Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Quero antes demais desejar um Bom Ano a todos os participantes neste fórum.
    É a primeira vez que vou participar, mas sou um leitor assíduo. Tenho encontrado muitos esclarecimentos ao longo dos tempos.

    Hoje é a minha vez de expor o meu caso:


    Estou a construir a minha futura casa de família, desde o início, que sempre tratei de todas as questões com um Engenheiro Civil, desde o projeto de arquitetura, especialidades, orçamentação e licenciamento no município. Este Engenheiro é também o empreiteiro da obra.


    As coisas nem sempre correram bem, mas foram sempre andado para a frente.

    Pedi financiamento bancário e avancei para a obra.

    O contrato de adjudicação de obra foi-me apresentado para análise (já com a obra em execução), foram discutidas algumas questões sobre o contrato e nunca mais me foi apresentado o contrato para assinar (Sinto que fui ingénuo em avançar para a obra sem contrato).

    Começámos a obra há uns meses atrás, os primeiros trabalhos seriam desaterro e execução de fundações. A verdade é que ao dia de hoje não tenho as fundações concluídas.
    A comunicação tem sido péssima, muitas chamadas não atendidas, comunicações por SMS, nunca sei como vão decorrer os trabalhos. Só ouço desculpas atrás de desculpas.

    O que Hoje é verdade, para a semana já não o é.
    Têm sido uma experiência péssima, já lhe disse que não é razoável continuarmos com estas dinâmicas.

    Entre muita coisa que já tive de ouvir a que mais preocupa é a ameaça de que se dispensar os serviços dele, perco os direitos do projeto e não poderei mais continuar a obra.

    O que devo fazer para terminar este pesadelo e passar a obra a uma empresa credível?

    Uma coisa que me preocupa também é se terei problemas com o financiamento bancário, tenho receio de lhes expor o caso, sem ter um plano B bem definido.

    Muito obrigado pela vossa atenção.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Antes de mais tem que verificar duas coisas.
    Quem é o tecnico responsável pela direcção técnica da obra e quem é o técnico responsável pela direcção de fiscalização da obra.
    Tem que ser técnico diferente e o diretor de fiscalização não pode ter qualquer relação com a empresa de construção.
    O projeto é seu e a licença de construção tb. Se rescindir contrato com o empreiteiro e com esses 2 técnicos não perde direito a nada.
    Outra coisa muito importante, que dinheiro está do lado do empreiteiro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CFEA32
  3.  # 3

    Foi lhe entregue o cronograma de trabalhos?
  4.  # 4

    ZedaSilva muito obrigado pela sua resposta.
    Neste momento tenho o livro de obra à frente.
    O técnico responsável pela direção de fiscalização da obra é um Arquiteto (que não conheço).
    O técnico responsável pela coordenação de projeto é o Tal Engenheiro/Empreiteiro.
    Será estes dois cargos a que se refere?

    Mais em baixo tem o campo "Diretor de obra" que não está preenchido.

    Inicialmente fiz uma adjudicação de 11% do valor total e posteriormente dei mais cerca de 5%. Ele sempre exigiu que o pagamento fosse mensal, mediante a elaboração de autos.
    A verdade é que nem para ele foi bom, porque não houve evolução para a elaboração de mais autos.

    Muito obrigado ZedaSilva.
  5.  # 5

    Colocado por: CFEA32Mais em baixo tem o campo "Diretor de obra" que não está preenchido.


    Tem de haver... Olhe, vá à câmara, solicite, consulta do seu processo. Para saber quem foram os intervenientes.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 6

    O diretor de fiscalização é o arquitecto que assumiu o projecto de arquitectura.
    Legalmente não pode assumir essa função.
    O coordenador de projeto é o técnico que se responsabiliza pela coordenação de todos os projetos.
    Falta saber quem é o director técnico. Deve ser tb esse engenheiro.
    Nos autos de medição tem que ter o cuidado de verificar se o que está a ser debitado é o que está feito.
    Em cada auto deve ser descontada uma percentagem do valor que já adiantou
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CFEA32
  7.  # 7

    Infelizmente estamos perante mais um projeto do "não se preocupe com nada"
    Infelizmente estamos perante mais uma situação de um DO enrrabu
    Concordam com este comentário: RUIOLI, marco1, NPRP
    • RUIOLI
    • 9 janeiro 2021 editado

     # 8

    Colocado por: zedasilvaInfelizmente estamos perante mais uma situação de um DO enrrabu


    Quem abrir uma empresa de resolução de problemas difíceis com empreiteiros, terá clientela...dasssseee

    Tenho cá umas ideias, mas não posso escrever aqui...mas nas obras acontecem acidentes ;)
  8.  # 9

    Colocado por: RUIOLI

    Quem abrir uma empresa de resolução de problemas difíceis com empreiteiros, terá clientela...dasssseee

    Tenho cá umas ideias, mas não posso escrever aqui...mas nas obras acontecem acidentes ;)

    No dia em que arranjar um advogado em condições fico rico com casos destes
  9.  # 10

    Colocado por: zedasilvaNo dia em que arranjar um advogado em condições fico rico com casos destes
    ~

    Já vi estas coisas serem resolvidas de outras formas mais rápidas, quase todas legais :)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  10.  # 11

    Colocado por: RUIOLI~

    Já vi estas coisas serem resolvidas de outras formas mais rápidas, quase todas legais :)
    Concordam com este comentário:zedasilva

    Por vezes é o que apetece. Contudo cada vez mais encontramos empresas destas perfeitamente seguras e assessoras na sua actuação fraudulenta, por isso é preciso ter cuidado
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    • RUIOLI
    • 9 janeiro 2021 editado

     # 12

    Colocado por: zedasilvaPor vezes é o que apetece. Contudo cada vez mais encontramos empresas destas perfeitamente seguras e assessoras na sua actuação fraudulenta, por isso é preciso ter cuidado


    Todas as pessoas/ empresas têm telhados de vidro. Se fizeram a folha ao Dono Disto Tudo, basta arranjar as informações certas, há profissionais que vivem disso...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 13

    Passamos tempos complicados na construção.
    Ter paciência. Tem de falar com ele pessoalmente.


    Colocado por: CFEA32Ele sempre exigiu que o pagamento fosse mensal, mediante a elaboração de autos.
    A verdade é que nem para ele foi bom, porque não houve evolução para a elaboração de mais autos.

    É verdade não é bom para ele.
  12.  # 14

    Colocado por: callinasPassamos tempos complicados na construção.
    Ter paciência. Tem de falar com ele

    Eu acho que estamos a viver tempos de grande estupidez em construção.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  13.  # 15

    O problema da construção neste momento é o excesso de trabalho, a escassez de mão e um sem número de oportunistas que pretendem ficar ricos em pouco tempo
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  14.  # 16

    Isto atualmente da para tudo, ainda estes dias soube que ha quem viva a criar empresas, o esquema é basicamente abrir a empresa, trabalhar em pt e fora, quando chega a hora de pagar as contribuições, PUM, fechou :)
  15.  # 17

    Por acaso foi uma Arquiteta que fez o projeto.
    Falta saber quem é o director técnico. Deve ser tb esse engenheiro.
    Também acredito que o diretor da obra deverá ser o Engenheiro.
    Na questão dos autosnão me parece que haja muita diferença, comparando com o orçamento.

    Se me permite outra questão:
    Não havendo contrato, como posso prescindir deste empreiteiro? Terei de me justificar com alguma entidade?

    Mais uma vez, muito obrigado pela sua atenção.
  16.  # 18

    Para rescindir com o empreiteiro tem que alegar uma justa causa.
    Atenção que isso nem sempre é muito fácil de conseguir.
  17.  # 19

    Colocado por: CFEA32Boa tarde a todos.
    Quero antes demais desejar um Bom Ano a todos os participantes neste fórum.
    É a primeira vez que vou participar, mas sou um leitor assíduo. Tenho encontrado muitos esclarecimentos ao longo dos tempos.

    Hoje é a minha vez de expor o meu caso:


    Estou a construir a minha futura casa de família, desde o início, que sempre tratei de todas as questões com um Engenheiro Civil, desde o projeto de arquitetura, especialidades, orçamentação e licenciamento no município. Este Engenheiro é também o empreiteiro da obra.


    As coisas nem sempre correram bem, mas foram sempre andado para a frente.

    Pedi financiamento bancário e avancei para a obra.

    O contrato de adjudicação de obra foi-me apresentado para análise (já com a obra em execução), foram discutidas algumas questões sobre o contrato e nunca mais me foi apresentado o contrato para assinar (Sinto que fui ingénuo em avançar para a obra sem contrato).

    Começámos a obra há uns meses atrás, os primeiros trabalhos seriam desaterro e execução de fundações. A verdade é que ao dia de hoje não tenho as fundações concluídas.
    A comunicação tem sido péssima, muitas chamadas não atendidas, comunicações por SMS, nunca sei como vão decorrer os trabalhos. Só ouço desculpas atrás de desculpas.

    O que Hoje é verdade, para a semana já não o é.
    Têm sido uma experiência péssima, já lhe disse que não é razoável continuarmos com estas dinâmicas.

    Entre muita coisa que já tive de ouvir a que mais preocupa é a ameaça de que se dispensar os serviços dele, perco os direitos do projeto e não poderei mais continuar a obra.

    O que devo fazer para terminar este pesadelo e passar a obra a uma empresa credível?

    Uma coisa que me preocupa também é se terei problemas com o financiamento bancário, tenho receio de lhes expor o caso, sem ter um plano B bem definido.

    Muito obrigado pela vossa atenção.
    Cumprimentos.


    Boas

    Comigo passou se quase o mesmo , já estão com mais de 1ano atraso ( era para estar concluido em Agosto de 2020)
    Neste momento a casa em si está praticamente terminada, mas não hà meio de terminar, paguei renovação da licença da Camara por 2 vezes , e agora já está caducada desde Fevereiro;o trabalho que falta ficava em 1 semana pronto , mas tão sempre a falhar;

    Eu queria mandar todos embora e contratar outro engenheiro e outros trabalhadores para me terminarem e passar os certificados para ter a licença de habitação , mas como já não tenho a licença valida de construção não sei até que ponto tenho que fazer o projecto de novo para meter na Camara.

    Alguem me sabe informar sobre isso. Ou se existe alguma outra solução?

    E voce "CFEA32" conseguiu resover a situação?
  18.  # 20

    Caro Ri-so, julgo que terá a oportunidade de usar uma licença especial que a maioria, senão todas as câmaras têm que se denomina 'licença especial para a conclusão de obras inacabadas'.

    O eventual problema pode ser a rescisão com os técnicos 'responsáveis' mas nada mais simples que questionar a sua câmara
 
0.0209 seg. NEW