Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Venho aqui partilhar pela primeira vez.

Foi o primeiro mês na casa e a BC para AQS e piso radiante durante o mes de todo diz que gastou 407kw. O instalador diz que tem uma margem de erro, para 20/25% a mais do que é realmente gasto! :)

Seja como for, estou bastante contente com os consumos (3 banhos por dia e piso a 22º 24h por dia).

Abril tambem ja começou e vai bem! :)

A ver se entretanto coloco um shelly EM para ter um maior controlo da coisa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dipeca
      BC_Abril_Inicio.jpg
      BC_Marco.jpg
  2.  # 322

No mês de março a minha BC gastou 216 kWh para o PRH (220m2, temperaturas de 21.5C a 22C) e 66 kWh para AQS (tem painéis solares a ajudar). Desde que programei horário de produção de AQS, esta parcela de consumo diminuiu bastante! Consumos dados pela própria BC.
  3.  # 323

Colocado por: rjmpiresE depois a humidade em vez de ficar no desvão fica na garagem ou a garagem também têm grelhas para o exterior?

Sim a garagem também levará uma grelha.
    Julga que os consumos saem beneficiados?

Espero que esta "solução" não danfique a BC.
    Concordam com este comentário: Zaspiado
  4.  # 324

Colocado por: SCCorreia
    Sim a garagem também levará uma grelha.
    Julga que os consumos saem beneficiados?

Espero que esta "solução" não danfique a BC.

A resposta a isso é, depende.. a bomba de calor quando está a trabalhar faz um ventinho bem fresco.. em pouco tempo fica com a garagem gelada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  5.  # 325

Colocado por: brunoaDesde que programei horário de produção de AQS

Esta opção parece-me essencial na configuração das AQS. Se quando a BC vai precisar de produzir temperaturas mais altas estiver maior temperatura ambiente, isso deve resultar em menores consumos. A opção de ter água quente a qualquer hora do dia, do ponto de vista dos consumos, parece-me muito pouco razoável (já do conforto, é outra discussão :))
    Concordam com este comentário: dipeca
  6.  # 326

Colocado por: Bruno.Alves
    Esta opção parece-me essencial na configuração das AQS. Se quando a BC vai precisar de produzir temperaturas mais altas estiver maior temperatura ambiente, isso deve resultar em menores consumos. A opção de ter água quente a qualquer hora do dia, do ponto de vista dos consumos, parece-me muito pouco razoável (já do conforto, é outra discussão :))
    Concordam com este comentário:dipeca

Chegamos à conclusao de que com a capacidade do depósito e com o nosso padrão de consumo, nunca há falta de AQS em qq hora do dia. Quando associar fotovoltaicos, mais simples será :)
  7.  # 327

É isso. Eu actualmente tenho 150l para 3 banhos diários. Aquece, fica quente. Tomamos banho, fica frio. Não há abébias e o último às vezes tem uns arrepios 😁😁😁

Quando (muito, muito pontualmente, tipo 1x por mês ou menos) é preciso lavar loiça à mão e à hora de almoço, não há água quente. Ponto, não há. É assim há vários anos sem problemas de maior.
  8.  # 328

Aqui os 300L têm dado para 4 banhos diários. Por vezes tem acontecido 1 ser no outro dia de manhã e continua sempre com água quente. A diferença é rodar mais um pouco a torneira!
    Concordam com este comentário: Zaspiado
  9.  # 329

Colocado por: dipecaSerá boa prática desligar completamente o sistema? Se calhar não tem impacto nenhum na manutenção da bomba de facto...

Olá malta, enviei email à Mitsubishi para saber se estes recomendam desligar a bomba nos meses quentes. Eis a resposta

Antes de mais quero agradecer a sua preferência.

Relativamente à sua questão, a resposta é também simples: Estas máquinas consomem muito pouca energia em modo stand-by (diria muito pouco perceptível. Mas porque a bomba de calor servirá somente para o Aquecimento ambiente (não fazendo a produção de água quente sanitária) poderá a desligar da corrente, mas somente quando a temperatura exterior for alta – digamos 18/20ºC. Depois quando começar a época de Inverno ou da necessidade de Aquecimento deverá energizar a máquina 24 a 48 horas antes de começar a fazer aquecimento – ou seja liga o disjuntor, 24/48 horas depois é que faz On no comando da bomba de calor. Isto é necessário para que exista um pré aquecimento do compressor, permitindo ao óleo atingir a temperatura correcta de lubrificação do compressor.

Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
    • MHS
    • 12 abril 2021

# 330

Partilha Março (se tenho shelly desde Fevereiro)
    180 m2, 3 banhos diarios, e gente em casa todo o dia, zona de Benavente (tem estado min 8 a 12 à noite), casa a 21,5.
    Sem qq apoio de paineis por enquanto.
    Os banhos anda à volta dos 2kwh diarios uns dias mais.uns paineis e programacao pode ajudar a BC e o resto da casa tudo eletrico.
    @rjmpires desligou aquecimento? A BC mantem funcionamneto com AQSs pelo q n se coloca aquestoao de paragem certo? Eu ainda n desligeui à noite algumas ainda trabalha qq cois pouca. E a para ligar arrefecimento ai da é cedo. Tive no verao passado e funcionou bem, mas ainda n tinha esta atencao monitorização, partilho este ano ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
      Screenshot_20210412-180011_Shelly.jpg
  10.  # 331

Colocado por: dipecaEis a resposta
    outras marcas e muitos instaladores onde me incluo discordam desta "recomendação", no entanto daqui a uns anos voltaremos a falar.
  11.  # 332

Colocado por: jorgealvesoutras marcas e muitos instaladores onde me incluo discordam desta "recomendação", no entanto daqui a uns anos voltaremos a falar.

Pois, mas então que seja para festejar a durabilidade da BC e não um "bem te disse".

Aqui a questão é ter a BC ainda a consumir entre 5-10kwh. Se descesse para 1-5kwh...

E já agora, o Jorge recomenda deixar a BC sempre ligada, 24h 7/7 o ano todo, é isso?
  12.  # 333

Colocado por: MHSPartilha Março (se tenho shelly desde Fevereiro)
    180 m2, 3 banhos diarios, e gente em casa todo o dia, zona de Benavente (tem estado min 8 a 12 à noite), casa a 21,5.
    Sem qq apoio de paineis por enquanto.
    Os banhos anda à volta dos 2kwh diarios uns dias mais.uns paineis e programacao pode ajudar a BC e o resto da casa tudo eletrico.
    @rjmpires desligou aquecimento? A BC mantem funcionamneto com AQSs pelo q n se coloca aquestoao de paragem certo? Eu ainda n desligeui à noite algumas ainda trabalha qq cois pouca. E a para ligar arrefecimento ai da é cedo. Tive no verao passado e funcionou bem, mas ainda n tinha esta atencao monitorização, partilho este ano ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires
      Screenshot_20210412-180011_Shelly.jpg

Sim já desliguei o aquecimento, os ganhos térmicos durante o dia são mais que suficientes para a casa nunca baixar dos 20-21 graus à noite.
    A minha bomba faz AQS como apoio, também tenho 2 painéis solares, desde que desliguei o piso ela está em stand-by, quase todos dias faz ali um pequeno pico por volta da mesma hora.. não sei bem se há alguma coisa que mexe ou lubrifica.
    De momento não preciso de aquecer/arrefecer, está só de prevenção para as AQS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MHS
      Screenshot_20210412_191237_allterco.bg.shelly_1.jpg
  13.  # 334

Colocado por: dipeca

Olá malta, enviei email à Mitsubishi para saber se estes recomendam desligar a bomba nos meses quentes. Eis a resposta

Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

Vou questionar também a Carrier a ver o que me dizem!
    É interessante saber o que recomendam as marcas
    Concordam com este comentário: dipeca
  14.  # 335

Colocado por: dipecaAqui a questão é ter a BC ainda a consumir entre 5-10kwh
    10 kwh????por mês?dia? ano?

Colocado por: dipecao Jorge recomenda deixar a BC sempre ligada, 24h 7/7 o ano todo, é isso?
    alimentada electricamente mas desligada no comando, sim, sendo uma opinião amplamente consensual no sector
  15.  # 336

Colocado por: rjmpiresnão sei bem se há alguma coisa que mexe ou lubrifica.
    processo anti-bloqueio, que evidentemente somente serã possivel se a maquina estiver alimentada.
  16.  # 337

Colocado por: jorgealvesprocesso anti-bloqueio, que evidentemente somente serã possivel se a maquina estiver alimentada.

Entretanto já enviei umas quantas questões à Carrier, pode ser que me respondam 👍🏻
    • dipeca
    • 12 abril 2021 editado

# 338

Colocado por: jorgealves10 kwh????por mês?dia? ano?

5kwh dia na última semana.

Colocado por: jorgealvesalimentada electricamente mas desligada no comando

Ok, obrigado.
  17.  # 339

Colocado por: dipeca5kwh dia na última semana.

Isso é imenso. Tem algum analisador que permita ver qual o perfil desse consumo?
    Isso não é standby de forma nenhuma, ela tem de estar a fazer aquecimento em alguma altura.
  18.  # 340

5kWh/dia é o consumo do circuito de circulação.

0.0852 seg. NEW