Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      CMartin
    • 12 janeiro 2021 editado

     # 21

    Colocado por: PLealnuma área que VIVE dos contactos que tivermos

    É bem verdade, e dos bons contactos, que são preciosos entre uns e outros. Como estamos aqui a conversar, e peço desde desculpa pelo off topic, mas o TJ, uma vez que é arquitecto, sabe certamente tudo o que aqui lhe foi dito (não ?), isto, por um lado, pelo outro lado, e, nestes meios em que nos vamos movendo, não terá maior facilidade em obter contactos de referência para este tipo de trabalhos entre o seu meio, entre a arquitectura que é sua, e a engenharia do seu parente, do que no fórum que afinal, lhe ainda é muito recente ? Não sei, mas conversamos apenas, já agora.
    Concordam com este comentário: PLeal
  1.  # 22

    Eu ainda não sei se o TJ_10 é arquiteto... e se for, isso pouco significa. Não digo isto com qualquer demérito, mas as nossas áreas são suficientemente abrangentes para uma pessoa estar alheada destas questões, mesmo que trabalhe como Engenheiro ou Arquiteto. Exemplos?, basta por exemplo trabalhar como projetista na administração pública que dificilmente terá contacto com a parte das obras, muito menos particulares.
  2.  # 23

    Colocado por: PLealEu ainda não sei se o TJ_10 é arquiteto...


    a julgar pelas palavras dele neste tópico que abriu, diria que sim. É arquiteto, mas deve ter pouca experiencia a julgar pelas perguntas dele nesse tópico e neste.
  3.  # 24

    Afinal vivem dos contactos que têm. Afinal recorrem a "biscateiros" contratados à tarefa. Afinal fazem o mesmo que criticam. Já sei disso meus caros!

    Estão a fazer de uma remodelação básica de uma moradia uma Obra de complexidade técnica ao nivel de uma grande Ponte ou Torre de 100 andares. Meus caros vou dar-vos uma novidade: é um trabalho básico que pode ser feito por qualquer pessoa, inclusivamente o próprio DO em regime de "bricolage" aos fins de semana. Talvez me venham dizer que para fazer bricolage é necessário registo no IMPIC e o diabo a 7... bla bla.

    As considerações sobre a minha pouca ou muita experiência aportam algum valor a esta discussão? Não. São irrelevantes e revelam uma pobreza de espirito em atacar a pessoa em vez dos argumentos.

    Os pseudo-sábios da construção que aqui se insurgem contra quem a titulo particular pretende conduzir uma remodelação na sua própria casa deviam era estar preocupados com eles mesmos quando contratam ilegais para fazer o trabalho e cobram 10 ao cliente, pagando 5 à pessoa que contratam. Volto a pedir que por favor se poupem a pseudo-moralismos que conheço muito bem a prática de alguns dos que aqui falam.

    Forte abraço.


    Colocado por: PLealAmigo TJ_10 (e espero que não me leve a mal tratá-lo por "amigo"), o que os camaradas lhe tentaram explicar é que:
    1. Para a execução de uma empreitada, o seu executante deve ter um alvará ou certificado que o habilite a fazê-lo, passado pelo IMPIC,
    2. Essa habilitação pressupõe a demonstração da capacidade técnica e financeira da empresa para a execução de determinados tipos de trabalhos;
    3. No caso corrente, o Dono de Obra contratou um Empreiteiro que tem essa habilitação e, no âmbito desse contrato, tem assegurada a direção técnica da obra, planos de SST, seguros, etc.
    4. No seu caso, o que está a fazer é, em vez de um contrato geral, uma série de contratos. Nota: ISTO NÃO É ILEGAL, mas não é uma tarefa simples. Como mero exemplo:
    - quem é que lhe vai assegurar o PSS em obra? Será que cada um desses profissionais que vai contratar vai fazer o seu? (quando o resto do pessoal conseguir parar de rir depois de imaginar isto, vamos continuar...)
    - quem é que vai ser o Diretor Técnico da Obra?, porque tem de o identificar perante a CM e ele deve assegurar o acompanhamento da obra...

    5. Na verdade o que pensa fazer é contratar diversas tarefas como uma série de "pequenas obras" e quando tiver uma visita de uma entidade fiscalizadora, vai ter problemas porque lhe vai ser impossível ter toda a documentação para todos os empreiteiros;
    6. ...e se for católico, reze todos os dias para não ter um acidente em obra, porque na falta de um PSS a responsabilidade é sua, por inteiro.


    Quando os camaradas o "acusam" de "chico espertismo", desculpe mas... vem a um fórum de profissionais da construção que discutem entre si as melhores práticas de execução e gestão de obras com um pedido que, a nós, nos soa a "olhem, eu descobri que vocês são uns inúteis e vou mostrar que consigo fazer o vosso trabalho sem ter tido qualquer formação ou ter qualquer experiência no ramo" (esta última parte é clara quando se apresenta como alguém que nem contactos tem... numa área que VIVE dos contactos que tivermos)... estava à espera do quê?
  4.  # 25

    Sr. Arquiteto, eu, como simples DO, sou da opinião que vir para um fórum público com este tom e gênero de comentários e esperar que o ajudem... boa sorte...
    Anteontem um DO de Sintra pediu contactos para uma remodelação, e ontem outro para trabalhos de carpintaria no Montijo, e em menos de 24h ambos conseguiram três recomendações...
    Outra opinião minha, se me permite, é que não há dinheiro que pague e não há curso/licenciatura que ensine uma qualidade humana chamada humildade.
    Bem-haja.
    Concordam com este comentário: hangas, NLuz, Antonioconceicao
    •  
      CMartin
    • 15 janeiro 2021 editado

     # 26

    Colocado por: TJ_10Os pseudo-sábios da construção que aqui se insurgem contra quem a titulo particular pretende conduzir uma remodelação na sua própria casa deviam era estar preocupados com eles mesmos quando contratam ilegais para fazer o trabalho e cobram 10 ao cliente, pagando 5 à pessoa que contratam. Volto a pedir que por favor se poupem a pseudo-moralismos que conheço muito bem a prática de alguns dos que aqui falam.

    Nem todos trabalhamos da mesma forma, nem todos se reconhecem neste discurso. Muitos, estamos longe disto. Desculpe lá. Há que ter algum brio pela área, que ainda tem gente que se preze.
  5.  # 27

    aparece aqui cada cromo !!!!
  6.  # 28

    Algum Trolha disponivel para abraçar novo desafio?
 
0.0151 seg. NEW