Iniciar sessão ou registar-se
    • BV
    • 15 novembro 2009 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a começar a construir a minha casa, e queria saber qual o melhor sistema de climatização, tendo em conta principalmente os custos.
  1.  # 2

    Para mim o ar condicionado, porque faz quente e frio...
    • MJR
    • 1 dezembro 2009

     # 3

    BV, a sua questão é demasiado vaga. Dificilmente haverá um "melhor sistema de climatização" porque o tipo de habitação, a área habitável, a localização, o estilo de vida, as condições de saúde, os gostos pessoais e a disponibilidade financeira são factores que pesam na decisão.

    Por exemplo, quando fala dos custos, refere-se ao custo de aquisição ou ao custo de utilização?
    Qual é a zona onde vive?
    Que tipo de fontes de energia lhe são mais acessíveis?
    etc...
    Há várias tecnologias, desde o piso radiante, aos radiadores de parede. Mas tudo deve começar por um bom isolamento na casa, tanto nas paredes como nas janelas.
    Mas concordo genericamente com o Vasco, pois o AC é muito prático. Dependendo dos sistemas e da quantidade de divisões, pode não ser muito barato, mas é um sistema multifacetado relativamente económico. E com a vantagem de poder ir comprando os aparelhos à medida das possibilidades. Tem é que definir com um técnico qual o nº de unidades exteriores necessita, para definir as ligações e tubagens a colocar.
    Os sistemas de caldeira (gasóleo ou gás) são ainda mais caros e possuem custos de operação superiores. Pelo menos, foi o que apurei através da experiência de amigos e conhecidos. Conheço um que gasta mais de 200€ por mês em gasóleo. É uma barbaridade!
    Estou a concluir uma casa, na qual fiz pré-instalação de AC. Adquiri um bom recuperador de calor para a sala, porque tenho acesso a lenha mas quero queimar o mínimo indispensável.
    E optei por não colocar mais nenhum sistema de climatização. Acho que esta coisa das caldeiras é um bocado moda e colagem ao que se faz nos países mais frios onde aí sim, faz falta um sistema do género. Em Portugal, tirando algumas zonas do país com Invernos muito rigorosos, não há necessidade de se exagerar. Quando estamos no Inverno, devemos é andar vestidos em concordância com o clima em vez de querer andar em casa de tronco nu, com 23 graus ou mais de temperatura. E com isso, a queimar combustíveis de forma exagerada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh
    • MJR
    • 1 dezembro 2009

     # 4

    Aprendiz2,

    Parece que não me fiz entender. Apesar de o tema ser ajudar o BV com ideias e não andarmos a comentar-nos uns aos outros, deixo aqui algumas explicações para clarificar melhor o que pretendia dizer. Também serve para deixar mais algumas ideias.

    1º (caldeira do amigo) - A caldeira do meu amigo é de uma marca conhecida, embora não me recorde qual, mas quando ele estava a acabar de construir (há alguns anos) falámos sobre esse tema. É certo que a marca não é tudo, e pode por vezes ser ilusório, mas é suposto haver alguma qualidade quando se trabalha com marcas de renome internacional. A questão é que ele exagera no calor que mete em casa, e tenho algumas dúvidas no tipo de isolamento da vivenda dele. São dois factores que agravam o consumo e explicam em parte o exagero.

    2º (recuperador) - Queimar o mínimo indispensável, não significa usar pouco. Pelo contrário, conto usar regularmente no Inverno. O que eu quis dizer foi que procurei (embora possa ter sido enganado, nunca se sabe) um aparelho que produz calor eficientemente, de forma a minimizar o consumo de lenha. Para aquecer a sala (com quase 50 m2) comprei uma máquina de 80 cm e em conjunto com a montagem, isolamento, tubagem e grelhas ficou-me em 1650€ já com IVA. É caro? Pois é, mas não gasto mais nada a não ser a lenha. Sei perfeitamente que há outras opções e nem toda a gente tem acesso fácil a lenha. Mas eu tenho, por isso não quis deixar de aproveitar.

    3º (isolamento) - Esta, custa-me a aceitar que seja uma questão a sério. Acho que fui explícito quando referi que não há necessidade de exagerar nos sistemas de climatização. Nós andamos por aqui porque os nossos antepassados conseguiram sobreviver aos nossos Invernos e não tinham a tecnologia a que hoje, felizmente, podemos aceder. Portugal é um país de clima temperado, mas isso não significa que as casas não devam ter um aquecimento qualquer, ou um bom isolamento, que tanto funciona para defender do frio ou do calor.

    Precisamente por isso optei pelo AC, que encaro apenas como medida complementar. Ligo, quando achar que está a fazer falta. Quem tem caldeiras, tende a ter aquilo sempre ligado e depois fica dependente porque já não suporta um bocadinho de frio. A questão é que não fui na convesa de alguns vendedores, que me queriam vender só as vantagens. Não é que eu seja contra as diversas soluções, por isso eu comecei a minha intervenção neste forum por referir que há muitos factores que devem ser considerados, para se tomar uma decisão consciente. No meu caso, analisei os pros e os contras e decidi pelo que me parecia mais adequado.
    • MJR
    • 1 dezembro 2009

     # 5

    Todos os sistemas têm vantagens e desvantagens.
    O que não será vantajoso é encher este forum com respostas e contra-respostas. Pode ser um bom entretenimento para alguns, mas não é assim que vejo este sítio.
    BV, a sua questão é demasiado vaga. Dificilmente haverá um "melhor sistema de climatização" porque o tipo de habitação, a área habitável, a localização, o estilo de vida, as condições de saúde, os gostos pessoais e a disponibilidade financeira são factores que pesam na decisão.
    • pjrm
    • 1 dezembro 2009

     # 6

    eu também estou agora a iniciar a construção, no meu caso aquilo que esta projectado é o sistema de ar condicionado, a habitação é pequena tem R/C com 65m2 e 1º andar com 80m2, estou no litoral norte e costumamos ter temperaturas no inverno entre os 0 e 5 graus. A grande duvida é sera que vale a pena fazer pre instalação para uma caldeira a gas visto não ter possibilidade de optar por outro sistema (falta de espaço), ou bombas de calor que tanto podem servir para convectores como ar condicionado. Piso radiante esta fora de questão visto o chão ser em madeira e aquilo que eu pretendo é um aquecimento rápido da casa. Para complicar isto tudo tenho sempre a sensação de que quando durmo em algum espaço com ar condicionado´, fico "todo entupido das narinas", já ouvi falar de um sistema da Daikin que regula a humidade do ar em 50%, mas claro não sei quantos euros isso custa e normalmente estas novidades saem caras.
    • MJR
    • 1 dezembro 2009

     # 7

    Não estou a ver um sistema de aquecimento rápido, sem ser o AC. Mas se este lhe causa problemas respiratórios, devia mesmo pensar noutra solução. No meu caso, não tenho o hábito de dormir com ele ligado. Não sei se me aconteceria o mesmo, se o fizesse, mas por enquanto vou validando esta solução.
    A sua casa não é muito grande, por isso qualquer outro sistema poderá não sair muito caro em consumos. Como o piso radiante está fora de questão, não sobram muitas alternativas. Talvez essa sugestão da caldeira a gás não seja má ideia, até porque diz que não tem muito espaço. Um familiar meu instalou de raíz um sistema com base em caldeira a gás (que serve também como esquentador), mas ressentiu-se dos custos durante o Inverno, porque na zona onde mora não há gás natural, nem canalizado, e as bilhas saem caras. Em consequência, começou por reduzir a utilização a um mínimo e agora quando lá vou a casa, só tem o AC a funcionar (que instalou há 2 anos). A casa dele também tem 2 pisos e deve ter um pouco mais de 200 m2.
    Não digo mais, porque não tarda nada está alguém a meter-se comigo e a questionar a minha aversão a caldeiras...
  2.  # 8

    um A/C com um cop por exemplo de 5 quer dizer que para produzir 2000w de potencia só gasta 500w, certo?
    • splp
    • 26 agosto 2010

     # 9

    Boa tarde.

    Pretendo adquirir e fazer obras de remodelação, na casa que a planta representa, incluindo a colocação de climatização e um recuperador de calor na sala.
    A casa situa-se numa cidade com grandes amplitudes térmicas, gelo e neve no Inverno e Verão quente.



    Qual o sistema de recomendado, tendo em vista qualidade e gastos mensais.
    E possíveis orçamentos, para a colocação do mesmo.

    Nota: Por baixo da metade da casa do lado Esquerdo é a Garagem, onde podem passar tubos.
    Agradecido.
    • splp
    • 26 agosto 2010

     # 10

    Planta
      Erros 2 002.jpg
    • splp
    • 27 agosto 2010

     # 11

    Estou a pensar forrar as paredes exteriores pelo lado de dentro, ou seja colocar placas de lã de rocha ou lã de vidro (não sei qual a melhor e mais barata) e depois tapar com placas de gesso fazendo assim uma dupla parede, interior.

    Será uma boa solução para fazer isolamento térmico e acústico?
    Alguém tem opinião.
    E qual o preço médio por m2.


    Obrigado
 
0.0102 seg. NEW