Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.
    Gostaria de obter informações se possível sobre a instalação de um esquentador compatível com painel solar.

    Na minha moradia, na zona de Ereira, Cartaxo, já disponho de painel solar com termosifão de 200lt, apoiado por resistência elétrica. No entanto para precaver em caso de emergência, e porque as falhas de eletricidade são algo que acontece, ainda para mais encontro-me bem longe do PT, gostaria de colocar um esquentador compatível com painel solar.

    A minha grande dúvida centra-se no facto da casa nunca ter tido esquentador, a instalação na parede existe, mas nunca foi colocado. Utilizo apenas gás para os bicos do fogão. É importante dizer que já comprei a casa assim, com estas instalações realizadas.
    Já chamei um técnico a casa, o qual me disse que para instalar o esquentador teria de ver se a água fria que alimenta a casa, passa pelo painel ou não. E que teria de andar a instalar canos para fazer as ligações. Ou seja, no fim da conversa fiquei sem perceber nada.
    Alguém me poderá ajudar a entender se é possível instalar o esquentador? O que é necessário ver ou testar para perceber se é exequível a instalação do esquentador?
    Desde já muito obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: Stampságua fria que alimenta a casa, passa pelo painel ou não

    Tem de passar, senão como é que tinha água quente aquecida pelo painel?

    Basicamente tem de ligar na saida de água quente do termossifão uma válvula termoestatica que faz passar a água pelo esquentador quando a temperatura está abaixo da temperatura definida.

    Edit: algo tipo isto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stamps
  3.  # 3

    Colocado por: rjmpires
    Tem de passar, senão como é que tinha água quente aquecida pelo painel?

    Basicamente tem de ligar na saida de água quente do termossifão uma válvula termoestatica que faz passar a água pelo esquentador quando a temperatura está abaixo da temperatura definida.

    Edit: algo tipo isto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Stamps


    Obrigado. Juro que com essa explicação, parece ser bastante simples.. Não percebo o porquê do técnico que veio cá a casa, ter colocado tantas dúvidas.. Fiquei a pensar que seria uma tarefa hercúlea.
  4.  # 4

    É escolher o mais parecido ao que tem aí em casa, este blog tem muita informação interessante.
    http://dicasesquemas.blogspot.com/2014/02/o-termossifao-capitulo-1.html?m=1


    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stamps
  5.  # 5

    Na 2a imagem que colocou, esse "cilindro" vermelho é o quê? Bomba de calor?
    Concordam com este comentário: Costa53
  6.  # 6

    Colocado por: Stamps

    Obrigado. Juro que com essa explicação, parece ser bastante simples.. Não percebo o porquê do técnico que veio cá a casa, ter colocado tantas dúvidas.. Fiquei a pensar que seria uma tarefa hercúlea.

    Em minha casa tenho circulação forçada, mas a diferença maior é só a localização do cilindro da água, na saida de água quente tenho duas linhas, uma que vai ao esquentador e outra que sai logo para a tubagem de água quente, um dia mais tarde se precisar é só colocar ali a tal válvula que faz a comutação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stamps
  7.  # 7

    Colocado por: StampsNa 2a imagem que colocou, esse "cilindro" vermelho é o quê? Bomba de calor?

    É igual ao seu mas o reservatório fica dentro de casa em vez de estar no telhado, chama-se circulação forçada, a água não vai aos painéis, há um líquido que anda ali às voltas nas serpentinas/painéis que faz a permuta.
  8.  # 8

    Colocado por: rjmpires
    Em minha casa tenho circulação forçada, mas a diferença maior é só a localização do cilindro da água, na saida de água quente tenho duas linhas, uma que vai ao esquentador e outra que sai logo para a tubagem de água quente, um dia mais tarde se precisar é só colocar ali a tal válvula que faz a comutação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Stamps


    Desculpe.. Mas o que é circulação forçada?
  9.  # 9

    Colocado por: Stamps

    Desculpe.. Mas o que é circulação forçada?

    Circulação forçada refere-se ao líquido que circula através da força de uma bomba e que o faz ir ao painel e ao depósito de água para a aquecer.
    No caso do termossifão esse fenomeno acontece naturalmente, aquece sobe, arrefece desce, e não há necessidade de bomba.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stamps
  10.  # 10

    Colocado por: StampsBom dia a todos.
    Gostaria de obter informações se possível sobre a instalação de um esquentador compatível com painel solar.

    Na minha moradia, na zona de Ereira, Cartaxo, já disponho de painel solar com termosifão de 200lt, apoiado por resistência elétrica. No entanto para precaver em caso de emergência, e porque as falhas de eletricidade são algo que acontece, ainda para mais encontro-me bem longe do PT, gostaria de colocar um esquentador compatível com painel solar.

    A minha grande dúvida centra-se no facto da casa nunca ter tido esquentador, a instalação na parede existe, mas nunca foi colocado. Utilizo apenas gás para os bicos do fogão. É importante dizer que já comprei a casa assim, com estas instalações realizadas.
    Já chamei um técnico a casa, o qual me disse que para instalar o esquentador teria de ver se a água fria que alimenta a casa, passa pelo painel ou não. E que teria de andar a instalar canos para fazer as ligações. Ou seja, no fim da conversa fiquei sem perceber nada.
    Alguém me poderá ajudar a entender se é possível instalar o esquentador? O que é necessário ver ou testar para perceber se é exequível a instalação do esquentador?
    Desde já muito obrigado.


    Desculpe eu citar o óbvio e acho que não estou a dizer nenhuma asneira, mas tem que ter em atenção que o esquentador que escolher tem de usar pilhas para acender o piloto. Dado que o que pretende é precaver a possível situação de falta de eletricidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stamps
  11.  # 11

    Colocado por: rgcouto

    Desculpe eu citar o óbvio e acho que não estou a dizer nenhuma asneira, mas tem que ter em atenção que o esquentador que escolher tem de usar pilhas para acender o piloto. Dado que o que pretende é precaver a possível situação de falta de eletricidade.

    Pode utilizar um esquentador hidroestatico, o movimento da água a passar na turbina acende o piloto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stamps
  12.  # 12

    Colocado por: rjmpires
    Pode utilizar um esquentador hidroestatico, o movimento da água a passar na turbina acende o piloto.


    Desconhecia isso..sempre a aprender :)
  13.  # 13

    Colocado por: rgcouto

    Desconhecia isso..sempre a aprender :)

    Usei um durante 8 anos, nunca deu problemas, só se desligou uma vez porque a passarada fez ninho no tubo de exaustão e eu não estava a perceber qual era o problema 😛
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stamps
  14.  # 14

    Colocado por: rjmpires
    Usei um durante 8 anos, nunca deu problemas, só se desligou uma vez porque a passarada fez ninho no tubo de exaustão e eu não estava a perceber qual era o problema 😛
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Stamps


    Estou mais inclinado para o hidroestatico. Agora, acham que é melhor optar por um esquentador vulcano, visto ser essa a marca do painel? Ou posso e devo ver outras alternativas?
  15.  # 15

    Acho que o painel não fica zangado se colocar um esquentador Ariston, mas sinceramente eu aconselhava Vulcano/Junkers para o esquentador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stamps
  16.  # 16

    Colocado por: rjmpiresAcho que o painel não fica zangado se colocar um esquentador Ariston, mas sinceramente eu aconselhava Vulcano/Junkers para o esquentador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Stamps


    Tenho na ideia que vulcano é uma marca de confiança. Vou ver preços e assim.. Só espero encontrar alguém que faça isto em condições.
  17.  # 17

    Vulcano em Portugal é produzido numa fábrica da/em parceria com a Bosch! Já tive lá uma entrevista de emprego, em termos de qualidade/rigor eles são qualquer coisa! Acredito que isso também se reflita na qualidade dos produtos.
    Concordam com este comentário: carvalho2020
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stamps
  18.  # 18

    Colocado por: StampsBom dia a todos.
    Gostaria de obter informações se possível sobre a instalação de um esquentador compatível com painel solar.

    Na minha moradia, na zona de Ereira, Cartaxo, já disponho de painel solar com termosifão de 200lt, apoiado por resistência elétrica. No entanto para precaver em caso de emergência, e porque as falhas de eletricidade são algo que acontece, ainda para mais encontro-me bem longe do PT, gostaria de colocar um esquentador compatível com painel solar.

    A minha grande dúvida centra-se no facto da casa nunca ter tido esquentador, a instalação na parede existe, mas nunca foi colocado. Utilizo apenas gás para os bicos do fogão. É importante dizer que já comprei a casa assim, com estas instalações realizadas.
    Já chamei um técnico a casa, o qual me disse que para instalar o esquentador teria de ver se a água fria que alimenta a casa, passa pelo painel ou não. E que teria de andar a instalar canos para fazer as ligações. Ou seja, no fim da conversa fiquei sem perceber nada.
    Alguém me poderá ajudar a entender se é possível instalar o esquentador? O que é necessário ver ou testar para perceber se é exequível a instalação do esquentador?
    Desde já muito obrigado.


    Claro que passa sempre senão não tinha agua quente conforme já lhe explicaram.
    Ao colocar um esquentador de apoio solar ele é sempre termostatico não precisa de valvula termostatica se optar por outro tipo de esquentador tem que incluir um modulo solar(está num esquema acima).
    Mas atenção que ao trazer o tubo do painel ao esquentador que pode vir pela chaminé tem que ser em cobre porque entre o termossifao e o esquentador atinge altas temperaturas e depois muito importante saber se ao sair do depósito não interfere diretamente nos wcs.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stamps
  19.  # 19

    Colocado por: Costa53
    e depois muito importante saber se ao sair do depósito não interfere diretamente nos wcs.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Stamps


    Interferir como?
  20.  # 20

    Alguém me pode dizer sff, se é possível saber se a água quente proveniente do painel, estará a passar no circuito de água que supostamente será do esquentador? Digo supostamente porque, como já disse antes, a casa nunca teve esquentador, mas tem a ligação do gás feita, e tem as tampas para ligar as torneiras por onde passará a água para o esquentador.. O gás chega de certeza porque é no mesmo sentido da torneira dos bicos do fogão.. Agora ao escrever isto, acho que percebo, que tem de ser montada canalização direta do painel para o esquentador.. Certo? E depois volta a injectar na canalização para a casa..
 
0.0219 seg. NEW