Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Tive no meu apartamento danos causados por infiltrações da chuva, imputáveis ao condomínio, em diversas divisões.

    A empresa de condomínio veio com um empreiteiro analisar e foi feita um orçamento. Entretanto, eu contactei outro empreiteiro que costuma trabalhar para o condomínio, para ter mais orçamentos.

    Acontece que este empreiteiro alega que não é possível limitar a área picar no orçamento. Que os danos superficiais e visíveis no exterior poderão ser mais extensos e que só abrindo as paredes se consegue ter uma noção real e fez o orçamento tendo isso em consideração. De referir que foi esta a pessoa que intervencionou os locais que provocavam as infiltrações.

    O primeiro empreiteiro limitou a apenas um m2 por cada divisão.

    A empresa de condomínio quer optar pelo orçamento que limita a área a ser picada, por ser mais barato. Parece aceitável, desde que, perante a necessidade de picar mais m2, isso seja feito, o que implicará mais dinheiro no decorrer da obra, concerteza. No entanto, desconfio que vá ficar mal servido e com um trabalho por acabar (esta pessoa exige 80% do valor antes de começar a obra).

    Como é que um leigo no assunto consegue perceber quem terá razão e como sair deste impasse?
  2.  # 2

    A intervenção a fazer é numa área comum e, consequentemente, da responsabilidade do condomínio e a ser gerido pelo administrador.

    Não compete ao administrador tomar a decisão quanto ao orçamento a aprovar e ao empreiteiro. Isso é uma decisão da assembleia que terá de reunir para tal.

    Se calhar ambos os empreiteiros terão razão embora por motivos diferentes.

    Muitas das infiltrações por agua têm origem em zonas que se afastam do ponto onde se manifestam. Nessas circunstâncias se limitarem a picagem a 1 m2 poderão vir a ter surpresas posteriores. Provavelmente o primeiro empreiteiro terá maior experiência e não quererá arriscar a fazer uma obra mal feita. O segundo sabe com certeza que o critério do mais baixo preço é a regra comum em muitos condomínios e, como quererá, ganhar a obra faz um orçamento mais baixo. Depois de ter ganho e começar a obra poder-vos-á dizer que afinal a infiltração é mais vasta e que terá de picar mais o que ficará, obviamente mais caro. Com o inconveniente de já não terem margem de manobra para discutir os valores adicionais.

    O exigir 80% pode significar uma coisa e o seu contrário.
  3.  # 3

    A obra é dentro do meu apartamento, embora resultante da falta de manutenção dos espaços comuns, que provocaram as infiltrações. A dos espaços comuns já foi realizada, pelo primeiro empreiteiro.

    O que diz faz sentido e foi o que compreendi da explicação do primeiro empreiteiro que referi.

    Como me protejo de um mau trabalho se vier a segunda pessoa?

    Sobre o orçamento: a assembleia concordou que as obras tinham de ser feitas mas na altura não foram levados orçamentos. Vou ver se encontro a acta.

    Para agravar, este ano não deve haver reunião novamente por causa da pandemia.
 
0.0095 seg. NEW