Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Gostaria de ter opinião de quem tenha instalado em sua casa uma Caldeira a lenha para aquecimento somente de radiadores? Neste momento tenho instalado uma caldeira a Pellets de 23kw que me fornece calor a cerca de 75 radiadores, o sistema funciona bem apenas sai um pouco caro, pois um saco de 15 Kg voa assim em 7 ou 8 horas. A minha intenção série substituir a caldeira por uma a lenha, pois lenha sai me de graça, apenas tenho de ter o trabalho de a fazer, dá me igual gastar 1000 ou 2000 kg mês.
    Gostaria então de saber se o sistema a lenha é funcional e se vale e pena e mudança. Também sei que vou gastar cerca de 2500€ na mudança, e que a cadeia é bastante mais pesada e mais suja.
    Se alguém me pider dizer alguns prós e contras agradeço. Obrigado
  2.  # 2

    tem espaço para arrumar a lenha? é que você empilha num canto 10 sacos de pellets e ocupa pouco espaço. Mesmo que aquilo acabe depressa vai no carro a um sitio qualquer buscar mais uns sacos.

    a lenha não é assim, ocupa mais espaço, andar a transportar lenha na bagageira do carro não é pratico porque a quantidade que transporta gasta-se num instante e depois a quantidade de cinza produzida é muito maior. Tem um terreno onde possa despejar cinza em segurança. Eu acho que vai achar piada no inicio mas vai-se cansar passado 3 ou 4 anos.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  3.  # 3

    Eu tenho (faz AQS + AQC) e estou a pensar exactamente no contrário, deixar a lenha e procurar uma alternativa :-)
    No meu caso era grátis e agora já não é, pelo que o custo associado ao trabalho que dá já me fez perder a magia :-)

    O que deves considerar como principal desvantagem é que só 2h depois de a acenderes o recuperador é que começas a ter algum conforto. Isso e o lixo, claro.

    Mas o custo será o mais baixo de todos, mesmo pagando. Eu no inverno todo gasto uns 5m^3 de lenha, a 40€ cada é mais barato do que qualquer alternativa. Mas só tens calor enquanto estás a enfardar lenha e isso torna a comparação meio injusta.
  4.  # 4

    Colocado por: pauloagsantosEu acho que vai achar piada no inicio mas vai-se cansar passado 3 ou 4 anos

    Isto. Totalmente de acordo e é o meu caso
  5.  # 5

    Colocado por: pauloagsantostem espaço para arrumar a lenha? é que você empilha num canto 10 sacos de pellets e ocupa pouco espaço. Mesmo que aquilo acabe depressa vai no carro a um sitio qualquer buscar mais uns sacos.

    a lenha não é assim, ocupa mais espaço, andar a transportar lenha na bagageira do carro não é pratico porque a quantidade que transporta gasta-se num instante e depois a quantidade de cinza produzida é muito maior. Tem um terreno onde possa despejar cinza em segurança. Eu acho que vai achar piada no inicio mas vai-se cansar passado 3 ou 4 anos.
    Concordam com este comentário:Bruno.Alves


    Agradecido pela resposta, sim tenho espaço para guardar a lenha e reboque para a transportar, e um local a 50m para deitar fora a cinza.
    Na minha antiga moradia tinha recuperador de calor com condutas de ar quente e sei bem o que é gastar lenha e apanhar cinza. Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: Bruno.AlvesEu tenho (faz AQS + AQC) e estou a pensar exactamente no contrário, deixar a lenha e procurar uma alternativa :-)
    No meu caso era grátis e agora já não é, pelo que o custo associado ao trabalho que dá já me fez perder a magia :-)

    O que deves considerar como principal desvantagem é que só 2h depois de a acenderes o recuperador é que começas a ter algum conforto. Isso e o lixo, claro.

    Mas o custo será o mais baixo de todos, mesmo pagando. Eu no inverno todo gasto uns 5m^3 de lenha, a 40€ cada é mais barato do que qualquer alternativa. Mas só tens calor enquanto estás a enfardar lenha e isso torna a comparação meio injusta.


    Obrigado pela resposta, vou então pensar bem no projeto.
    • SACS
    • 14 janeiro 2021

     # 7

    Quando se pensa num aquecimento a lenha deve logo pensar em ter ligado 24h dia.
    Só a lenha que gasta para aquecer o circuito e começar aquecer a casa dá praticamente para as horas que esteve desligado!
    A lenha... Tem de ter um espaço grande para arrumar, tem de estar seca para não criar problemas na máquina.
    Convém ter a caldeira no exterior da habitação se possível junto a lenha.
    O primeiro ano andar a lenha(Atenção que as máquinas gostam é de madeira) vai ser engraçado mas quando vir que precisa de mais de 5/6m³ por inverno não vai achar tanta piada.
    Falta referir que é preciso estar sempre alimentar a bicha... Está tão quentinho e agora tenho de ir lá fora!!!
    Eu sei que a pellets é mais caro, mas é outra louça!
    • SACS
    • 14 janeiro 2021

     # 8

    Colocado por: Filipe PiresTambém sei que vou gastar cerca de 2500€ na mudança


    É um ponto de partida, mas é capaz de estar curto, muito curto!
    Já pensou na quantidade de pellets que poderia comprar com esse investimento?

    Eu ando a estudar a situação aqui de casa para o próximo inverno...
    E olhe que estive mesmo decidido na lenha.
    Mas começo achar não ser o melhor por ver bem o que passa o meu pai todos os anos.
    Mas cada um sabe de si!
 
0.0135 seg. NEW