Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a construir moradia numa rua com vizinhos em todos os terrenos à volta e numa estrada secundária a 200m do cruzamento da estrada principal. Deste cruzamento ferroviário ao local onde existe o posto de transformação da aldeia são cerca de 440m de estrada nacional.
    Da minha portinhola ao poste de baixa tensão existente são efetivamente perto de 22metros. Solicitei 10,34 via subterrânea.

    Conclusão, para meu espanto quando recebi o orçamento...! Um valor exorbitante!!!
    Pergunto eu, Cabe-me a mim efetuar o pagamento do reforço completo dos 440m quando existem outras tantas pessoas a viverem ao longa desta estrada?
      A549D728-D8C1-40D1-BC06-5AF640565E8D.jpeg
  2.  # 2

    Peço ajuda a todos os que me consigam auxiliar para decifrar este orçamento que me parece pouco ajustado e aproveitador pela parte da edp. Quero fazer uma reclamação, mas tenho de conhecer os argumentos certos.

    Fico muito agradecida.
    Obrigada
  3.  # 3

    Sim é o que está descrito no orçamento.
    Não tem muito por onde reclamar. os valores estão tabelados.

    Podia ter sido pior se o Posto de Transformação estivesse no limite da potência instalada. Ai serei mais do dobro do que o apresentado.

    É por este tipo de situações que recomendo que sempre que seja possível se peça mais potência. No futuro poderá não ter custos acrescidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vania francisco
  4.  # 4

    Peça 6.9 a ver senão é preciso aumento de potência.

    Quem quer mudar o existente paga tudo de novo, se a seguir a si vier um vizinho você já pagou uma batelada de dinheiro e o próximo vai pagar 200 ou 300 eur
    Concordam com este comentário: Bigmouse, ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vania francisco
  5.  # 5

    Bigmouse,
    Pedir mais potência como assim?
    10,35 já é acima do normal para moradias. É o limite máximo do monofasico.
    Será que me podia ajudar e enviar essas tabelas? É que eu encontro sim muitas coisas, mas todas elas falam nas ligações à rede de uso partilhado quando é construção de raiz, tipo acrescentar aos que existia (como envio essa foto do exemplo) mas no meu caso existe linha nessa estrada principal e a minha rua que é secundária tem muitas casas, aliás não dá para construir mais nenhuma.

    As contas não deveriam ser estás que se prendem com o reforço como como eu envio nesta foto?
    Será possível estarem a querer cobrar-me como se fosse uma ligação nova em vez de reforco?
    Obrigada
      5FC40D96-EBC1-43EF-ACDF-F56856943D1B.jpeg
      7356D4F9-3472-4AAF-8C48-F080D325579A.jpeg
  6.  # 6

    RicardoPorto,

    É isso que acho uma tremenda injustiça, então eu tenho de pagar pelos outros todos??
    O meu eletricista diz que é incompreensível e que pedir 10,35 não é nada extraordinário. Por outro lado ele também me disse que mesmo que eu peça para baixar a potência, pode colmatar no mesmo resultado...!
    Eu acho é que não me cabe a mim pagar tanto e aos outros antes e depois de mim uma bacatela...!
    Obrigada.
  7.  # 7

    Colocado por: Vania franciscoÉ isso que acho uma tremenda injustiça, então eu tenho de pagar pelos outros todos??

    Quem precisa é que tem de pagar.. infelizmente os preços são altos.
    A minha casa fica a 10metros do PT e paguei quase 1000€, até estou a achar os seus 440m baratos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vania francisco
  8.  # 8

    Sim, É possível pedir mais potência. Sinceramente se tivesse de pagar isso tudo, pedia mais potência, ou menos pagava mas tinha garantido que no futuro tinha disponível.

    O limite no monofasico é 13,8kVA, mas pode solicitar o que pretender até 200KVA.

    10,35kva e o normal hoje em dia, porque é o limite de potência que não é necessário projecto eléctrico, por essa razão não se solicita mais potência.

    Eu por exemplo solicitei 20,7kva, mas só devo contratar 6,9/10,35kVA.

    Em relação às tabelas não as tenho, mas nesse guia que tem devem estar aí representadas.
    Ao preço que lhe foi apresentado ainda deverá incluir o preço da execução do ramal de uso exclusivo (22metros), que deverá solicitar a execução a uma empresa credenciada pela EDP..

    INFO: no final do mês a EDP distribuição passará a chamar se ERedes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vania francisco
  9.  # 9

    rjmpires,

    Mas nesses 10 metros deste o PT já tinham linha ou tiveram de criar?
    Eu já percebi que estes regulamentos são completamente fora...
  10.  # 10

    Bigmouse,

    Mas para contratar mais do que 10.34 tenho de ter projeto de eletricidade, algo que não tenho e cálculo que demorem algum tempo a executá-lo caso eu solicite.
    É porque tem outra questão... a casa está pronta daqui a 1 mês, o construtor/eletricista andaram a arrastar e só pediram no fim.. :-(
    O facto de passar para ERedes trará benefícios?
    Não acha que se solicitar menos potência poderão baixar o valor?
    •  
      aacc
    • 17 janeiro 2021

     # 11

    Já pensou pedir a potência máxima permitida, SEM reforço da rede?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vania francisco
  11.  # 12

    Um projecto é normalmente feito antes da obra, e demora uns 3/4 dias a elaborar. Estando a obra executada, seria necessário efectuar um levantamento das instalações existentes e conferir.

    O facto de mudar a designação não irá mudar nada.

    Pedir menos potência poderá ou não reduzir o custo. Tudo dependerá do estado da rede, mas diria que dificilmente será diferente.

    Colocado por: Vania franciscoBigmouse,

    Mas para contratar mais do que 10.34 tenho de ter projeto de eletricidade, algo que não tenho e cálculo que demorem algum tempo a executá-lo caso eu solicite.
    É porque tem outra questão... a casa está pronta daqui a 1 mês, o construtor/eletricista andaram a arrastar e só pediram no fim.. :-(
    O facto de passar para ERedes trará benefícios?
    Não acha que se solicitar menos potência poderão baixar o valor?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vania francisco
  12.  # 13

    Se a EDP lhe desse essa informação era fácil.

    Colocado por: aaccJá pensou pedir a potência máxima permitida, SEM reforço da rede?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vania francisco
  13.  # 14

    aacc

    Não pensei possível solicitar isso dessa forma à edp distribuição! Mas eu equaciono tudo para conseguir baixar o valor.
  14.  # 15

    Bigmouse,
    Elaborar um projeto nesta fase da obra não me parece muito exequível.

    Se baixando a potência diminuísse o valor podia ir por aí, e possivelmente irei tentar, mas também acho que dificilmente mudará, porque na verdade parece-me não haver forma de saber verdadeiramente o estado da rede e posto isto a edp distribuição também se vai aproveitando da situação, mas que não é nada justo, isso não é!!! E a legislação não deveria ser assim..!
    O que me aconselhava então a fazer? Obrigada
  15.  # 16

    Eu tentava falar directamente com o eng responsável pela distribuição da EDP e expor a situação e tentar obter se ao baixar a potência já não seria necessário intervenção na rede existente.

    Se as condições se mantivessem, investia num projecto e viabiliza a mais potência.

    Provavelmente o electricista, preparou a instalação para monofasico, pelo que pelo menos solicitava os 13,8kva, senão solicitava 20,7kva trifásico.

    Depois a instalação ficava certificada e no contrato pedia 6,9kva.

    No futuro caso viesse a necessitar de mais potência (ac, piscina, carro eléctrico) pedia alteração de contrato para mais potência, não sendo necessário pedido de aumento de potência na EDP distribuição.

    Eu compreendo que não seja justo. Na verdade, tenho clientes que por exemplo querem construir um prédio habitacional por exemplo e solicitado a construção de um posto de transformação publico, a rede de alimentação ao prédio à rede de iluminação pública e no final tem de dar tudo à EDP distribuição (município que é quem é dona das rede).
  16.  # 17

    Colocado por: Vania franciscorjmpires,

    Mas nesses 10 metros deste o PT já tinham linha ou tiveram de criar?
    Eu já percebi que estes regulamentos são completamente fora...

    Tenho 2 postes da EDP, 1 de cada lado do terreno, foi só passar o cabo até à minha caixa.
    •  
      aacc
    • 17 janeiro 2021

     # 18

    A edp tem a obrigação de saber as cargas que estão nas redes

    Colocado por: Vania franciscona verdade parece-me não haver forma de saber verdadeiramente o estado da rede
  17.  # 19

    A EDP sabe as cargas que tem na redr, mas se quiser saber se é viável ou não tem de pagar os encargos com o estudo.

    Nao se trata de chegar lá e pedir para verem se dá ou não da. Envolve cálculos, coeficientes de simutaneadade...


    Colocado por: aaccA edp tem a obrigação de saber as cargas que estão nas redes

    •  
      aacc
    • 17 janeiro 2021 editado

     # 20

    Para dizerem á Vania, que tinha que pagar o reforço da rede, esse estudo está feito...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0224 seg. NEW