Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde. Temos uma casa já com mais de 30 anos e estamos aos poucos a fazer algumas remodelações. Agora estávamos a pensar renovar as paredes exteriores. As paredes são aquela "carapinha" (não são lisas, não sei o nome técnico) e em alguns lados as paredes estar a descascar. A nossa intenção é colocar pladur na região interior da casa, tudo o que é paredes exteriores. Acham que com essa mudança já é possível arear o exterior da casa em vez de capoto? É que capoto é caríssimo e por arear os dois andares da casa (que ainda é grande e tem 2 andares) levam certa de 2500 euros, a casa toda. Gostava de saber a opinião de quem sabe já que eu pouco percebo 😅obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: Raquel @É que capoto é caríssimo e por arear os dois andares da casa (que ainda é grande e tem 2 andares) levam certa de 2500 euros, a casa toda. Gostava de saber a opinião de quem sabe já que eu pouco percebo 😅obrigada
    tem é de calcular o preço de arear MAIS o preço do pladur e isolamento + mão de obra... só depois pode comparar com o ETICS
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 3

    Mas pladur no interior já quero por porque as paredes não estão lisas e preferia pladur... Por arear e pintar fazem um orçamento 2000 euros... Já acrescentei um 500 euros a mais para imprevistos sei lá..
  4.  # 4

    Sistema ETICS em XPS com 6 ou 8cm de espessura... Mal o aplica, notará logo a diferença em termos de conforto térmico.
    Concordam com este comentário: antonylemos, Silva Costa
  5.  # 5

    Colocado por: fleite10Sistema ETICS em XPS com 6 ou 8cm de espessura... Mal o aplica, notará logo a diferença em termos de conforto térmico.
    Concordam com este comentário:antonylemos


    XPS? Porquê o XPS?

    Diria que o isolamento em XPS seria o ultimo isolamento a aconselhar numa lista com:

    - Lã mineral
    - Eps Grafite
    - Cortiça
    - Eps Normal
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 6

    Em primeiro lugar, lã mineral é um material que se aplica pelo interior, não pelo exterior, e o objetivo desse material não é trabalhar a térmica, mas sim as questões acústicas e corta-fogo. Portanto, só por aí já não é opção quando falamos de sistema ETICS. A cortiça é de facto muito boa, especialmente em termos acústicos, mas tem um custo muito mais elevado, e por isso ficou carta fora do baralho. Resta falar de EPS ou XPS, e a diferença está sobretudo na dilatação de cada um... eu prefiro XPS porque tem menor dilatação e, portanto, menos resistente a embates mas mais isolamento térmico. EPS grafite não conheço.

    Nota: é só a minha opinião. Cada pessoa saberá o melhor sistema a aplicar... sobretudo os construtores e aplicadores.
  7.  # 7

    Colocado por: fleite10Em primeiro lugar, lã mineral é um material que se aplica pelo interior, não pelo exterior, e o objetivo desse material não é trabalhar a térmica, mas sim as questões acústicas e corta-fogo. Portanto, só por aí já não é opção quando falamos de sistema ETICS.


    Está errado. Sistemas ETICS com lã mineral, nomeadamente lã de rocha, tem desempenhos muito bons nessas características todas que elencou, incluindo a térmica.
  8.  # 8

    Não me vai dizer que a Lã de Rocha trabalha tão bem a questão térmica como um EPS ou XPS, certo? Na parte acústica, sim, sem dúvida, e dou-lhe toda a razão. De todo o modo, apenas dei a minha opinião e seguramente que outras pessoas podem ter opiniões diferentes da minha ;)
  9.  # 9

    Colocado por: fleite10Não me vai dizer que a Lã de Rocha trabalha tão bem a questão térmica como um EPS ou XPS, certo? Na parte acústica, sim, sem dúvida, e dou-lhe toda a razão. De todo o modo, apenas dei a minha opinião e seguramente que outras pessoas podem ter opiniões diferentes da minha ;)
    tem que se informar melhor. Para isso a muitas discussões aqui no fórum mas ja lhe digo que esta completamente enganado.
    Concordam com este comentário: mica, pc ferreira
  10.  # 10

  11.  # 11

    Isso é um artigo para leigos...
    Tecnicamente, a solução de ETICS com MW, é excelente. Por uma série de razões.

    É uma questão de procurar artigos com teor técnico científico mais detalhado.


    Obviamente que para uma mesma espessura de material, por exemplo um XPS, terá melhor desempenho de isolamento térmico do que a MW.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo.
  12.  # 12

    Consegue fundamentar melhor isso que está a dizer? Toda a gente me diz que o XPS é a melhor solução de mercado para as questões térmicas... para as acústicas nem tanto, mas não tenho esse problema no meu terreno... mas obviamente que temos que comparar as mesmas espessuras nas dezenas de opções diferentes que existem.
  13.  # 13

    Colocado por: fleite10Consegue fundamentar melhor isso que está a dizer? Toda a gente me diz que o XPS é a melhor solução de mercado para as questões térmicas... para as acústicas nem tanto, mas não tenho esse problema no meu terreno... mas obviamente que temos que comparar as mesmas espessuras nas dezenas de opções diferentes que existem.


    No etics o xps é a pior, pela fraca permeabilidade ao vapor de água e estabilidade dimensional.

    Tirando o kooltherm, termicamente para etics o melhor é o eps grafite e depois a lã de rocha.

    Melhor sistema para etics: lã de rocha, pela estabilidade dimensional, permeabilidade ao vapor de água, resistência térmica mesmo a altas temperaturas, isolamento acústico, isolamento ao fogo e é um produto 100% natural.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ricardo.rodrigues
  14.  # 14

    Colocado por: fleite10Consegue fundamentar melhor isso que está a dizer?


    Consigo, mas não o vou fazer.
    Tem n discussões aqui no fdc, sobre o tema.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • eu
    • 10 janeiro 2021

     # 15

    Colocado por: fleite10Em primeiro lugar, lã mineral é um material que se aplica pelo interior, não pelo exterior

    Ai se o Anonimo16062021 lê isto...
  15.  # 16

    Já percebi que existe. Nada que uma pesquisa não resolva. Mas já agora que presumo que saiba muito sobre o assunto, qual é a sua opinião? Conseguimos maior isolamento térmico através de EPS ou XPS? Ou outro material? Isto, falando com a mesma espessura, obviamente...
  16.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021
    Falando termicamente 😁 existe outro tipo de material para ETICS superior ao kooltherm..


    Também é verdade...para outros níveis de preço.
  17.  # 18

    Eu vou colocar lã de rocha, pelo que consultei das fichas técnicas dos produtos em questão de isolamento não fica atrás do xps
  18.  # 19

    Colocado por: fleite10maior isolamento térmico através de EPS ou XPS? Ou outro material? Isto, falando com a mesma espessura, obviamente...

    Não use XPS, aplique EPS grafite... isto para gamas de preços dos ETICS EPS/ XPS

    Tb não vou explicar porque não deve usar o XPS. Assunto muito discutido.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • riscos
    • 10 janeiro 2021 editado

     # 20

    Como o outro user disse, basta uma pesquisa na net.. Não perguntem, pesquisem e tomem as decisões com base nas pesquisas. Ando aqui com uma dor de cabeca, não sei se ei de ir so médico, acho que vou pesquisar na net e ver quais as doenças que posso ter.
 
0.0215 seg. NEW