Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia pessoal, acabo por vir cá parar muitas vezes na procura de informação que são sempre bastante úteis mas sobre este tema vejo sempre discussões mais específicas sobre um dos equipamentos em questão e não um "overview" do sistema integrado e do que se pode programar.

    Na minha casa tenho já instalado as três componentes, pelo que me foi vendido, o recuperador quando aquece circula a água pelos radiadores da casa havendo a possibilidade de aquecer primeiro a bomba de calor (300L) antes de começar a rolar pelos radiadores. Por sua vez os painéis aquecem o depósito de agua da bomba de calor quando há sol. No primeiro Verão em casa notei que os radiadores estavam quentes e ajustando um dos passadores na bomba de calor (que diz "saída de agua solar 1") deixou de se sentir. Nunca mais toquei em qualquer passador ou regulador por não fazer ideia do impacto e receio de "estragar" algo.

    Gostaria muito de saber mais sobre o tema, no sentido de saber o que tenho instalado e as possibilidades de o parameterizar de acordo com as necessidades do dia a dia mas infelizmente quem me instalou não está mais diponível para contacto.

    O que me vem logo à cabeça:
    - para que servem todos os reguladores que se nivelam entre I, II e III?
    - a partir de que temperatura começa a rolar a água pelos radiadores, é regulável?
    - a componente de aquecer a água primeira da Bomba de calor é recomendável?
    - qual a combinação que fica mais económica e tiro mais rendimento do sistema no seu todo?

    Agradecia imenso esclarecimentos vossos e dicas perante o conjunto instalado.
    Anexo uma série de fotos (primeiras 3 são os manípulos "legendados" para facilitar "o que faz o quê")com o que tenho e os passadores ou reguladores que encontro e gostaria de saber um pouco (ou muito) mais sobre eles e no fundo o que posso fazer.
      foto 3.jpg
      foto 1.jpg
      foto 2_.jpg
  2.  # 2

    Seguem as fotos em falta.
      foto 6.jpg
      foto 5.jpg
      foto 4.jpg
  3.  # 3

    ultima foto
      foto 7.jpg
  4.  # 4

    viva,
    está uma confusão com radiadores aquecer a bomba de calor, e solar, mas o forum serve para desvendar estas "coisas"

    Qual o objectivo da bomba vermelha?
    A bomba de calor tem 2 serpentinas ?

    consegue fazer um esquema dos tubos, ajuda tb a perceber o que se passa.

    nas fotos tem 3 vasos de expansão , solar, aqs e circuito do aquecimento, o que já é bom uma vez tudo passa por essa zona.

    a bomba de calor tem algum tubo para o exterior da casa ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjferreira
  5.  # 5

    Viva! Obrigado pelo comentário antes de mais. Sim, o objetivo é mesmo aprender e creio que o pouco que sei foi mesmo lendo experiências de outro pessoal aqui pelo fórum.

    Eu adorava saber responder às perguntas mas acho que patino em todas fora na última. Sim, tenho um tubo de exaustão para o exterior de onde sai ar frio. Em relação ao esquema de tubos não tenho nada, mas gostava de o fazer para ajudar a perceber sabendo um pouco mais do que lá está e para que funciona.

    Do resto...como é que eu sei se tenho uma ou duas serpentinas? Qual é o objetivo delas e em que situações se tem uma ou mais? São "ligações"?
    A bomba vermelha deduzo que seja o número "3" da imagem acima, não sei qual é o objetivo mas quando o recuperador está ligado e a aquecer os radiaroes ouço-o a trabalhar e bem quentinho se tocar.

    Então olhando para o que eu tenho fico a perceber que tenho duas bombas?? (legenda 2 e 3)

    Anexo umas imagens das lateris da bomba de calor se ajudar a perceber as ligações e a questão das serpetinas.
    Obrigado!
      pic5.jpg
      pic4.jpg
  6.  # 6

    Deve ter duas serpentinas, senão como é que aquecia a agua na bomba de calor?!

    Eu tenho uma instalação semelhante (menos o solar), onde a caldeira a lenha aquece os radiadores e um outro circuito da caldeira liga à serpentina da bomba de calor. Ou seja, quando acendo a fogueira, aquecem-me os radiadores da casa e a agua da bomba.

    Acontece que quando a bomba de calor faz o ciclo semanal de desinfeção, aquecendo a água até aos 65 graus, noto que alguns radiadores também ficam quentes (mornos, vá). A conclusão a que cheguei é que o termostato da caldeira, que aciona o motor de circulação da agua, é acionado aos 50 graus. A agua como vai aquecendo pela tubagem acaba por acionar a circulação da agua.

    Em relação à temperatura da agua AQS, tenho nos 45 graus, e chega-me perfeitamente. A minha bomba de calor é apenas para AQS e gostaria de colocar um solar termossifão para aquecer a agua na bomba, contudo não me vai ser possível (segundo o instalador) porque a bomba de calor só tem uma serpentina, que já está a ser usada com a caldeira a lenha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patilhas24
  7.  # 7

    @dpaiva

    O solar Termossifão, é o ideal.
    Uma vez que :
    - não necessita de tubos nem bomba de circulação a vir á bomba de calor. ( SIMPLIFICA O PROCESSO )
    - toda a água que entra na bomba de calor vem temperada ie, já tem temperatura, a bomba só trabalha para repor a temperatura ao que falta e para fazer a desinfecção da legionela
    - com este sistema, não vai aquecer ao SOL, água que foi aquecida pela "resistência / bomba de calor" que é o que se passa em muitos lares .
  8.  # 8

    @jjferreira,

    uma foto da chapa de caracteristicas / modelo da bomba de calor, para procurar-mso o manual;)

    o esquema hidraulico, é facil: lapis e papel,
  9.  # 9

    Colocado por: mtavaresO solar Termossifão, é o ideal.
    tenho opinião dispare: o melhor para acoplar á bomba de calor é solar fotovoltaico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mtavares, snob
  10.  # 10

    @jorgealves
    é opção a ter em conta


    painel solar termico , vs rendimento do solar termico,
    rendimento
    simplicidade de ligações
    a energia excesso é depois introduzida na casa , em que quantidade
    • SrR
    • 15 janeiro 2021

     # 11

    Um circulação forçada coloca mais energia no depisito que o fotovoltaico
  11.  # 12

    Colocado por: mtavares@jjferreira,

    uma foto da chapa de caracteristicas / modelo da bomba de calor, para procurar-mso o manual;)

    o esquema hidraulico, é facil: lapis e papel,


    Bom dia!
    Obrigado a todos pelo feedback, confesso que vocês andam muito à frente pelos termos que vão usando mas tenho tentado acompanhar via google cada vez que leio uma resposta aqui :D

    Então, o modelo da bomba de calor é a WERTEC W08 inox aisi 316 c/ 1 serpentina. Isto de ter apenas uma serpentina significa o quê na prática?

    Não achei que fosse relevante mencionar mas também tenho 4 fotovoltaicos.

    Vejo pessoal a falar de regular a temperatura do recuperador ou a partir de que x graus começa a aquecer radiadores... onde é que eu posso manipular isso? Em alguma daquelas bombas das fotos? Qual a boa prática em termos de temperatura? Sem perceber nada diria que logo que aquece a água seria bom começar a aquecer os radiadores e distribuir calor não?
    • SrR
    • 15 janeiro 2021

     # 13

    So vendo a instalação é que se consegue perceber as ligações
  12.  # 14

    Colocado por: SrRSo vendo a instalação é que se consegue perceber as ligações

    Olá! Como consigo passar isso? Uma foto que apanhe tudo na mesma imagem?
  13.  # 15

    Colocado por: mtavares@dpaiva

    O solar Termossifão, é o ideal.
    Uma vez que :
    - não necessita de tubos nem bomba de circulação a vir á bomba de calor. ( SIMPLIFICA O PROCESSO )
    - toda a água que entra na bomba de calor vem temperada ie, já tem temperatura, a bomba só trabalha para repor a temperatura ao que falta e para fazer a desinfecção da legionela
    - com este sistema, não vai aquecer ao SOL, água que foi aquecida pela "resistência / bomba de calor" que é o que se passa em muitos lares .


    Concordo, o termossifão é mais adequado e eficiente, pq de verão não vou acender a lareira!

    Contudo, e para centralizar a agua na bomba de calor, não queria ter um segundo reservatório, vejo em muitas casas o termossifão com o deposito agarrado, no telhado.

    A minha ideia era que a agua aquecida pelo solar, circulasse para uma nova serpentina na bomba de calor, e tal como a caldeira a lenha, ia aquecendo a agua no interior da bomba.

    O meu problema é que a minha bomba de calor só tem uma serpentina... se soubesse na altura o que sei agora, comprava com 2 serpentinas.

    Vi por alguns comentários que aquecem a agua com o fotovoltaico... só se for para accionar a resistência na bomba de calor ou termo acumulador, porque de resto não estou a ver.

    Tenho um amigo que fez um sistema que canaliza a energia excedente do fotovoltaico, que ia para a rede a custo zero, para accionar a resistência da bomba de calor dele. Isso sim, é optimizar em grande o que se produz.
    Concordam com este comentário: mtavares, snob
  14.  # 16

    Colocado por: SrRSo vendo a instalação é que se consegue perceber as ligações

    Foto em anexo com o overview possivel :/
      pic2.jpg
      pic.jpg
  15.  # 17

    Já agora pessoal, desde que abri o passador "saída de agua solar 1" que noto que durante o dia os radiadores do piso de cima cá de casa estão agradavelmente mornos, o que é bem, apesar que os radiadores do resto da casa, do rés do chão, estão completamente frios.
    Qual é a explicação disto mesmo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mighty
    • SrR
    • 18 janeiro 2021

     # 18

    Isso com o recuperador desligado?
  16.  # 19

    Colocado por: SrRIsso com o recuperador desligado?

    Sim, só se tem ligado a partir das 16 ou 17h. Podem ser os painéis? A bomba de calor?
    • SrR
    • 18 janeiro 2021

     # 20

    Yup esta a arrefecer o depósito por termosifao
    Concordam com este comentário: mtavares
 
0.0239 seg. NEW