Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: LiMatosQuem me dera só pagar isso. Paguei mais de o dobro, em Loures, mas por mais de área.
    Será que Loures ainda é mais caro? ;-)
    Pode indicar aqui os valores descriminados dos vários items?

Colocado por: LiMatosA TMU é que me doi: além de a pagar, tenho de ser eu a construir as redes.

Construir as redes?!
  2.  # 102

Colocado por: mafgodSerá que Loures ainda é mais caro? ;-)
    Pode indicar aqui os valores descriminados dos vários items?

Construir as redes?!

Não tenho aqui o recibo, mas posso adiantar que a taxa da licença de construção foi de cerca de 3000€ e a taxa de construção de infra-estruturas foi de 3700€ (é em função da área de construção, também).

Tenho de construir as redes públicas (geralmente é para isto que se taxa a TMU) porque o terreno fica a 180m da rede pública de abastecimento de água, para falar só nesta.
  3.  # 103

Colocado por: LiMatosa taxa da licença de construção foi de cerca de 3000€ e a taxa de construção de infra-estruturas foi de 3700€ (é em função da área de construção, também).
    Bem... a minha licença de construção foi quase o dobro dessa! ;-(
    O que é a taxa de construção de infra-estruturas?! É pago juntamente quando se levanta a licença de construção?
    É que o que paguei foram "apenas" aqueles valores.
    Ou refere-se ao pagamento ao serviço de águas/resíduos aquando da ligação aos ramais?

Colocado por: LiMatosTenho de construir as redes públicas (geralmente é para isto que se taxa a TMU) porque o terreno fica a 180m da rede pública de abastecimento de água, para falar só nesta.
    Tem a certeza disso? Que a TMU serve para pagar o acesso às redes públicas?!
    Creio que não... mas posso estar enganado.

De certeza que quando pedir a ligação ao ramal da água, vou pagar mais....
  4.  # 104

Já agora, e segundo o regulamento de taxas do município de Mafra:

Artigo 17.º
    (Taxa Municipal de Urbanização)
    1. A Taxa Municipal de Urbanização (TMU) constitui a contrapartida que
    qualquer operação urbanística gere ou venha a gerar nos investimentos
    municipais na construção ou reforço de infra-estruturas gerais e
    equipamentos urbanos.
    2. A TMU é devida no caso de operação de loteamento, obras de
    construção e ampliação de edifícios em áreas não abrangidas por
    operação de loteamento, desde que as obras se traduzam na criação de
    novas unidades de ocupação.

Artigo 18.º
    (Cálculo, liquidação e cobrança da TMU)
    1. Para o cálculo da TMU serão tidos em consideração os valores referidos
    no Ponto 1. do artigo 24.º e Ponto 1. do artigo 36.º da Tabela de Taxas.
    2. Aquando do pagamento da taxa devida pela emissão pelos respectivos
    alvarás de licença ou admissão de comunicação prévia é paga a taxa
    referida no número anterior, excepto se já tiverem sido pagas
    previamente aquando do licenciamento ou admissão de comunicação
    prévia da correspondente operação de loteamento.
  5.  # 105

A TMU não serve para pagar o acesso às rede públicas. Serve para pagar os encargos com a rede devido à construção nova. O ramal, que por definição, é a extensão desde a rede pública à ao contador, é sempre por conta do proprietário, além do pagamento da taxa. No meu caso: pago taxa e mais a construção da rede (os tais 180m).

A taxa a pagra pela licença de construção é composta por estas duas parcelas, mas são indissociáveis. Ainda reclamei, mas em vão. Na CM Loures, não se chama TMU, chama-se Taxa de construção/reforço de infra-estruturas, mas é a mesma coisa.
  6.  # 106

Colocado por: LiMatosA TMU não serve para pagar o acesso às rede públicas. Serve para pagar os encargos com a rede devido à construção nova. O ramal, que por definição, é a extensão desde a rede pública à ao contador, é sempre por conta do proprietário, além do pagamento da taxa. No meu caso: pago taxa e mais a construção da rede (os tais 180m).
    Compreendido!
    Essa do
    "Serve para pagar os encargos com a rede devido à construção nova"
    é que... prontos.... ;-)

Colocado por: LiMatosA taxa a pagra pela licença de construção é composta por estas duas parcelas, mas são indissociáveis. Ainda reclamei, mas em vão. Na CM Loures, não se chama TMU, chama-se Taxa de construção/reforço de infra-estruturas, mas é a mesma coisa.
    Ok.... então, em Loures é bem mais caro!

E, nem a propósito, saiu em diário da república, o Projecto de alteração do Regulamento de Taxas do Município de Mafra no passado dia 10.Maio.
    Os valores das taxas estão lá todos descriminados.

A minha parcela maior na licença de construção, é referente à construção (7,36€/m^2).
    E, pelos vistos, não me posso queixar muito:

Artigo 36.º
    Licenciamento, autorização e comunicação prévia de obras

(...)

1.2 — Construção, ampliação, reconstrução ou alteração
    de edificações — (por piso e m2 ou fracção):
    1.2.1 — Por cada período de 30 dias ou fracção . . . . . 6,31
    1.2.2 — Por cada m2:
    1.2.2.1 — Inserido em loteamento. . . . . . . . . . . . . . 3,68
    1.2.2.2 — Inserido no núcleo urbano principal . . . . 15,78
    1.2.2.3 — Inserido no núcleo urbano secundário . . . 9,99
    1.2.2.4 — Inserido noutros núcleos . . . . . . . . . . . . . 7,36
    1.2.2.5 — Não habitacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3,68

Se estivesse inserido em loteamento, o valor era metade!
    Mas, se fosse em núcleo urbano principal era mais do dobro!
  7.  # 107

e para Sintra, quem tem ou pagou já taxas?
  8.  # 108

Colocado por: mafgodCompreendido!
    Essa doé que... prontos.... ;-)

Ok.... então, em Loures é bem mais caro!

E, nem a propósito, saiu em diário da república, oProjecto de alteração do Regulamento de Taxas do Município de Mafrano passado dia 10.Maio.
    Os valores das taxas estão lá todos descriminados.

A minha parcela maior na licença de construção, é referente à construção (7,36€/m^2).
    E, pelos vistos, não me posso queixar muito:

Artigo 36.º
    Licenciamento, autorização e comunicação prévia de obras

(...)

1.2 — Construção, ampliação, reconstrução ou alteração
    de edificações — (por piso e m2 ou fracção):
    1.2.1 — Por cada período de 30 dias ou fracção . . . . . 6,31
    1.2.2 — Por cada m2:
    1.2.2.1 — Inserido em loteamento. . . . . . . . . . . . . . 3,68
    1.2.2.2 — Inserido no núcleo urbano principal . . . . 15,78
    1.2.2.3 — Inserido no núcleo urbano secundário . . . 9,99
    1.2.2.4 — Inserido noutros núcleos . . . . . . . . . . . . . 7,36
    1.2.2.5 — Não habitacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3,68

Se estivesse inserido em loteamento, o valor era metade!
    Mas, se fosse em núcleo urbano principal era mais do dobro!

Nem tudo são más notícias, vê? Podia ter de pagar muito mais...

O site da CM de Loures é muito bom e quase toda a informação está disponível on-line, inclusivamente os regulamentos municipais, taxas e um mapa interactivo do ordenamento do território.

Uma má notícia que eu tive recentemente foi a de ter de pagar um imposto especial nas Finanças: benefícios que eu tenho (alegadamente) devido à construção da CRIL e da CREL... Este também vai doer.
  9.  # 109

Colocado por: LiMatosNem tudo são más notícias, vê? Podia ter de pagar muito mais...
    ehehheh.... é esse o espírito ;-)

Colocado por: LiMatosUma má notícia que eu tive recentemente foi a de ter de pagar um imposto especial nas Finanças: benefícios que eu tenho (alegadamente) devido à construção da CRIL e da CREL... Este também vai doer.
    Que imposto especial das finanças é esse?!? E se tivesse prejuízos devido à construção (por exemplo morar mesmo ao lado de uma delas) havia alguma isenção dos impostos? ;-)
  10.  # 110

Que imposto especial das finanças é esse?!? E se tivesse prejuízos devido à construção (por exemplo morar mesmo ao lado de uma delas) havia alguma isenção dos impostos? ;-)

Chama-se mesmo Contribuição Especial. Alegadamente, as pessoas de algumas freguesias de Loures foram beneficiadas pela construção da CRIL e da CREL, em termos de valorização das suas propriedades. è feita uma análise de quanto valia antes destas obras e depois das mesmas, de seguida paga-se um imposto que incide, segundo informação, a 30% (mesmo trinta) da diferença...

É do mesmo género do imposto que as pessoas de Palmela pagam pela construção da Ponte Vasco da Gama.
  11.  # 111

Colocado por: LiMatosChama-se mesmo Contribuição Especial. Alegadamente, as pessoas de algumas freguesias de Loures foram beneficiadas pela construção da CRIL e da CREL, em termos de valorização das suas propriedades. è feita uma análise de quanto valia antes destas obras e depois das mesmas, de seguida paga-se um imposto que incide, segundo informação, a 30% (mesmo trinta) da diferença...

É do mesmo género do imposto que as pessoas de Palmela pagam pela construção da Ponte Vasco da Gama.
    Vá lá que Mafra não se lembrou de implementar esse imposto por causa da A21 :-)
  12.  # 112

O problema deste tipo de impostos é que só há 60 dias para nos dirigirmos às Finanças, voluntariamente, para o pagar, após a emissão da licença de construção. Quem não sabe, não vai lá e recebe em casa uma multa jeitosa para pagar, além do imposto.

Esperemos que Mafra não o tenha feito (nem percebo bem a que tipo de obras isto pode ser aplicado, porque a EXPO ´98 é outra das razões para Contribuição Especial para outras freguesias do concelho). De qualquer forma, pergunte nas Finanças se há alguma contribuição especial a liquidar...
  13.  # 113

Colocado por: LiMatosO problema deste tipo de impostos é que só há 60 dias para nos dirigirmos às Finanças, voluntariamente, para o pagar, após a emissão da licença de construção. Quem não sabe, não vai lá e recebe em casa uma multa jeitosa para pagar, além do imposto.

Esperemos que Mafra não o tenha feito (nem percebo bem a que tipo de obras isto pode ser aplicado, porque a EXPO ´98 é outra das razões para Contribuição Especial para outras freguesias do concelho). De qualquer forma, pergunte nas Finanças se há alguma contribuição especial a liquidar...
    Eu fui às finanças após obter a licença de construção e apenas fui actualizar a parte do terreno rústico que passou a urbano (lote) e, como cedi área, actualizar a área do terreno.
    Lá não me falaram em mais nenhum imposto....
    Sei é que, como a casa não estará pronta este ano, para o ano já vou pagar IMI da parte que passou a urbano ;-(
    • ARG
    • 13 maio 2011

# 114

Olá!

Como é que está a correr a obra?
  14.  # 115

Este fim de semana faço o update semanal :-)

Mas a expectativa é que a cave já esteja toda aberta :-)
    São/foram mais de 1.000m^3 de terra :-)
  15.  # 116

@ARG

e para quando um tópico seu com as aventuras e desventuras? ;-)
  16.  # 117

Eu fui às finanças após obter a licença de construção e apenas fui actualizar a parte do terreno rústico que passou a urbano (lote) e, como cedi área, actualizar a área do terreno.
    Lá não me falaram em mais nenhum imposto....
    Sei é que, como a casa não estará pronta este ano, para o ano já vou pagar IMI da parte que passou a urbano ;-(

Foi nessa fase que me perguntaram se já tinha pago a Contribuição Especial...

Há bons funcionários e menos bons (uns ajudam os outros nem querem saber): se passar por lá perto, não perde nada em perguntar e até pode poupar uns cobres e até pode ter a garantia de que não há mais nada a pagar e fica descansado.
  17.  # 118

Vou ter de me informar ;-)
  18.  # 119

Liguei para as finanças de Mafra e garantiram-me não haver nenhuma contribuição especial.

Mas obrigado à mesma pelo aviso.
  19.  # 120

Pode ter havido, foi alteração do coeficiente de localização.. por a zona por estar mais bem servida de acessos....

0.0440 seg. NEW