Colocado por: LiMatosQuem me dera só pagar isso. Paguei mais de o dobro, em Loures, mas por mais de área.Será que Loures ainda é mais caro? ;-)
Colocado por: LiMatosA TMU é que me doi: além de a pagar, tenho de ser eu a construir as redes.
Colocado por: mafgodSerá que Loures ainda é mais caro? ;-)
Pode indicar aqui os valores descriminados dos vários items?
Construir as redes?!
Colocado por: LiMatosa taxa da licença de construção foi de cerca de 3000€ e a taxa de construção de infra-estruturas foi de 3700€ (é em função da área de construção, também).Bem... a minha licença de construção foi quase o dobro dessa! ;-(
Colocado por: LiMatosTenho de construir as redes públicas (geralmente é para isto que se taxa a TMU) porque o terreno fica a 180m da rede pública de abastecimento de água, para falar só nesta.Tem a certeza disso? Que a TMU serve para pagar o acesso às redes públicas?!
Colocado por: LiMatosA TMU não serve para pagar o acesso às rede públicas. Serve para pagar os encargos com a rede devido à construção nova. O ramal, que por definição, é a extensão desde a rede pública à ao contador, é sempre por conta do proprietário, além do pagamento da taxa. No meu caso: pago taxa e mais a construção da rede (os tais 180m).Compreendido!
"Serve para pagar os encargos com a rede devido à construção nova"é que... prontos.... ;-)
Colocado por: LiMatosA taxa a pagra pela licença de construção é composta por estas duas parcelas, mas são indissociáveis. Ainda reclamei, mas em vão. Na CM Loures, não se chama TMU, chama-se Taxa de construção/reforço de infra-estruturas, mas é a mesma coisa.Ok.... então, em Loures é bem mais caro!
Colocado por: mafgodCompreendido!
Essa doé que... prontos.... ;-)
Ok.... então, em Loures é bem mais caro!
E, nem a propósito, saiu em diário da república, oProjecto de alteração do Regulamento de Taxas do Município de Mafrano passado dia 10.Maio.
Os valores das taxas estão lá todos descriminados.
A minha parcela maior na licença de construção, é referente à construção (7,36€/m^2).
E, pelos vistos, não me posso queixar muito:
Artigo 36.º
Licenciamento, autorização e comunicação prévia de obras
(...)
1.2 — Construção, ampliação, reconstrução ou alteração
de edificações — (por piso e m2 ou fracção):
1.2.1 — Por cada período de 30 dias ou fracção . . . . . 6,31
1.2.2 — Por cada m2:
1.2.2.1 — Inserido em loteamento. . . . . . . . . . . . . . 3,68
1.2.2.2 — Inserido no núcleo urbano principal . . . . 15,78
1.2.2.3 — Inserido no núcleo urbano secundário . . . 9,99
1.2.2.4 — Inserido noutros núcleos . . . . . . . . . . . . . 7,36
1.2.2.5 — Não habitacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3,68
Se estivesse inserido em loteamento, o valor era metade!
Mas, se fosse em núcleo urbano principal era mais do dobro!
Colocado por: LiMatosNem tudo são más notícias, vê? Podia ter de pagar muito mais...ehehheh.... é esse o espírito ;-)
Colocado por: LiMatosUma má notícia que eu tive recentemente foi a de ter de pagar um imposto especial nas Finanças: benefícios que eu tenho (alegadamente) devido à construção da CRIL e da CREL... Este também vai doer.Que imposto especial das finanças é esse?!? E se tivesse prejuízos devido à construção (por exemplo morar mesmo ao lado de uma delas) havia alguma isenção dos impostos? ;-)
Que imposto especial das finanças é esse?!? E se tivesse prejuízos devido à construção (por exemplo morar mesmo ao lado de uma delas) havia alguma isenção dos impostos? ;-)
Colocado por: LiMatosChama-se mesmo Contribuição Especial. Alegadamente, as pessoas de algumas freguesias de Loures foram beneficiadas pela construção da CRIL e da CREL, em termos de valorização das suas propriedades. è feita uma análise de quanto valia antes destas obras e depois das mesmas, de seguida paga-se um imposto que incide, segundo informação, a 30% (mesmo trinta) da diferença...Vá lá que Mafra não se lembrou de implementar esse imposto por causa da A21 :-)
É do mesmo género do imposto que as pessoas de Palmela pagam pela construção da Ponte Vasco da Gama.
Colocado por: LiMatosO problema deste tipo de impostos é que só há 60 dias para nos dirigirmos às Finanças, voluntariamente, para o pagar, após a emissão da licença de construção. Quem não sabe, não vai lá e recebe em casa uma multa jeitosa para pagar, além do imposto.Eu fui às finanças após obter a licença de construção e apenas fui actualizar a parte do terreno rústico que passou a urbano (lote) e, como cedi área, actualizar a área do terreno.
Esperemos que Mafra não o tenha feito (nem percebo bem a que tipo de obras isto pode ser aplicado, porque a EXPO ´98 é outra das razões para Contribuição Especial para outras freguesias do concelho). De qualquer forma, pergunte nas Finanças se há alguma contribuição especial a liquidar...
Eu fui às finanças após obter a licença de construção e apenas fui actualizar a parte do terreno rústico que passou a urbano (lote) e, como cedi área, actualizar a área do terreno.
Lá não me falaram em mais nenhum imposto....
Sei é que, como a casa não estará pronta este ano, para o ano já vou pagar IMI da parte que passou a urbano ;-(