Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!

Estou prestes a assinar um CPCV e gostaria que me esclarecessem/aconselhassem relativamente aos seguintes pontos:

- Há direito ao pagamento de algum IS na assinatura do CPCV? A última cláusula da minuta que me enviaram refere: "O presente contrato promessa de compra e venda é feito e assinado em duplicado e o imposto de selo liquidado através de guia fiscal.".

- Para pagamento do sinal vou utilizar o saldo da minha conta poupança-habitação. O facto de a utilizar para pagamento do sinal garante-me o direito de obter o desconto nas despesas com o serviço Casa Pronta (400€ em vez de 600€)?

- Tenho uma relação de há longos anos com a CGD e confesso que não me apetecia muito ter o trabalho de mudar tudo o que são contas, cartões e domiciliações para outro banco. Relativamente ao financiamento, se as diferenças que encontrar não foram muito significativas preferiria continuar com a CGD. No meu primeiro contacto com eles apontaram-me para um spread de 0,95% mas ainda não perdi a esperança de conseguir o mínimo (0,85%). Face ao mercado bancário actual, valores dessa ordem podem considerar-se "aceitáveis"? Em termos de alternativa estou a pensar no Santander/Totta. Qual o valor da diferença entre spreads que julgam justificar a mudança para outra instituição bancária? Além dos seguros há outras questões que deva ter em conta?

Agradeço desde já a atenção.

Cumprimentos.
  2.  # 2

Colocado por: rass77"O presente contrato promessa de compra e venda é feito e assinado em duplicado e o imposto de selo liquidado através de guia fiscal."

é o IS do contrato (para aí 5Eur). Cada contrato (compra e venda, trabalho, mutuo) tem um IS próprio. O IS sobre o empréstimo será liquidado posteriormente ao banco, que o entregará ao Estado.

Colocado por: rass77Para pagamento do sinal vou utilizar o saldo da minha conta poupança-habitação. O facto de a utilizar para pagamento do sinal garante-me o direito de obter o desconto nas despesas com o serviço Casa Pronta (400€ em vez de 600€)?

Pela lógica, sim pois o sinal é um princípio de pagamento... mas como a Lei as vezes não tem lógica é melhor informar-se com o banco.

Colocado por: rass77Qual o valor da diferença entre spreads que julgam justificar a mudança para outra instituição bancária? Além dos seguros há outras questões que deva ter em conta?

para mim até 0,01% faziam a diferença, mas deixo-lhe uma conta (muito mal feita, mas para o que é basta):
    Empréstimo: 100.000
    Prazo: 30 anos
    diferencial spread: 0,05%
    dá-lhe uma poupança de 1.500 euros (100.000 x 30 x 0,05%)

Coisas a ter em atenção?
    tudo o que o banco obriga a ter para ter o spread mínimo! (e cuidado que não é só o custo, há que avaliar o risco também!) PPRs, Acções, Fundos, Cartões de crédito,... até o custo de processamento de cada mensalidade (havia bancos a cobrar 2 eur/mês, mas acho que já lhes passou a tara!)
  3.  # 3

Colocado por: rass77No meu primeiro contacto com eles apontaram-me para um spread de 0,95% mas ainda não perdi a esperança de conseguir o mínimo (0,85%). Face ao mercado bancário actual, valores dessa ordem podem considerar-se "aceitáveis"?

Spreads desses são bons. Mas não se fique pela análise do spread - o importante é o custo global (incluindo seguros, despesas, etc.). Spreads iguais resultam muitas vezes em prestações diferentes..

0.0102 seg. NEW