Iniciar sessão ou registar-se
    • alam_
    • 11 janeiro 2021 editado

     # 181

    Colocado por: callinas
    Se tem AC não gaste dinheiro no piso radiante.
    Tem de por o AC a trabalhar 24 horas por dia nesta altura provavelmente


    Sim, em dezembro ligava-os só durante o dia e conseguia ter sempre temperaturas superiores a 20..gastei a volta de 30-40€ cada ac. A partir de março já costumo ligar pouco, e no verão é muito raro ligar.. é que já tenho tudo preparado no piso radiante, falta só a bomba de calor. Se calhar faz mais sentido instalar se a família aumentar cá em casa e usarmos todas as divisões ..também tenho receio que o que tenho instalado ( tubagem, shiller..) se estrague por não estar a ser usado..
    • MHS
    • 11 janeiro 2021

     # 182

    Temp exterior 10/-1
  1.  # 183

    Tópico muito interessante, o op perguntou um pouco aquilo que eu andava para perguntar há uns tempos.
    Apenas acrescentar uma questão que acho pertinente:

    Se este tópico fosse escrito durante o calor "canicular" do ano passado, teríamos respostas diferentes?

    É lógico que em dias como os de hoje, em que mesmo com os radiadores do aquecimento central a dar calor, se sentem os pés frios o dia todo, é fácil pensar que PRH é a melhor solução e o investimento inicial é mais que justificado.

    No entanto em semanas em que o termometro não baixou dos 30º, principalemente em casas que tenham bastante exposição solar (apesar de "devidamente" isoladas), o PRH consegue baixar a temperatura (mesmo que consuma muito)?

    A casa que comprei (ainda em construção) está definido como ter A/C, e a solução agradou-me (actualmente tenho radiadores com caldeira de gás natural e não gosto muito) porque achava que PHR não se justificava.
    Este tópico (entre outros aqui) e o frio lá fora levam-me a pensar 2x.

    Solução ideal (havendo €€): instalar PHR e fazer pre-instalação de A/C. Se após um verão quente virmos que não é adequado, coloca-se o A/C.

    Ou é over-kill fazer a pré de A/C? (não sei quanto custará para uma moradia T4)

    edit: já está previsto bomba de calor para AQS.

    E já agora, numa moradia com 2 pisos, em que o r/c é entrada/semi-cave/escritório coloca-se PHR apenas no piso 1, e em baixo se for necessário A/C no escritório, certo?
  2.  # 184

    Colocado por: TheEmperorTópico muito interessante, o op perguntou um pouco aquilo que eu andava para perguntar há uns tempos.
    Apenas acrescentar uma questão que acho pertinente:

    Se este tópico fosse escrito durante o calor "canicular" do ano passado, teríamos respostas diferentes?

    É lógico que em dias como os de hoje, em que mesmo com os radiadores do aquecimento central a dar calor, se sentem os pés frios o dia todo, é fácil pensar que PRH é a melhor solução e o investimento inicial é mais que justificado.

    No entanto em semanas em que o termometro não baixou dos 30º, principalemente em casas que tenham bastante exposição solar (apesar de "devidamente" isoladas), o PRH consegue baixar a temperatura (mesmo que consuma muito)?

    A casa que comprei (ainda em construção) está definido como ter A/C, e a solução agradou-me (actualmente tenho radiadores com caldeira de gás natural e não gosto muito) porque achava que PHR não se justificava.
    Este tópico (entre outros aqui) e o frio lá fora levam-me a pensar 2x.

    Solução ideal (havendo €€): instalar PHR e fazer pre-instalação de A/C. Se após um verão quente virmos que não é adequado, coloca-se o A/C.

    Ou éover-killfazer a pré de A/C? (não sei quanto custará para uma moradia T4)

    edit: já está previsto bomba de calor para AQS.

    E já agora, numa moradia com 2 pisos, em que o r/c é entrada/semi-cave/escritório coloca-se PHR apenas no piso 1, e em baixo se for necessário A/C no escritório, certo?


    A colocar PRH, aconselho fazer a pré-instalação de AC. Acredito que não serão valores impeditivos.
  3.  # 185

    TheEmperor, este tópico apareceu, porque está um frio esquisito em Portugal, porque na outra parte que não costuma ser Portugal, até está na normalidade.
    Afinal , pelos vistos, desde norte ao centro do país, litoral ou interior, anda o pessoal a gastar 30 a 40 kWh diários.
    Agora também estamos preocupados que os portugueses gastam muita energia para manter as casas quentes...
  4.  # 186

    @calinas: não percebi o seu psot.

    Estive a reler o inicio do tópico e penso que o mesmo se foca mais no consumo mensal, certo?
    O meu post foi mais no sentido de investimento inicial.

    Em relação ao consumo de energia também penso que as pessoas não podem querer construir uma casa de 200 m2, gastar mais de 200K €, e depois querer mantê-la pelo mesmo valor de um apartamento de 70m2.

    Eu irei mudar para uma casa (muito) maior, e além do orçamento para a aquisição da mesma já adicionei (por alto) valores para energia, limpeza, manutenções, etc (e impostos) que serão certamente maiores.
  5.  # 187

    Colocado por: TheEmperorTópico muito interessante, o op perguntou um pouco aquilo que eu andava para perguntar há uns tempos.
    Apenas acrescentar uma questão que acho pertinente:

    Se este tópico fosse escrito durante o calor "canicular" do ano passado, teríamos respostas diferentes?

    É lógico que em dias como os de hoje, em que mesmo com os radiadores do aquecimento central a dar calor, se sentem os pés frios o dia todo, é fácil pensar que PRH é a melhor solução e o investimento inicial é mais que justificado.

    No entanto em semanas em que o termometro não baixou dos 30º, principalemente em casas que tenham bastante exposição solar (apesar de "devidamente" isoladas), o PRH consegue baixar a temperatura (mesmo que consuma muito)?

    A casa que comprei (ainda em construção) está definido como ter A/C, e a solução agradou-me (actualmente tenho radiadores com caldeira de gás natural e não gosto muito) porque achava que PHR não se justificava.
    Este tópico (entre outros aqui) e o frio lá fora levam-me a pensar 2x.

    Solução ideal (havendo €€): instalar PHR e fazer pre-instalação de A/C. Se após um verão quente virmos que não é adequado, coloca-se o A/C.

    Ou éover-killfazer a pré de A/C? (não sei quanto custará para uma moradia T4)

    edit: já está previsto bomba de calor para AQS.

    E já agora, numa moradia com 2 pisos, em que o r/c é entrada/semi-cave/escritório coloca-se PHR apenas no piso 1, e em baixo se for necessário A/C no escritório, certo?

    A minha casa não tem isolamento topo de gama e na fachada sul o termómetro que tenho na tampa da caixa de estore (por fora) facilmente marcava 40-50 graus (à sombra portanto), a bomba de calor produzia água a 17-18 graus facilmente e mantinha a casa entre os 20 e os 23 graus, isto mesmo durante a fase de obra com portas abertas, estores para cima e janelas abertas (como são até ao chão usavam muito para o entra e sai), lembro-me de na altura ir apontar os consumos no contador e eram praticamente metade do consumo que tenho tido nestes últimos dias 9-14kwh diários, agora nestas últimas duas semanas anda a consumir 19-25kwh, também tem feito bastante AQS portanto não é uma comparação direta, mas dá para ter uma ideia pois para AQS deve andar a consumir 2kWh/dia talvez (2-3banhos diários+loiça).
    Tenho também um recuperador de calor na sala, acendi duas vezes só porque foi Natal, olhando para trás até podia ter poupado mil€, da mesma forma que não deixei pré instalação de AC, de qualquer das formas o instalador "ofereceu" a pré instalação para os ventiloconvetores na esperança que eu lhe compre mais uns equipamentos 😛
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TheEmperor, Olim
  6.  # 188

    Colocado por: TheEmperorO meu post foi mais no sentido de investimento inicial.

    Quanto custa a pre instalação de AC + 5/6 máquinas ?
  7.  # 189

    Colocado por: rjmpires
    Quanto custa a pre instalação de AC + 5/6 máquinas ?
    Aqui pela zona a partir de 150€ por cada maquina interior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
    • SrR
    • 11 janeiro 2021

     # 190

    Colocado por: fleite10

    A colocar PRH, aconselho fazer a pré-instalação de AC. Acredito que não serão valores impeditivos.
    porquoi?
  8.  # 191

    sabendo que existem muitos preços e condicionantes quanto poderá custar PRH para 270 m2 com bomba de calor para aqs?

    Apesar de não ser igual e assumindo as desvantagens que tem o AC, este fica-me em 10.000 eur+iva
  9.  # 192

    Colocado por: Mduvidassabendo que existem muitos preços e condicionantes quanto poderá custar PRH para 270 m2 com bomba de calor para aqs?

    Apesar de não ser igual e assumindo as desvantagens que tem o AC, este fica-me em 10.000 eur+iva

    Fica a mais do dobro disso
  10.  # 193

    Colocado por: DR1982Aqui pela zona a partir de 150€ por cada maquina interior
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

    Ou seja, para 4 quartos, sala e cozinha estamos a falar de 900 euros a acrescentar aos 20k~25K de por PRH (valor estimado), menos de 5%.
  11.  # 194

    Colocado por: Mduvidassabendo que existem muitos preços e condicionantes quanto poderá custar PRH para 270 m2 com bomba de calor para aqs?

    Apesar de não ser igual e assumindo as desvantagens que tem o AC, este fica-me em 10.000 eur+iva

    Na ordem de 20 mil
  12.  # 195

    Colocado por: TheEmperor
    Ou seja, para 4 quartos, sala e cozinha estamos a falar de 900 euros a acrescentar aos 20k~25K de por PRH (valor estimado), menos de 5%.
    PRH + BC para 150 m2 uteis ate a ha pouco tempo falava-se em 12 ou 13000€
    Numa casa com 5 unidades interiores de AC murais e uma BC para AQS deve se gastar metade disso mais ou menos
  13.  # 196

    Colocado por: DR1982PRH + BC para 150 m2 uteis ate a ha pouco tempo falava-se em 12 ou 13000€
    Numa casa com 5 unidades interiores de AC murais e uma BC para AQS deve se gastar metade disso mais ou menos

    Excelente preço
  14.  # 197

    Colocado por: callinas
    Excelente preço
    Era o que se falava por ai para o PRH laranja e BC daikin...
    Pela experiência que tenho do que gastei nao acho exagerado considerar 1000€ para cada maquina interior de AC daikin...
    Claro que a diferença ainda é grande, 5 ou 6 mil euros, mas nao é tao grande assim como as vezes se da a entender...

    Nao é a primeira vez que vejo comparar custos de soluções de PRH+BC + solar termico e solar fotovoltaico com o custo apenas de AC, nao acho justo
  15.  # 198

    com uma diferença de 10.000 até pode ser algo a analisar, num sotão com pé direito de 2,4 metros, placa maciça com xps 100mm no exterior e telha de barro o PRH consegue arrefecer no pico do verão para temperaturas confortáveis?
  16.  # 199

    Porque não ?
    Eu tenho 10 cm de xps de isolamento na cobertura.
  17.  # 200

    Colocado por: Mduvidascom uma diferença de 10.000 até pode ser algo a analisar, num sotão com pé direito de 2,4 metros, placa maciça com xps 100mm no exterior e telha de barro o PRH consegue arrefecer no pico do verão para temperaturas confortáveis?
    Como é qie chegou à diferença de 10.000?
 
0.0438 seg. NEW