.
    Inspeccione todas as tomadas, começando por aquelas onde liga os aquecedores ou outros electrodomésticos de maior potência. Pode, existir tomadas carbonizadas...
    Concordam com este comentário: Silva Costa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo
  3.  # 4

    Colocado por: FSeixasé porque tem um curto-circuito nesse circuito.


    Certo, e como resolvo? O que poderá estar a causar o curto? Qual é o passo seguinte, abrir todas as tomadas e verificar se cabo está bem ligado? Ir ao telhado e verificar o mesmo? Se se for na parede, fio derretido em alguma parte do circuito e inacessível?
    Agradeço dicas para fazer verificação.
  4.  # 5

    Os fios quando derretem é por mau aperto, abre as tomadas desse e confirma o estado delas, se no telhado também tiver uma derivação, convém ver.
    Concordam com este comentário: Silva Costa
  5.  # 6

    Pode seguir o circuito e ir descartando secções.
    Vá à 1a. caixa de derivação e desligue tudo da caixa para a frente e acione o disjuntor. Se ele fixar é porque esse troço está bom.
    Pelo que diz Provavelmente terá mais do que um ramal. Assim, em seguida ligue um ramal e vá experimentando todos até encontrar aquele que faz disparar.
    Aí começa a verificar tomadas começando pela 1a. da série.

    Talvez seja boa ideia prever a substituição do disjuntor, se já levou muitas esquentadelas, estará certamente enfraquecido.
    Concordam com este comentário: mynameislemos, Silva Costa
  6.  # 7

    Colocado por: KduvidasPode seguir o circuito e ir descartando secções.
    Vá à 1a. caixa de derivação e desligue tudo da caixa para a frente e acione o disjuntor. Se ele fixar é porque esse troço está bom.
    Pelo que diz Provavelmente terá mais do que um ramal. Assim, em seguida ligue um ramal e vá experimentando todos até encontrar aquele que faz disparar.
    Aí começa a verificar tomadas começando pela 1a. da série.

    Talvez seja boa ideia prever a substituição do disjuntor, se já levou muitas esquentadelas, estará certamente enfraquecido.
    Concordam com este comentário:mynameislemos,Silva Costa


    Obrigado.
    Problema descoberto no telhado. Cabos derretidos em uma derivação e fundidos neutro com fase. Era o cilindro + 1 aquecedor na mesma derivação + humidade (presumo que tenha influenciado) que curiosamente (e surpreendentemente para mim) subia desde a tomada do quarto de banho a entrar no tubo da electricidade a sair na caixa de derivação. Estava cheia de humidade por causa dos vapores dos banhos quentes nesta altura do ano.
  7.  # 8

    Colocado por: ridjumbambo

    Obrigado.
    Problema descoberto no telhado. Cabos derretidos em uma derivação e fundidos neutro com fase. Era o cilindro + 1 aquecedor na mesma derivação + humidade (presumo que tenha influenciado) que curiosamente (e surpreendentemente para mim) subia desde a tomada do quarto de banho a entrar no tubo da electricidade a sair na caixa de derivação. Estava cheia de humidade por causa dos vapores dos banhos quentes nesta altura do ano.
    Ainda bem que encontrou a causa e obrigado por ter vindo aqui dar o feedback.
    Agora. Por favor, repare a situação como deve de ser. Essa situação que relatou, mesmo assim é um perigo:

    Você tem de eliminar a todo o custo esse ressoado que vai à caixa de derivação.
    Não reduza de forma alguma o diâmetro dos fios até às tomadas.
    Ao substituir os fios por novos preveja a passagem de um fio de terra entre o quadro e as tomadas.
    Veja se a nova instalação fica bem estanque é vedada a humidades. Humidade/água é o inimigo n°1 da eletricidade.
    Aproveite e verifique toda a restante instalação da casa.

    E então sim, durma descansado👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo
  8.  # 9

    tenham muito cuidado, por favor! a última vez que o quadro disparou, tive um incêndio causado por uma avaria numa arca congeladora horizontal. :( insisti em voltar a ligar o disjuntor e correu muito mal... insulto-me todos os dias por ter feito isso.
    não facilitem, por favor!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo
 
0.0116 seg. NEW