Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Palmix

    Para construção todos os cm contam. Não se fixe na área útil.

    Digo isto porque estou na mesma situação. Embora o m2 de construção não seja todo igual, mas para avaliações costumam dar o mesmo valor a tudo. Dou-lhe o meu caso particular, que tenho mais de 400m2 de construção (cave+piso 0, piso 1+ cobertura), e à volta de 330m2 de área útil.
    O valor da avaliação foi sobre os 400m2 de construção e não sobre os 330m2.
    Ora na minha zona, o m2 de construção está com avaliações médias de 1200€/m2, pelo que a avaliação do banco foi de quase 500.000€. O meu orçamento para construir ronda os 300.000€, mas queria ficar-me pelos 250.000€. Portanto ainda inferior aos 90% que o banco disponibiliza.

    Neste caso nem preciso de ter capital próprio, pois o banco empresta tudo o que necessito.

    NOTA: estou a pensar fazer a obra toda com gestão direta, para poupar. Em todo o caso, irei solicitar alguns orçamentos preço chave na mão, para ter uma ideia.
    Mas, aqui na minha zona, todos me dizem que chave na mão rondará os 1100€ m2. Com gestão direta, deveremos conseguir uns 800€ m2.
    Concordam com este comentário:Dav82
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Snake_pj

    Era a resposta que procurava. Foi muito explicito. Obrigado
  2.  # 22

    Colocado por: Palmix

    Para construção todos os cm contam. Não se fixe na área útil.

    Digo isto porque estou na mesma situação. Embora o m2 de construção não seja todo igual, mas para avaliações costumam dar o mesmo valor a tudo. Dou-lhe o meu caso particular, que tenho mais de 400m2 de construção (cave+piso 0, piso 1+ cobertura), e à volta de 330m2 de área útil.
    O valor da avaliação foi sobre os 400m2 de construção e não sobre os 330m2.
    Ora na minha zona, o m2 de construção está com avaliações médias de 1200€/m2, pelo que a avaliação do banco foi de quase 500.000€. O meu orçamento para construir ronda os 300.000€, mas queria ficar-me pelos 250.000€. Portanto ainda inferior aos 90% que o banco disponibiliza.

    Neste caso nem preciso de ter capital próprio, pois o banco empresta tudo o que necessito.

    NOTA: estou a pensar fazer a obra toda com gestão direta, para poupar. Em todo o caso, irei solicitar alguns orçamentos preço chave na mão, para ter uma ideia.
    Mas, aqui na minha zona, todos me dizem que chave na mão rondará os 1100€ m2. Com gestão direta, deveremos conseguir uns 800€ m2.
    Concordam com este comentário:Dav82
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Snake_pj


    Sim, poupa se fizer gestão direta de tudo, mas não se fie que vai reduzir dos € 1.100/m2 para os € 800/m2. Onde vai construir? Isso influencia muito os preços. Se for construir na zona de Lisboa, não deixe de contactar com construtores da região Norte, porque garantidamente que vai poupar dinheiro só a fazê-lo dessa forma. A média de custos para uma casa de qualidade elevada ronda os € 1.300 + iva / m2.
    Eu contactei com empreiteiros em Lisboa e tive valores na ordem dos € 250.000 para 70% da obra. Os mesmos 70% da obra com um empreiteiro do Norte custavam-me menos 60/70.000 €.
    Espero ter ajudado.
    •  
      luisDS
    • 16 janeiro 2021 editado

     # 23

    Boa noite,

    No que diz respeito a construção, a CGD verifica sempre a evidência dos capitais próprios "anunciados". Outros bancos, como o BPI também o fazem normalmente, mas não todos!

    Relativamente ao que um user disse de pedir crédito para terreno e depois para a construção, em principio, e a menos que não tenha outra solução, é um grande erro. Desde logo, em vez de pagar um processo bancário vai pagar 2. Depois, fica com um terreno com uma hipoteca em cima de um determinado banco, prejudicando e dificultando o acesso a um crédito à construção noutro banco qualquer, sendo que o banco onde tem o crédito do terreno, muito provavelmente vai usar esse facto para não lhe fazer a melhor proposta possivel!

    Quanto a empolar o orçamento, sem entrar em grandes detalhes, normalmente resulta, mas não esperem enormes variações.

    Se necessitarem de apoio na procura de melhores soluções para o vosso crédito contactem-me pelo email [email protected]

    Cumprimentos
  3.  # 24

    Colocado por: luisDSBoa noite,

    No que diz respeito a construção, a CGD verifica sempre a evidência dos capitais próprios "anunciados". Outros bancos, como o BPI também o fazem normalmente, mas não todos!

    Relativamente ao que um user disse de pedir crédito para terreno e depois para a construção, em principio, e a menos que não tenha outra solução, é um grande erro. Desde logo, em vez de pagar um processo bancário vai pagar 2. Depois, fica com um terreno com uma hipoteca em cima de um determinado banco, prejudicando e dificultando o acesso a um crédito à construção noutro banco qualquer, sendo que o banco onde tem o crédito do terreno, muito provavelmente vai usar esse facto para não lhe fazer a melhor proposta possivel!

    Quanto a empolar o orçamento, sem entrar em grandes detalhes, normalmente resulta, mas não esperem enormes variações.

    Se necessitarem de apoio na procura de melhores soluções para o vosso crédito contactem-me pelo email [email protected]

    Cumprimentos



    Luís, peço desculpa mas penso que está errado... ou corrija-me se estiver eu a dizer alguma mentira mas dou-lhe um exemplo:

    Alguém tem um crédito para aquisição de terreno na CGD e mais tarde está em vias de fazer um crédito à construção com o BPI, Santander, etc porque esse novo banco tem um spread melhor... e este aceita comprar o anterior crédito à CGD para que o crédito à construção seja mais facilitado dentro de um só banco. Ou seja, num caso destes, a hipoteca estará sempre assente no mesmo banco... no BPI. Isto é possível de fazer.
    Por outro lado, caso a CGD acabe por apresentar a melhor proposta para a construção, em negociação facilmente se consegue fazer uma consolidação para que a prestação esteja mais baixa.
  4.  # 25

    Fleite10, não tem nada que pedir desculpa, só estamos a discutir ideias.

    Se ler outra vez o parágrafo eu digo "prejudicando e dificultando" e não "impossibilitando". E sim, categoricamente fica MUITO mais complicado e perde poder negocial ao pedir um crédito à construção tendo o terreno hipotecado numa qualquer instituição bancária. Limita as suas opções: Não é qualquer banco que terá a possibilidade de o fazer e o banco que tiver a hipoteca do terreno não terá grande necessidade de lhe fazer a melhor proposta possível para garantir o cliente. Tudo depende também do tamanho da carteira do cliente, mas quanto mais apertada, mais difícil é fazer o que sugeriu.

    Tão ou mais importante a duplicação de custos processuais: 1600 ou 1700€ a mais é dinheiro e se os for possivel poupar...

    E ainda a taxa de esforço: Há, por exemplo, uma instituição de crédito que tem por hábito financiar terrenos e diz aos clientes para lá irem quando tiverem o projecto aprovado, etc. Os financiamentos são feitos a 5/7 anos. Quando depois os clientes lá chegam para pedir crédito para a construção dizem-lhes que ao somar a prestação do crédito à construção ao do crédito do terreno ficam sem taxa de esforço (pois o terreno ao estar financiado somente a 5 ou 7 anos por vezes tem uma prestação mais elevada que o próprio crédito à construção), pelo que têm primeiro que liquidar o crédito do terreno, etc, etc, mas é preciso ter dinheiro para isso!
  5.  # 26

    Colocado por: luisDSFleite10, não tem nada que pedir desculpa, só estamos a discutir ideias.

    Se ler outra vez o parágrafo eu digo "prejudicando e dificultando" e não "impossibilitando". E sim, categoricamente fica MUITO mais complicado e perde poder negocial ao pedir um crédito à construção tendo o terreno hipotecado numa qualquer instituição bancária. Limita as suas opções: Não é qualquer banco que terá a possibilidade de o fazer e o banco que tiver a hipoteca do terreno não terá grande necessidade de lhe fazer a melhor proposta possível para garantir o cliente. Tudo depende também do tamanho da carteira do cliente, mas quanto mais apertada, mais difícil é fazer o que sugeriu.

    Tão ou mais importante a duplicação de custos processuais: 1600 ou 1700€ a mais é dinheiro e se os for possivel poupar...

    E ainda a taxa de esforço: Há, por exemplo, uma instituição de crédito que tem por hábito financiar terrenos e diz aos clientes para lá irem quando tiverem o projecto aprovado, etc. Os financiamentos são feitos a 5/7 anos. Quando depois os clientes lá chegam para pedir crédito para a construção dizem-lhes que ao somar a prestação do crédito à construção ao do crédito do terreno ficam sem taxa de esforço (pois o terreno ao estar financiado somente a 5 ou 7 anos por vezes tem uma prestação mais elevada que o próprio crédito à construção), pelo que têm primeiro que liquidar o crédito do terreno, etc, etc, mas é preciso ter dinheiro para isso!


    Penso que sei qual é a instituição de crédito que refere... cheguei a falar com eles, mas acabei por avançar para a aquisição de terreno com a CGD... ainda assim tenho mantido uma conversa, através de um intermediário de crédito, com todos os outros bancos e todos eles não me têm criado qualquer tipo de dificuldade, muito pelo contrário... aliás, estão muito recetivos a fazer a tal transferência do crédito hipotecário, porque o montante a contrair para a construção é também muito apelativo, em termos de negócio, para qualquer player da banca.

    Ambos sabemos que o produto do crédito à habitação é, apesar dos spreads baixos, o ganha-pão dos bancos (excetuando-se os casos de crédito pessoal - mas isso é outra coisa) e por isso acho que um bom deal é sempre um bom deal, quer haja lugar primeiramente a uma transferência ou não ;)
  6.  # 27

    E em termos de impostos?
    Os empréstimos também pagam os IVAs, Escritura e IMT?
  7.  # 28

    Nos empréstimos paga as comissões de avaliação, processamento, imposto de selo, etc. mas são taxas da banca (com exceção do IS que é para o Estado). Se for um crédito à habitação normal, há o custo da Escritura e do IMT na mesma, obviamente! Na construção, não há o custo de IMT, que é sempre o custo mais alto numa escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  8.  # 29

    Colocado por: fleite10Na construção, não há o custo de IMT, que é sempre o custo mais alto numa escritura.

    Não sabia disso.

    Obrigado.
  9.  # 30

    Colocado por: fleite10Na construção, não há o custo de IMT, que é sempre o custo mais alto numa escritura.


    só se já tiver o terreno.

    se tiver que comprar primeiro o terreno terá que pagar IMT e impostos de selo, que não é tão baixo quanto isso. cerca de 2190€ para um terreno de 30.000€

    claro que não chega ao valor de comprar uma moradia de 250k, que paga 10k de IMT e imposto de selo. quase que se pode dizer que quem constroi paga os projectos quem compra paga IMT, são valores equivalentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  10.  # 31

    Colocado por: pauloagsantos
    só se já tiver o terreno.
    se tiver que comprar primeiro o terreno terá que pagar IMT e impostos de selo, que não é tão baixo quanto isso. cerca de 2190€ para um terreno de 30.000€
    claro que não chega ao valor de comprar uma moradia de 250k, que paga 10k de IMT e imposto de selo. quase que se pode dizer que quem constroi paga os projectos quem compra paga IMT, são valores equivalentes.


    Claro... se reparar no contexto dessa minha afirmação vai ver que me refiro aos custos com o crédito à construção. Isto porque quem avança para uma construção já tem que ter terreno ;)
    Mas sim, as taxas de IMT para compra de terrenos urbanos são consideráveis, mais altas que para compra de habitação... mas ainda assim acaba por ficar mais barato do que comprar uma moradia e pagá-lo depois. Para além de que uma construção valoriza sempre após concluída.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  11.  # 32

    Colocado por: pauloagsantosum terreno de 30.000€


    Para lá do sol posto? Onde moro anda mais pelos 90 a 110 mil.

    Estica logo à volta de 8 mil só para a escritura e impostos.
  12.  # 33

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Para lá do sol posto? Onde moro anda mais pelos 90 a 110 mil.

    Estica logo à volta de 8 mil só para a escritura e impostos.
    Mas isso é só para gente fina :)
  13.  # 34

    Colocado por: fleite10

    Sim, poupa se fizer gestão direta de tudo, mas não se fie que vai reduzir dos € 1.100/m2 para os € 800/m2. Onde vai construir? Isso influencia muito os preços. Se for construir na zona de Lisboa, não deixe de contactar com construtores da região Norte, porque garantidamente que vai poupar dinheiro só a fazê-lo dessa forma. A média de custos para uma casa de qualidade elevada ronda os € 1.300 + iva / m2.
    Eu contactei com empreiteiros em Lisboa e tive valores na ordem dos € 250.000 para 70% da obra. Os mesmos 70% da obra com um empreiteiro do Norte custavam-me menos 60/70.000 €.
    Espero ter ajudado.



    Vou construir na ilha da madeira.
    vários orçamentos que vi, para padrão médio-alto, andam À volta dos 1.100€ m2 de construção.
    Um familiar meu, há muitos anos no ramo diz-me que o construtor fica em média com 30% de comissão sobre os materiais e serviços que subcontrata. São esses 30% que poupamos...

    Relativamente ao que diz sobre os orçamentos vindos do norte, tenho feedback de uma familiar que construiu na zona oeste, e disse-me exatamente a mesma coisa.

    No limite o que pondero fazer é trazer um contentor com materiais a aplicar na obra, se isso representar poupança.
  14.  # 35

    No seu caso não sei se lhe compensará mandar vir do continente para a ilha... se calhar com o custo do contentor acaba por gastar tanto como comprar todo o material aí. O que pode fazer é comprar a mão-de-obra ao empreiteiro, mas comprar diretamente o betão, o ferro, a alvenaria, etc. E se calhar aí já fica a ganhar algum...
 
0.0229 seg. NEW