Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, precisava da vossa ajuda: Tenho em minha casa uma série de estores elétricos que queria controlar pelo telemóvel. Todos os estores têm uma ligação separada a um quadro que está ao lado do quadro elétrico. Os botões dos estores são de pressão (já foram instalados assim a pensar numa futura automação). O que queria saber é se existe algum sistema (relés ou outro) que dê para aplicar nesse quadro e que permita controlar os estores pelo telemóvel através de wifi, e programar horários. Na altura tinha sido pensado para ligar a um aparelho "cytech", mas talvez já haja algum sistema mais barato e mais atual, nem que seja chinês :)
    Abraço
  2.  # 2

Filipe,

Tem os Shelly2.5 que servem para esse propósito.

https://shelly.cloud/products/shelly-25-smart-home-automation-relay/
    Concordam com este comentário: zed, hangas
  3.  # 3

Procure no YouTube o canal minha casa digital. Tem videos mostrar o que pede. É só escolher o que mais convém.
  4.  # 4

Há versões chinesas mais baratas do equivalente aos Shelly... Eu pessoalmente troquei os botões mecânicos de 6 dos 10 estores por botões touch com wifi, controlados pela app Smart life/Google Home/alexa e funciona às mil maravilhas. Só é pena não dar para programar percentagens de abertura, mas posso definir abertura/fecho programado a certa hora ou até dependente da previsão do tempo, fazer grupos para abrir os quartos separados da sala ou todos ao mesmo tempo, etc. Só não troquei os outros 4 porque eram em par com o botão da luz exterior das varandas e não dava para os botões touch, mas entretanto vi que existe um retrofit para botões mecânicos que pode ser colocado dentro da caixa de parede. São muito parecidos aos Shelly. É procurar por Tuya curtain switch module no Ali. Acho que vou também automatizar os 4 restantes com isto, se vir que cabem na caixa.
  5.  # 5

Colocado por: pcspinheiroSó é pena não dar para programar percentagens de abertura

Os shellies têm essa vantagem. E tem outros funcionalidades interessantes em modo estore.
    Incluindo parar se houver um impedimento ao estore mexer com facilidade.
    E não são assim tão mais caros que esses Tuya.

Estamos a falar de uma coisa que relativamente ao tempo que vai ser usado, tem um custo irrisório, quer custe 12 quer custe 20.
    Eu meti shellies nos estores dos quartos primeiro para experimentar, mas já ai vem uma encomenda a caminho para o resto dos estores e uma boa parte das lampadas.
    • TicMic
    • 15 janeiro 2021 editado

# 6

Questão 1: Isto é coisa para que valores? Qualquer "tanso" instala isto?

Aos meus sogros poderia dar-lhes grande jeito, mais ainda são uns 20 estores elétricos.

São programáveis via app no tlm para abrirem a X horas e fecharem a Y horas?

Se se abrir um antes ou depois do horário pre definido, depois à hora de fecho, fecham todos?

Questão 2: Tenho uma bomba de poço na quinta ligada a um ramal de aguas soltas que é activada por 2 botões/interruptores, 1 no quadro eléctrico "Motor On-Oof" e outro que se aplida de inverso porque "é assim". Por vezes preciso de clicar só no motor para sair agua e outras vezes no inverso também.

De que forma é que posso utilizar estas tecnologias para conseguir, através de uma app, colocar agua a sair sem ter de caminhar até ao quadro?

Obrigado a quem puder ajudar
  6.  # 7

Colocado por: pcspinheiroHá versões chinesas mais baratas do equivalente aos Shelly... Eu pessoalmente troquei os botões mecânicos de 6 dos 10 estores por botões touch com wifi, controlados pela app Smart life/Google Home/alexa e funciona às mil maravilhas. Só é pena não dar para programar percentagens de abertura, mas posso definir abertura/fecho programado a certa hora ou até dependente da previsão do tempo, fazer grupos para abrir os quartos separados da sala ou todos ao mesmo tempo, etc. Só não troquei os outros 4 porque eram em par com o botão da luz exterior das varandas e não dava para os botões touch, mas entretanto vi que existe um retrofit para botões mecânicos que pode ser colocado dentro da caixa de parede. São muito parecidos aos Shelly. É procurar por Tuya curtain switch module no Ali. Acho que vou também automatizar os 4 restantes com isto, se vir que cabem na caixa.

Os Tuya (especialmente os mais recentes com as novas placas wi-fi) também têm o inconveniente que caso eles fechem a cloud deles, puff..o equipamento é lixo eletrónico! No caso dos Shellies há sempre a possibilidade não ligar o equipamento à Cloud deles e funcionar em modo "offline" (na verdade, usando a rede local de casa). Essa para mim é a vantagem que supera a grande maioria da concorrência.

Ter a possibilidade de ficar com as calças na mão após investir uma carrada de dinheiro em IoT não é bonito.
    Concordam com este comentário: rjmpires, hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  7.  # 8

Colocado por: TicMicQuestão 1: Isto é coisa para que valores? Qualquer "tanso" instala isto?

Aos meus sogros poderia dar-lhes grande jeito, mais ainda são uns 20 estores elétricos.

São programáveis via app no tlm para abrirem a X horas e fecharem a Y horas?

Se se abrir um antes ou depois do horário pre definido, depois à hora de fecho, fecham todos?

Questão 2: Tenho uma bomba de poço na quinta ligada a um ramal de aguas soltas que é activada por 2 botões/interruptores, 1 no quadro eléctrico "Motor On-Oof" e outro que se aplida de inverso porque "é assim". Por vezes preciso de clicar só no motor para sair agua e outras vezes no inverso também.

De que forma é que posso utilizar estas tecnologias para conseguir, através de uma app, colocar agua a sair sem ter de caminhar até ao quadro?

Obrigado a quem puder ajudar

1.1 - No caso dos shellies é ver nas lojas o preço (~20€) que está a ser praticado para os shelly 2.5 (veja na Mauser, Castro Eletrónica ou se comprar muitos (pode compensar) diretamente na Shelly)
    1.2 - São passíveis de ser programados, sim! Na app dá para definir um agendamento de eventos
    1.3 - Tenho quase a certeza que sim, porque na verdade o que se programa é a posição que se quer e a qual hora.

2 - Não consigo responder porque não percebi a história do inverso :) De qualquer forma se um motor liga ao ser-lhe fornecida corrente, desde que não ultrapasse os 16A é possível fazer com um shelly e controlar pelo telemóvel.

Mas atenção, estas soluções precisam sempre que haja uma rede local wi-fi nos sítios onde forem instalados estes equipamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic
  8.  # 9

Colocado por: rgcoutoTem os Shelly2.5 que servem para esse propósito.

Obrigado pela ajuda, já ouvi falar nesse Shelly 2.5, mas como eu tenho possibilidade de instalar os aparelhos no quadro, não preciso de um aparelho tão compacto (pois foi construido para instalar no interruptor). A minha pergunta é se conhecem algum sistema de relay que faça o mesmo efeito, e que dê para controlar vários estores individualmente por wifi.
    (a minha casa tem 30 estores) Andei a ver a Sonoff mas parece-me que não têm nada para controlar estores. Será que existe alguma marca que tenha?
    Obrigado
  9.  # 10

Colocado por: Filipe Carv
    Obrigado pela ajuda, já ouvi falar nesse Shelly 2.5, mas como eu tenho possibilidade de instalar os aparelhos no quadro, não preciso de um aparelho tão compacto (pois foi construido para instalar no interruptor). A minha pergunta é se conhecem algum sistema de relay que faça o mesmo efeito, e que dê para controlar vários estores individualmente por wifi.
    (a minha casa tem 30 estores) Andei a ver a Sonoff mas parece-me que não têm nada para controlar estores. Será que existe alguma marca que tenha?
    Obrigado

Não percebi qual o problema de ser compacto, até achei que seria algo positivo :) Isso pode instalar virtualmente em qualquer lado desde que estejam lá os fios necessários.

Aliás, se tiver acesso a uma impressora 3D até pode imprimir uns suportes para DIN rail dos shelly 2.5 e encaixar no rail do quadro (p.e. https://www.thingiverse.com/thing:3562834) fica bonitinho.

PS - Isto é um "sistema de relay ... e que dê para controlar vários estores individualmente por wifi." Um shelly 2.5 por estore.
  10.  # 11

Colocado por: rgcoutoNão percebi qual o problema de ser compacto, até achei que seria algo positivo :)

Sim, o facto de ser compacto não tem desvantagem nenhuma, mas se houvesse uma solução mais barata nem que fosse menos compacta e que não obrigasse a adquirir um para cada estore, seria perfeito. É tudo uma questão de €! :)
    Mas vou aproveitar a sua ideia, e para não investir tudo já, começo a ligar os estores por zona, e não estore a estore.

Quanto aos suportes, não tenho acesso a impressora 3d, mas vou adquirir esses suportes, obrigado pela ideia!
  11.  # 12

Desaconselho a instalar 30 shelly 2.5 em cima uns dos outros dentro de um quadro, estes equipamentos geram alguma temperatura, e todos juntos acabam por não arrefecer convenientemente.
  12.  # 13

Colocado por: Filipe Carv
    Sim, o facto de ser compacto não tem desvantagem nenhuma, mas se houvesse uma solução mais barata nem que fosse menos compacta e que não obrigasse a adquirir um para cada estore, seria perfeito. É tudo uma questão de €! :)
    Mas vou aproveitar a sua ideia, e para não investir tudo já, começo a ligar os estores por zona, e não estore a estore.

Quanto aos suportes, não tenho acesso a impressora 3d, mas vou adquirir esses suportes, obrigado pela ideia!

Ok, ok, já entendi a ideia :)

Nesse caso, não tenho conhecimento de nenhum módulo onde consiga ligar os estores todos ao mesmo.
  13.  # 14

Colocado por: rgcouto

1.1 - No caso dos shellies é ver nas lojas o preço (~20€) que está a ser praticado para os shelly 2.5 (veja na Mauser, Castro Eletrónica ou se comprar muitos (pode compensar) diretamente na Shelly)
    1.2 - São passíveis de ser programados, sim! Na app dá para definir um agendamento de eventos
    1.3 - Tenho quase a certeza que sim, porque na verdade o que se programa é a posição que se quer e a qual hora.

2 - Não consigo responder porque não percebi a história do inverso :) De qualquer forma se um motor liga ao ser-lhe fornecida corrente, desde que não ultrapasse os 16A é possível fazer com um shelly e controlar pelo telemóvel.

Mas atenção, estas soluções precisam sempre que haja uma rede local wi-fi nos sítios onde forem instalados estes equipamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TicMic

Eu também não a percebo e por isso é que não a devo ter explicado bem.

Penso que será superior a 16V, mas vou ver isso com o eletricista!
  14.  # 15

Colocado por: TicMicQuestão 1: Isto é coisa para que valores? Qualquer "tanso" instala isto?

Um "tanso" que saiba conceitos básicos de eletricidade e que já tenha montado tomadas e interruptores, e que saiba instalar apps no telemóvel e que se aventure a configurá-las. Se não quiser instalar você, e estiver no Porto, conheço uma empresa de domótica que faz isso: mero.pt

Colocado por: TicMicPenso que será superior a 16V, mas vou ver isso com o eletricista!

Não é 16V, é 16A! Deve conseguir ligar lá quase tudo. Eu até tenho o carregador do carro elétrico com um shelly atrás.
  15.  # 16

Tenho cortinas eléctricas controladas por um pequeno comando multicanal RF e sem botões físicos. Usando um shelly 2.5 consigo fazer o comando em paralelo?
  16.  # 17

Colocado por: TicMicQuestão 1: Isto é coisa para que valores?

Tenho encomendado desta loja, tem muitos bons preços

0.0212 seg. NEW