Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Pedro Barradas
    Sim, mas.. se calhar para o ano, já não cumpre, para edifícios novos ;)

    Estou a falar termicamente e não nos mínimos obrigatórios por lei.
    Anda-se a isolar tanto as casas para diminuir as necessidades de aquecimento que depois se aumentam as necessidades de arrefecimento 😛
  2.  # 42

    Colocado por: rjmpiresEstou a falar termicamente e não nos mínimos obrigatórios por lei.

    È igual...
    Os minimos que termicamenre a lei obriga, que tem também a haver com a localização (zona climática) da edificação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  3.  # 43

    Colocado por: rjmpires
    Estou a falar termicamente e não nos mínimos obrigatórios por lei.
    Anda-se a isolar tanto as casas para diminuir as necessidades de aquecimento que depois se aumentam as necessidades de arrefecimento 😛


    Se impede de sair, também impede de entrar. Ou como diz o povo, o que guarda o frio, também guarda o calor.
    Concordam com este comentário: Agostinho Nogueira
    • viarq
    • 14 janeiro 2021 editado

     # 44

    Colocado por: dipecaPenso que eu é que não soube explicar ao detalhe o isolamento.

    Vou colocar aqui a lista as características do isolamento validadas com o empreiteiro:


    ah ok, está um pouco melhor.



    Colocado por: rjmpires
    A "quantidade" de isolamento também dependerá da zona do país, eu tenho 5cms nas paredes e 8cm na cobertura e cumpre!


    o meu comentário não foi no sentido de cumprir ou não os regulamentos, uma casa (projecto) tem de ser visto e entendido como um todo, e para mim não faz sentido investir numa VMC quando se descura no isolamento, e o regulamento indicamente apenas e somente mínimos.
    Do mesmo modo que para mim não faz sentido em investir em bom isolamento (que não é o minimo dos regulamentos), boas caixilharias e depois não ter ventilação mecânica. Tudo tem de ser pensado como um todo.

    Colocado por: rjmpires
    Anda-se a isolar tanto as casas para diminuir as necessidades de aquecimento que depois se aumentam as necessidades de arrefecimento 😛

      isso é daquelas frases fáceis que pode estar bastante longe da verdade, tal como disse, se se pensar a casa como um todo, mais isolamento vai ajudar no verão (a manter o calor fora de casa), basta prever maneira de o retirar de dentro de casa para ter menor necessidade energética para arrefecer.
    •  # 45

      Colocado por: rjmsilva

      Se impede de sair, também impede de entrar. Ou como diz o povo, o que guarda o frio, também guarda o calor.

      Exacto a questão é que no verão o calor gerado no interior da habitação depois também não sai.
    •  # 46

      Colocado por: rjmpiresno verão o calor gerado no interior da habitação depois também não sai.


      lá está, isso é quando as coisas não são pensadas e projectadas como um todo.
    •  # 47

      Colocado por: Pedro Barradas
      È igual...
      Os minimos que termicamenre a lei obriga, que tem também a haver com a localização (zona climática) da edificação
      Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

      Já agora fiquei curioso, a certificação energética também tem em conta a localização geográfica? A+ no Algarve é diferente de A+ em Bragança?
    •  # 48

      Colocado por: viarq

      lá está, isso é quando as coisas não são pensadas e projectadas como um todo.

      Estas conclusões não se conseguem tirar olhando apenas para os cms de isolamento
    •  # 49

      Colocado por: rjmpires
      Exacto a questão é que no verão o calor gerado no interior da habitação depois também não sai.

      Faz janelas até ao tecto, e quando for preciso abre .
      Concordam com este comentário: rjmsilva
      • viarq
      • 14 janeiro 2021 editado

       # 50

      Colocado por: rjmpires
      Já agora fiquei curioso, a certificação energética também tem em conta a localização geográfica? A+ no Algarve é diferente de A+ em Bragança?


      que certificação energética, aquele papel onde colocam as necessidades energéticas de um edificio sem sequer calcualarem as pontes térmicas ou estanquicidade ao ar e que qualquer técnico com habilidade da umas voltas ao projecto para ter a letra pretendida? isso só serve para dar trabalho ao pessoal que faz certificados, nada mais. Já vi (ninguem me disse) pessoal que pediu um painel solar emprestado para colocar na cobertura, tiraram fotos para o relatório, tiveram a letra desejada, e voltaram a devolver o painel.


      Colocado por: rjmpires
      Estas conclusões não se conseguem tirar olhando apenas para os cms de isolamento


      como se diz no meio, sao muitos anos a virar frangos.
    •  # 51

      Colocado por: viarq

      que certificação energética, aquele papel onde colocam as necessidades energéticas de um edificio sem sequer calcualarem as pontes térmicas ou estanquicidade ao ar e que qualquer técnico com habilidade da umas voltas ao projecto para ter a letra pretendida? isso só serve para dar trabalho ao pessoal que faz certificados, nada mais. Já vi (ninguem me disse) pessoal que pediu um painel solar emprestado para colocar na cobertura, tiraram fotos para o relatório, tiveram a letra desejada, e voltaram a devolver o painel.




      como se diz no meio, sao muitos anos a virar frangos.

      Ah ok, voce também é contra o sistema 😛

      Colocado por: callinas
      Faz janelas até ao tecto, e quando for preciso abre .
      Concordam com este comentário:rjmsilva

      Oh callinas isso sei eu.. estava a falar numa casa como sendo um sistema "semi" fechado, mas já percebi onde vai desembocar esta conversa
      • viarq
      • 14 janeiro 2021 editado

       # 52

      Colocado por: rjmpiresAh ok, voce também é contra o sistema 😛

      que sistema? eu no meu trabalho sou rigoroso, por isso só posso pedir o mesmo para as restantes especialidades, quem quer (e toda a gente devia querer) um estudo de comportamento térmico da sua casa, deve ter um digno desse nome, caso contrário andamos aqui a olhar para a revista maria e a querer comparar a escrita com os lusiadas.

      Colocado por: rjmpires
      Oh callinas isso sei eu.. estava a falar numa casa como sendo um sistema "semi" fechado, mas já percebi onde vai desembocar esta conversa

        a conversa só não interessa a quem se quer convencer a si mesmo que muito isolamento é mau no verão, independentemente de todas as outras condicionantes e sem qualquer tipo de cálculo ou simulação para o comprovar. Hoje em dia é muito fácil fazer-se modelos bastante aproximados da realidade e tomar decisões ponderadas, o que se vê muito por aqui são opiniões muitos superficiais sem pensar nas soluções como um todo.
      •  # 53

        Colocado por: viarq
        que sistema? eu no meu trabalho sou rigoroso, por isso só posso pedir o mesmo para as restantes especialidades, quem quer (e toda a gente devia querer) um estudo de comportamento térmico da sua casa, deve ter um digno desse nome, caso contrário andamos aqui a olhar para a revista maria e a querer comparar a escrita com os lusiadas.


        a conversa só não interessa a quem se quer convencer a si mesmo que muito isolamento é mau no verão, independentemente de todas as outras condicionantes e sem qualquer tipo de cálculo ou simulação para o comprovar. Hoje em dia é muito fácil fazer-se modelos bastante aproximados da realidade e tomar decisões ponderadas, o que se vê muito por aqui são opiniões muitos superficiais sem pensar nas soluções como um todo.

        O sistema de que falei é achar sempre que as coisas são feitas às 3 pancadas e de que os certificados são todos fabricados porque ninguém faz as contas reais.
        O interesse da conversa para mim perdeu-se quando tentei perceber e explorar o suposto conceito ex-líbris das casas e a resistência à partilha da informação foi imensa, ao ponto de a conversa descambar e fecharem e apagarem um tópico no fórum que tinha informação relevante.
        Colocado por: viarqque certificação energética, aquele papel onde colocam as necessidades energéticas de um edificio sem sequer calcualarem as pontes térmicas ou estanquicidade ao ar e que qualquer técnico com habilidade da umas voltas ao projecto para ter a letra pretendida

        O que afirmou aqui revela que acha que o actual sistema é errado e fabricado.
        • brunoa
        • 14 janeiro 2021 editado

         # 54

        Eu não acho esses consumos assim tão elevados. Não são brilhantes, mas também está muito frio!
        Posso dar o meu caso por comparação. Estou a habitar na casa nova desde finais de Setembro, pelo que tenho apenas registos a partir de Outubro. Casa em Braga (moradia em banda), com área aquecida de 220 m2, bem isolada, com caixilharia corte térmico, vidro duplo com 18 cm de caixa de ar, PRH em soalho multicamadas, bomba de calor Mitsubishi (também faz frio), painéis solares apenas para AQS (bomba de calor tb faz AQS quando os painéis não têm capacidade). Este mês, entre AQS e aquecimento, a bomba de calor está a gastar uma média de 30 kWh/dia, com a casa a 21,5ºC/22ºC, dependendo das divisões (controlo da temperatura por domótica). Sinceramente, gastava mais em gás no apartamento onde vivia onde tinha radiadores como aquecimento. E o conforto é incomparavelmente superior agora. Em Novembro a bomba de calor consumiu (AQS e PRH) 468 kWh e em Dezembro 728 kWh, média de 15 kWh/dia em Novembro e de 23 kWh/dia em Dezembro. Não me parecem números absurdos, tal como os seus não o são.



        Colocado por: dipecaOlá,

        continuo a analisar os consumos indicados na BC e no contador EDP. Para quem interessar seguir os passos.

        Para já não houve mudanças mas tb esteve muito frio nos últimos 2 dias e os consumos não pioraram...
        Estas pessoas agradeceram este comentário:Participante
          Screenshot 2021-01-14 at 09.02.08.png
        Estas pessoas agradeceram este comentário: dipeca
      •  # 55

        Colocado por: rjmpiresO sistema de que falei é achar sempre que as coisas são feitas às 3 pancadas e de que os certificados são todos fabricados porque ninguém faz as contas reais.


        achar ou não faz quem está de fora, quem anda no meio sabe exatamente o que acontece, afinal lidamos com isto dos os dias.


        Colocado por: rjmpiresa resistência à partilha da informação foi imensa

        normal, esse conhecimento é o ganha pão de muita gente.



        Colocado por: rjmpiresao ponto de a conversa descambar e fecharem e apagarem um tópico no fórum que tinha informação relevante.

        desconhecia.



        Colocado por: rjmpiresO que afirmou aqui revela que acha que o actual sistema é errado e fabricado.

        o actual sistema de certificação é um proforma sem qualquer utilidade. Ainda que fosse levada (e feito) a sério pelos tecnicas e seria na mesma muito incompleto por não contemplar pontos que mencionei antes e que têm bastante influência no comportamento térmico de uma casa.
      •  # 56

        rjmpires

        já ouviu algo sobre : Casas com Elevado Perfil Ambiental?
        • dipeca
        • 14 janeiro 2021 editado

         # 57

        Colocado por: brunoaEu não acho esses consumos assim tão elevados. Não são brilhantes, mas também está muito frio!
        Posso dar o meu caso por comparação. Estou a habitar na casa nova desde finais de Setembro, pelo que tenho apenas registos a partir de Outubro. Casa em Braga (moradia em banda), com área aquecida de 220 m2, bem isolada, com caixilharia corte térmico, vidro duplo com 18 cm de caixa de ar, PRH em soalho multicamadas, bomba de calor Mitsubishi (também faz frio), painéis solares apenas para AQS (bomba de calor tb faz AQS quando os painéis não têm capacidade). Este mês, entre AQS e aquecimento, a bomba de calor está a gastar uma média de 30 kWh/dia, com a casa a 21,5ºC/22ºC, dependendo das divisões (controlo da temperatura por domótica). Sinceramente, gastava mais em gás no apartamento onde vivia onde tinha radiadores como aquecimento. E o conforto é incomparavelmente superior agora. Em Novembro a bomba de calor consumiu (AQS e PRH) 468 kWh e em Dezembro 728 kWh, média de 15 kWh/dia em Novembro e de 23 kWh/dia em Dezembro. Não me parecem números absurdos, tal como os seus não o são.



        Obrigado pela partilha de informação.

        Repare:
        - você com 220m2 a 21/22 está a consumir 30kwh por dia
        - eu com 150m2 (estou a exagerar para cima) a 19C estou a consumir 40kwh por dia


        Qual é o cop que a sua bomba apresenta, ou seja o rácio produzido/consumido? Eu ando nos 2,4. Este mÊs consumiu até ontem inclusivé 514 kwh para gerar 1233Kwh.
      •  # 58

        Colocado por: marco1rjmpires

        já ouviu algo sobre : Casas com Elevado Perfil Ambiental?

        Não me lembro de ter lido sobre esse assunto.
      •  # 59

        Eu ando entre os 15 e os 20kwh nos dias mais frios (consumos do PRH e AQS - 4 pessoas). Cerca de 220m2 climatizados, temp pedida à BC 21.5º.

        Temp média na sala:
        Estas pessoas agradeceram este comentário: dipeca
          temp media.jpg
      •  # 60

        E os consumos diários da bomba no ultimo mês:
        Estas pessoas agradeceram este comentário: dipeca
          consumos bc.jpg
       
      0.0377 seg. NEW