Iniciar sessão ou registar-se
    • pjmv
    • 12 janeiro 2021 editado

     # 21

    Quanto montar a ventoinha que encomendei, paguei mas ainda não chegou porque afinal afinal estava esgotada e que é precisamente a do lado onde está o tubo de saída para o quarto irei experimentar isso mesmo. Como esteticamente não me agrada a minha ideia seria fazer uma chapa em U que consiga fazer passar pela grelha superior (com paciência) para fazer algo do género. A seta do lado direito não está correta. O ar bate no batente e é encaminhado pelo tubo...
      Defletor.jpg
    • pjmv
    • 12 janeiro 2021

     # 22

    Assim
      Defletor2.jpg
  1.  # 23

    Colocado por: pjmva minha ideia seria fazer uma chapa em U que consiga fazer passar pela grelha superior (com paciência) para fazer algo do género


    SIM, essa pode ser uma boa solução.

    se nao conseguir passar pela grelha pode tentar retirar o painel frontal do recuperador (não sei se dá), eu tinha um ferlux e dava, bastava tirar a porta e 4 parafusos e consegui tirar a parte frontal do recuperador
  2.  # 24

    Boa tarde.

    Não tinha encontrado este tópico antes de abrir o meu.
    Então recomendam tirar tudo fora?
    Comprei apartamento a uns 12 anos e já tinha recuperador instalado. Raramente uso, deita cheiro nas primeiras utilizações, e demora a aquecer.
    Hoje lembrei me de tirar algumas chapas da frente e encontrei isolamento a volta do recuperador.
    Este tipo de isolamento além de isolar o calor de sair, não é prejudicial para a saúde?
    Qual a melhor forma de retirar? Como só uso uma vez por ano, posso deixar ficar?

    Obrigado.

    https://i.postimg.cc/C5ZcbpJz/IMG-20210117-124731.jpg

    https://i.postimg.cc/3JhTYLw2/IMG-20210117-124932.jpg
  3.  # 25

    Colocado por: Gonç@lodeita cheiro nas primeiras utilizações

    É normal que deite um pouco de cheiro nas primeiras utilizações do ano, ainda para mais com essa la toda a envolver o recuperador pior.

    se fosse eu tirava essa lã toda.

    com a retirada dessas chapas ja consegue retirar alguma coisa, consegue enfiar a mão???
    se o fizer use luvas e uma mascara
  4.  # 26

    Colocado por: fsilva106
    É normal que deite um pouco de cheiro nas primeiras utilizações do ano, ainda para mais com essa la toda a envolver o recuperador pior.

    se fosse eu tirava essa lã toda.

    com a retirada dessas chapas ja consegue retirar alguma coisa, consegue enfiar a mão???
    se o fizer use luvas e uma mascara
    Nas laterais com a ajuda de uma tenaz tambem consegue
    • pjmv
    • 20 janeiro 2021

     # 27

    Bem, substulituí a ventoínha e o calor começou logo a fluir para a sala e quarto. No meu caso a ventoinha avariada tinha queimado devido a um mau isolamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  5.  # 28

    agora com a ventoinha nova a funcionar experimente tapar a grelha frontal por 2 ou 3 minutos para ver se nao sai mais caudal na saída do quarto
    • pjmv
    • 21 janeiro 2021

     # 29

    Sim, experimentei fazer isso mesmo e nota-se imediatamente o caudal de ar do lado do quarto. Acompanhado de um cheiro a queimado, mas não muito intenso, que penso ficar a dever-se ao facto de essa tubagem estar à muito tempo sem ser utilizada. Mesmo na grelha superior do recuperador o caudal de ar quente é agora muito superior evidentemente. Haja lenha.
    Problema resolvido
    Obrigado pelas vossas respostas
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  6.  # 30

    Colocado por: pjmvSim, experimentei fazer isso mesmo e nota-se imediatamente o caudal de ar do lado do quarto.


    boa, então agora é por em pratica a sua ideia do batente curvo dentro da grelha
    • LBM
    • 27 novembro 2022 editado

     # 31

    Boa noite,
    Como alguns dos colegas que aqui opinaram, tb eu tenho problemas com o meu recuprador de calor.
    Tenho um recuperador de calor sasac com ventilação elétrica, no entanto, além de me parecer que a queima é fraca em comparação com outros recuperadores tb não acho que emitam mt calor.
    Não sendo eu nenhum expert de bricolage, gostaria de saber se algum de vocês conhece alguém na zona do Minho de confiança a quem poderia pagar para ver o que se passa e o que posso fazer para melhorar a funcionamento
  7.  # 32

    Em que zona do Minho?

    Correcções ou reparações nesta altura não é fácil encontrar interessados.
 
0.0138 seg. NEW