Viva a todos. Gostaria de uma opiniao sincera relativamento a piso radiante. Comprei recentenente um T2 que nao tem pre-instalacao de aquecimento e pretendo colocar um sistema de aquecimento. Por varias razoes o AC nao é uma solucao que eu queira usar. Ja vi varias opcoes como maquinas a pallets, bombas calor, etc ..mas os tubos à mostra nas paredes nao me agrada muito. Alguem me falou do piso electrico radiante. Já fiz varias pesquisas, mas gostaria de saber a opiniao de alguem que tenha este sistema e se aconselha. Agradeco desde ja a ajuda que me possam prestar.
Primeiramente, o piso radiante coloca-se por baixo do piso... quando já é um imóvel construído, não compensa colocar por uma questão de custo e tendo em conta a obra que é necessária. Bombas de calor aconselho vivamente para AQS... gasta pouco e é muito eficiente. O recuperador de calor apenas aquece, enquanto que o AC arrefece e aquece, daí aconselhar-lhe, porque provavelmente é a melhor opção para o seu caso, sobretudo em termos de custo/benefício.
De qualquer forma, o Anonimo18072022A Hidráulico apoiado pela bomba de calor deverá ser uma solução mais económica, comparativamente com a solução elétrica... de todo o modo, pelas razões acima, acho que não será o melhor para si.
Colocado por: Anonimo18072022CExistem soluções de piso radiante elétrico que ocupam pouco mais de 10mm....depende do tipo de acabamento final que deseja.
Numa casa pronta implica sempre obras de fundo. O menos invasivo é o AC ou radiadores, mesmo que tenha que abrir roços para a tubagem. Também já vi falarem de passar a tubagem oculta em rodapés, mas confesso que nunca vi ou pesquisei sobre isso.
são os rodapés radiantes (primeiro que me apareceu agora). há uns anos pareceu-me ser uma óptima solução e era o que tinha previsto para uma reconstrução minha.
Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva