Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou na fase de aquisição de terreno. No qual terei de recorrer a financiamento de 50% para o terreno, sendo que já estou a fazer o projecto de arquitectura.
    Qual a melhor forma de fazer o crédito para o terreno ?
  2.  # 2

    CGD e BPI tem um produto específico para aquisição de terreno a 5 anos. Mais nenhum banco tem isso. O BPI obriga a construção num prazo específico, mas fale com os dois e depois logo decide.
  3.  # 3

    Colocado por: edustsjá estou a fazer o projecto de arquitectura.

    Antes de ter o terreno em seu nome?
    Concordam com este comentário: edusts
  4.  # 4

    Sim, como temos pressa em começar a construir, estamos a tratar de tudo ao mesmo tempo. Mas o negócio do terreno está fechado. Falta ver a melhor forma de financiar sem gastar muito em impostos.
    Temos já crédito aprovado para o terreno. Mas com crédito hipotecário. Que embora com taxa de juro baixa. Mas com muitos encargos iniciais
  5.  # 5

    Os encargos iniciais tem sempre que os ter e o crédito hipotecário é onde? Em qual banco? A sua pressa é muito relativa, onde esta a prever a sua construção? Lembre se que tem que respeitar os timings das câmaras municipais para além das suas aprovações aos projetos do arquiteto.
  6.  # 6

    Colocado por: fleite10Os encargos iniciais tem sempre que os ter e o crédito hipotecário é onde? Em qual banco? A sua pressa é muito relativa, onde esta a prever a sua construção? Lembre se que tem que respeitar os timings das câmaras municipais para além das suas aprovações aos projetos do arquiteto.


    Crédito no novo banco.penso que o ideal seria terreno + construção com entrada de 35 a 40k o problema é não ter o projecto aprovado
  7.  # 7

    Colocado por: edustsSim, como temos pressa em começar a construir, estamos a tratar de tudo ao mesmo tempo. Mas o negócio do terreno está fechado. Falta ver a melhor forma de financiar sem gastar muito em impostos.
    Temos já crédito aprovado para o terreno. Mas com crédito hipotecário. Que embora com taxa de juro baixa. Mas com muitos encargos iniciais


    Boa noite,

    edusts, esqueça o crédito que diz já ter aprovado! Faça logo terreno + construção, especialmente se está preocupado com os custos fixos iniciais. No entanto tal como disse o fleite10, vai sempre ter encargos bancários volumosos. Um crédito bancário custa sempre cerca de 1700€ + imposto de selo sobre o crédito (+IS sobre aquisição e IMT que não se aplica na construção) e só varia uns 100€, dependendo do banco onde o faça, pelo que nem sequer deve ser critério de decisão. Não faça é 2 processos diferentes, uma para terreno e outro para construção pois ali vai gastar 3500€ fora impostos, e aí sim, pode-se queixar dos custos fixos.
    Outra coisa muito importante é que fazendo um crédito a 5 anos, por exemplo, depois pode nem sequer ter taxa de esforço para pedir crédito à construção.
    Se precisar de ajuda, contacte-me [email protected]
  8.  # 8

    Colocado por: luisDS

    Boa noite,

    edusts, esqueça o crédito que diz já ter aprovado! Faça logo terreno + construção, especialmente se está preocupado com os custos fixos iniciais. No entanto tal como disse o fleite10, vai sempre ter encargos bancários volumosos. Um crédito bancário custa sempre cerca de 1700€ + imposto de selo sobre o crédito (+IS sobre aquisição e IMT que não se aplica na construção) e só varia uns 100€, dependendo do banco onde o faça, pelo que nem sequer deve ser critério de decisão. Não faça é 2 processos diferentes, uma para terreno e outro para construção pois ali vai gastar 3500€ fora impostos, e aí sim, pode-se queixar dos custos fixos.
    Outra coisa muito importante é que fazendo um crédito a 5 anos, por exemplo, depois pode nem sequer ter taxa de esforço para pedir crédito à construção.
    Se precisar de ajuda, contacte-me [email protected]



    Boa noite Luis,

    Enviei e-mail
  9.  # 9

    Colocado por: luisDS

    Boa noite,

    edusts, esqueça o crédito que diz já ter aprovado! Faça logo terreno + construção, especialmente se está preocupado com os custos fixos iniciais. No entanto tal como disse o fleite10, vai sempre ter encargos bancários volumosos. Um crédito bancário custa sempre cerca de 1700€ + imposto de selo sobre o crédito (+IS sobre aquisição e IMT que não se aplica na construção) e só varia uns 100€, dependendo do banco onde o faça, pelo que nem sequer deve ser critério de decisão. Não faça é 2 processos diferentes, uma para terreno e outro para construção pois ali vai gastar 3500€ fora impostos, e aí sim, pode-se queixar dos custos fixos.
    Outra coisa muito importante é que fazendo um crédito a 5 anos, por exemplo, depois pode nem sequer ter taxa de esforço para pedir crédito à construção.
    Se precisar de ajuda, contacte-me [email protected]


    Luís, respondi-lhe no outro post sobre o mesmo assunto com a minha opinião... não é possível pedir crédito à construção sem ter a especialidade aprovada na Câmara Municipal. E o vendedor do terreno em causa pode não aceitar esperar tanto tempo para o vender, como é evidente. Daí a necessidade de se pedir inicialmente um crédito à aquisição de terreno primeiro (e aí só dois bancos têm esse produto: CGD e BPI sendo que o BPI impõe prazos para a construção (dois anos, creio), o que é muito arriscado para o futuro Dono de Obra).
  10.  # 10

    Verdade e verdade! Quanto ao prazo de 2 anos não tem risco quase nenhum. Se ao fim de 2 anos nada tiver feito, o crédito à construção será eventualmente cancelado. Se for a meio e a construção estiver activa, que remédio tem o banco senão prolongar por mais 1 ano!!?? Ao banco não interessam obras a meio! Quer o terreno ou o imóvel concluído! Isso acontece inúmeras vezes e normalmente dão mais 12 meses.
  11.  # 11

    Colocado por: luisDSVerdade e verdade! Quanto ao prazo de 2 anos não tem risco quase nenhum. Se ao fim de 2 anos nada tiver feito, o crédito à construção será eventualmente cancelado. Se for a meio e a construção estiver activa, que remédio tem o banco senão prolongar por mais 1 ano!!?? Ao banco não interessam obras a meio! Quer o terreno ou o imóvel concluído! Isso acontece inúmeras vezes e normalmente dão mais 12 meses.


    mas... também pode acontecer o banco querer entrar em renegociações e aumento de juros, ou não?
  12.  # 12

    Pode, claro, mas em principio não o fazem, pois sabem que passado uns meses o cliente tem a licença de utilização na mão e transfere o crédito facilmente!
    Concordam com este comentário: fleite10
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  13.  # 13

    Pedir um crédito já é o que é, pedir 2....mas entendo que nem sempre exista folga financeira para o que se pretende, e que o crédito pode ser a solução. O objectivo principal é não se precipitar!

    Se por um lado o atual dono do terreno quer vender rápido, porque já fechou o negócio, do lado do adquirente pretende-se ter tudo pronto antes da escritura. E aqui é que está o grande problema.
    A escritura do terreno é fácil e rápida.
    A aprovação de um projeto de construção é que é, normalmente, mais demorado. Leia e pesquise sobre o tema, pois rapidamente chegará à conclusão que é comum estes processos demorarem meses, se não mesmo anos. E por mais boa vontade do vendedor do terreno, muitas vezes a "paciência" esgota-se.

    A minha situação é semelhante à sua, só que eu já tinha o terreno. A maioria das pessoas diziam-me que a parte do licenciamento da obra iria demorar imenso...achei que não podia ser, pois tínhamos feito o projeto já para não dar qualquer ponta para pegar. Mas, há sempre um mas, arranjam sempre qualquer impedimento.
    Depois há a escolha dos materiais, que demora imenso tempo. Se for fazer gestão direta da obra, vai ter mais uma série de chatices...

    Do ponto de vista financeiro, a sua intenção é a mais acertada, pois ao fazer apenas 1 crédito (terreno+construção) poupa tempo, trabalho e dinheiro.
    Mas, se vai fazer 2 transações distintas, parece-me que será levado a fazer 1 crédito para o terreno, e quanto tiver o projeto licenciado, fazer o outro crédito. Este último poderá tentar negociar e juntar os 2 em 1.

    Haveria alguma possibilidade do dono do terreno fazer a construção da casa? Num cenários destes aliviava-lhe uma série de problemas!
  14.  # 14

    Atualização:

    Está a ser feito o projecto para aprovação em nome do actual proprietário do terreno para depois realizar terreno+construção.
  15.  # 15

    Bom dia. Estou na mesma situação. Já encontrei o terreno, tenho algum dinheiro de parte mas não o suficiente para pagar a totalidade do terreno. Ainda não fui aos bancos, a ideia seria adquirir um credito terreno+construção. Não tenho projecto aprovado em meu nome, o vendedor apenas disse que havia comunicação prévia para construir.
    luisDS
    tenho uma questão para si. Eu tenho um credito habitação do imóvel onde resido, e quando a moradia estiver terminada, o objectivo será vender este imóvel. Com a venda do imóvel estimo receber o valor correspondente ao valor do terreno. Qual é a melhor solução de crédito?
    Obrigada
  16.  # 16

    Boa tarde,

    A solução para o seu crédito continua a ser a mesma independentemente de vender o seu actual imóvel ou não. Neste momento a solução passa por um crédito terreno + construção. Quando vender o seu actual imóvel, se assim o entender, amortiza o seu crédito "terreno + construção" e fica a dever menos, logo com uma prestação mais suaves. Sendo que a construção é sempre em taxa variável pagará 0,5% de comissão de amortização antecipada sobre o valor que abater.
 
0.0190 seg. NEW