Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite!

    Estou a construir uma moradia (em fase de acabamentos) cuja cave é da mesma dimensão do rés do chão!

    A cave é 80% enterrada em solo duro com boa drenagem (de origem xistosa)!

    Na construção das sapatas não levou betão de limpeza, mas sim pedra (rachão), e não levou isolamento para as humidades ascendentes; um erro na minha opinião!

    As paredes foram erguidas em betão armado, isoladas pelo exterior com tela asfaltica com primário + tela pitonada, bem como, cintura de drenagem composta por tubo ranhurado + brita + manta geotextil.

    A cave foi cheia até ao nivel das sapatas com brita, e agora chegou o momento de fazer a lage!

    Na zona onde vao circular os carros, vai levar 8 cms de betão c25/30 + malha eletrosoldada + afagada com helicoptero com as respetivas juntas de ditatação e endurecedor.
    (Orçamento de 600 euros para 100m2 + 800 euros de betão bombeado!)

    Numa outra parte da cave, onde existirá uma adega, tinha como objectivo colocar pavê ou cubos de granito para manter a frescura e humidade tipicas!

    Mas como o piso superior é radiante, tenho medo de originar condensações no teto e\ou bolores no chão;

    Questão:
    Devo meter betonilha nesta parte, ou posso optar pelo pavê sem dissabores?
  2.  # 2

    não se esqueça de meter tela pitonada entre o enrocamento e o massame armado desse pavimento... fora outros pormaiores que os seus tecnicos devem ver consigo e o empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RAPOZINHO
  3.  # 3

    Colocado por: RAPOZINHOA cave foi cheia até ao nivel das sapatas com brita,

    Ainda está a tempo minimizar o erro de não ter impermeabilizado a base das sapatas, tente meter ai um rede de drenagem e impermeabilize as laterais interiores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RAPOZINHO
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    Ainda está a tempo minimizar o erro de não ter impermeabilizado a base das sapatas, tente meter ai um rede de drenagem e impermeabilize as laterais interiores
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RAPOZINHO
  5.  # 5

    Pode explicar como faço isso?
  6.  # 6

    Colocado por: RAPOZINHOPode explicar como faço isso?

    Só analisando a situação mas assim grosso modo, seria criar uns drenos nesse interior que pudessem conduzir para o exterior alguma humidade que por ventura possa existir ai.
    Nas laterais das sapatas e vigas de fundação era aproveitar para impermeabilizar
  7.  # 7

    Algo deste género
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues, RAPOZINHO
      enrrocamento.jpg
      enrrocamento2.jpg
  8.  # 8

    Depois no piso faz isto que o Barradas disse
    Concordam com este comentário: RAPOZINHO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RAPOZINHO
      1.1.jpg
  9.  # 9

    E a questão inicial do pavé no piso?

    Devo considerar ou excluir?!
  10.  # 10

    não consigo entender porque se poe uma tela pitonada na horizontal, não há outra forma de impermeabilizar?
  11.  # 11

    Colocado por: marco1não consigo entender porque se poe uma tela pitonada na horizontal

    Pela relação custo/eficácia.

    Colocado por: marco1não há outra forma de impermeabilizar?

    Claro que sim mas quase sempre mais cara
  12.  # 12

    ok, mas tenho duvidas se será uma boa "cama" para o massame.
    •  
      jorgand
    • 14 janeiro 2021 editado

     # 13

    Por acaso, tenho uma situação de um piso de cave como o user e também estou com dúvidas se meto a tela pitonada ao deito o betão direto no cascalho.
    De a um tempo para cá as telas pitonadas tem aumentado muito de preço, alguém deve de se estar a fazer rico com as percentagem.
  13.  # 14

    Colocado por: marco1tenho duvidas se será uma boa "cama" para o massame.

    A cama do massame é feita pela camada de brita, a tela é apenas um elemento de corte hídrico, não pode de forma alguma ser considerada um elemento de base para o massame
  14.  # 15

    Colocado por: marco1não consigo entender porque se poe uma tela pitonada na horizontal, não há outra forma de impermeabilizar?


    Mete manta em PEAD (1mm).
    Concordam com este comentário: zedasilva
  15.  # 16

    Colocado por: jorgandDe a um tempo para cá as telas pitonadas tem aumentado muito de preço,

    A lei da oferta e da procura, ainda há 3 ou 4 anos usar uma tela pitonada era só para as obras de topo.
    Hoje já é considerada um elemento fundamental no processo construtivo é espectável que os preços subam
  16.  # 17

    Colocado por: Vítor MagalhãesMete manta em PEAD (1mm).

    Claro está que tem que ter cuidados acrescidos para não a romper. Com a maioria dos nossos empreiteiros é sempre um risco
  17.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    A lei da oferta e da procura, ainda há 3 ou 4 anos usar uma tela pitonada era só para as obras de topo.
    Hoje já é considerada um elemento fundamental no processo construtivo é espectável que os preços subam
    sim e normal, más a última vez que perguntei preços estava mais cara o dobro em relação a que tinha comprado 3 anos antes, também ai que ver a as melhores e outras mais rascas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Talhadeira
  18.  # 19

    ze desde há muito tempo que é usada nos paramentos verticais das caves, entretanto surgiram foi já com o geotextil agragado

    jorgand

    cuidado pois precisa sempre de impermeabilizar isso, eu recomento depois do cascalho uma camada fina de saibro e geotextil e depois uma tela que pelos vistos pode ser pitonada e é barata, acho:) e depois o massame.
  19.  # 20

    1 mm não é facil de romper, são as geomembranas, normalmente usadas em lagoas de rega, aterros, etc...
 
0.0190 seg. NEW