Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei uma moradia nova a estrear, começando habitar esta em 08/2020.

    Desde essa data para cá que têm aparecido umas microfissuras nas paredes em pladur, no entanto com o passar do tempo estas multiplicaram-se e acho que não á uma divisão da casa que não tenha uma visível numa das juntas do pladur. Algumas vão desde o chão até ao tecto, ou seja, a junta toda...

    Já informei o vendedor/empreiteiro e o mesmo disse que era normal, e que se pintar elas vão voltar aparecer de novo.

    Referiu também que em termos de responsabilidade, a lei diz que para ser um defeito de construção, a fissura tem que ter no mínimo 3mm.

    Precisava de perceber quais são os meus direitos e o que posso exigir neste tipo de situação.

    Alguém me pode ajudar?

    Cps
    Nuno
  2.  # 2

    Coloque umas fotos, ajuda mais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xNuno
  3.  # 3

    Seguem...

    são um bocado ingratas pois a parede é branca... a microfissura parece um risco.
    o que é certo é que já todas as divisões as têm.
      1610290837964.jpg
      1610290837968.jpg
  4.  # 4

    Pergunte ao empreiteiro qual a lei que diz isso dos 3 mm
    Concordam com este comentário: Nortenho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xNuno
  5.  # 5

    xNuno

    se consultar documentação de pladur vai ver que essas junções são feitas com certos cuidados precisamente para evitar isso que está a acontecer, portanto a meu ver isso nem levou fitas apenas foi barrado e por mais que se pinte vai continuar a aparecer.
    o executante penso que fez um mau trabalho.

    essa treta dos 3 mm não pega, pergunte-lhe se é normal uma casa nova apresentar essas linhas na parede.
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xNuno
  6.  # 6

    Já o confrontei e no ponto de vista dele é normal. Também referi que o problema continua a propagar-se e ... é normal... queria era perceber o que é que posso exigir em termos legais, se continuar com o é normal, talvez tenha que partir para um pedido de ajuda legal.
  7.  # 7

    Não, não é normal.
    Tem fotos dos trabalhos de aplicação dessa estrutura?
  8.  # 8

    Não, fui fazendo visitas mas na parte do pladur so cheguei a ver a emassar. O que sei é que o pladur nas paredes ta colado por pontos direto ao tijolo/bloco térmico. No teto tem varões roscados e calhas onde aparafusa o pladur.

    Tou bem entalado é o que é. Preciso mesmo de entender por onde hei-de avançar e o mais rápido possível. Estava a tentar ser paciente, compreensível, mas acho que me vou entalar se não avançar rapidamente.
  9.  # 9

    Quem aprovou a técnica da colagem por pontos ao bloco?
    Comprou a casa já feita ou teve alguma responsabilidade na aprovação de materiais e técnicas construtivas?
    Concordam com este comentário: xNuno
  10.  # 10

    Colocado por: xNunoNão, fui fazendo visitas mas na parte do pladur so cheguei a ver a emassar. O que sei é que o pladur nas paredes ta colado por pontos direto ao tijolo/bloco térmico. No teto tem varões roscados e calhas onde aparafusa o pladur.

    Tou bem entalado é o que é. Preciso mesmo de entender por onde hei-de avançar e o mais rápido possível. Estava a tentar ser paciente, compreensível, mas acho que me vou entalar se não avançar rapidamente.
    a moradia foi começada e acabada em quanto tempo?
    Ja começa a ser normal como lhe diz o construtor pladur colado por pontos se a casa trabalhar fissura ou parte quase sempre.
    Nao e normal e ser por a casa toda, veja a questão das juntas se foram com papel de juntas ou com rede.
    Muitos aplicadores gostam de aplicar rede por ser mais barato e facil de dar acabamento.
    Concordam com este comentário: nbastos, xNuno
  11.  # 11

    Pois a rede é um tirinho mais rápido e barato ...depois dá nisto, e ainda para ajudar a' festa gesso cartonado colado, qualquer trabalhar da estrutura o gesso da-se logo...
    Concordam com este comentário: xNuno
  12.  # 12

    peço dscp mas fiquei bloqueado 60m por comentar tão rápido...

    continuando

    Não influenciei em nada o processo e modo de construção, nem percebo nada disso tão pouco.

    Apenas queria perceber se legalmente tenho alguma coisa que me possa agarrar.
  13.  # 13

    O método construtivo não é o ideal, logo esse tipo de patologias era espectável. Isso associado a uma possível má solução tb nas juntas.
    Reparar isso não é barato e pode não ser garantido que solucine todas as situações de fissuras
  14.  # 14

    Ok e legalmente posso exigir a reparação ou tenho que levar com o "é normal, habitue-se"?
  15.  # 15

    Pode e deve exigir a reparação.
    Para isso deve ter a certeza da razão dessas fissuras e exigir uma reparação que não seja uma mera operação de cosmética
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xNuno
  16.  # 16

    Pois, para que a coisa seja fundamentada vou ter que pedir alguém para me apoiar, quer ao nível da análise/peritagem, quer ao nível da comunicação com o construtor.

    Alguma empresa/advogado aconselhado para este tipo de problemas?
  17.  # 17

    Colocado por: xNunoPois, para que a coisa seja fundamentada vou ter que pedir alguém para me apoiar, quer ao nível da análise/peritagem, quer ao nível da comunicação com o construtor.

    Alguma empresa/advogado aconselhado para este tipo de problemas?
    vem vai precisar, que o problema que tem ai parece facil de resolver mas não é tão simples porque podem arranjar e dentro de uns tempo voltar a acontecer.
    Fica a dica para outros users que estão a construir tirem fotos, de tudo e quantas mais melhor.
  18.  # 18

    Colocado por: xNuno

    Alguma empresa/advogado aconselhado para este tipo de problemas?

    Só meta advogados ao barulho se estiverem assessorados por um técnico que perceba de obras, se assim não for fácilmente gasta dinheiro em vão.
    Não havendo fotos dos trabalhos, será necessário fazer aí algumas inspeções destrutivas.
    Depois é necessário perceber aquilo que foi contratado e até que ponto o DO estava consciente do método construtivo.
    Nestas coisas nem sempre ganha quem tem razão mas quem melhor se souber defender
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xNuno
  19.  # 19

    Sim, como disse apenas quero exigir aquilo que legalmente tenho direito, na minha opinião nem sequer deveria ter que chegar ao ponto de ter que invocar leis, etc, tá mal, correu mal, então arranja-se e coloca-se como deve ser. Infelizmente a minha vontade de resolver tudo a bem tem resultado sempre em que eu seja prejudicado.

    Vou aguardar que mais alguém se pronuncie e continuar á procura de ajuda/opiniões.
  20.  # 20

    Eu começaria por solicitar ao construtor a legislação em que ele se baseia para aquela afirmação das fissuras de 3mm.
    Prepare-se para correr mal pq independente da legalidade, é completamente irracional e inético, argumentar que essas anomalias sejam comuns numa casa nova terminado há menos de 6 meses.
    Quanto às fissuras. Poderia haver alguma ocorrência, situação pontual. Agora, por toda a casa e em toda a extensão da junção das placas, é algo totalmente irregular qualquer que seja o processo de aplicação.
    Os manuais de instalação das várias marcas, incluem sempre a colmatagem das uniões com aplicação de fita e massa próprias, precisamente para evitar o fissuramento.
    Não havendo confirmação dos 3mm, o segundo passo seria confirmar por simples pesquisa se foi aplicada a fita de reforço na união das placas por técnico avalizado.
    Depois recorrer a um advogado para fazer valer a sua reclamação.

    Já agora. E nos tetos, não tem o mesmo problema?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xNuno
 
0.0222 seg. NEW