Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    É por estas e por outras que não saímos de um país medíocre... Quando cada um se ocupar daquilo que lhe compete, isto corre muito melhor.
    Para muitas pessoas, o sentido da palavra qualidade, é muito relativo... E não estou a defender arquitectos pelo facto de eu ser arquitecto, porque também critico os arquitectos que fazem especialidades... Somos todos necessários, mas cada um na sua área.
    Cada macaco no seu galho!!!
  2.  # 22

    :-) Pedro, continuei a utilizar o termo fulano pq realment n importa s é arquitecto, eng ou aprendiz! como falou e bem em resposta ao augusthill existem projecto de encargos e projectos de encargos... eu estava a tentar perceber qual era o mais completo! ainda nao consegui:-( quanto ao coment do amigo naar...eu tenho um sentido de humor apurado e até aprecio os seus comentários noutros tópicos! achei q foi um pouco infeliz:-)ao comentar o meu tópico! cumprimentos, Sofia
  3.  # 23

    nuno azevedo, compreendo a sua "revolta", acho eu! mas eu nao disse que é o eng. que vai fazer o trabalho do arquitecto ou do topografo! eu vou unicament celebrar contrato com o eng que certament irá pagar(espero bem que sim) aos parceiros dele: arquitecto, topografo...
  4.  # 24

    Colocado por: nunoazevedoÉ por estas e por outras que não saímos de um país medíocre... Quando cada um se ocupar daquilo que lhe compete, isto corre muito melhor.

    Mais um crente.
    Na minha opinião isto corre melhor quando cada um ao se ocupar daquilo que lhe compete e o saiba fazer bem...
    Os titulos por si não garantem qualidade, se garantirem responsabilidade já não iremos mal.

    Veremos as futuras e extraordinárias melhorias no panorama arquitectónico em Portugal, suspeito que serão muito poucas ou nenhumas.
  5.  # 25

    j cardoso que eu saiba é a arquitectura que é a base das especialidades todas, tirando esses casos que diz o diploma, agora coordenador? Tem muitos significados, coordenador de especialidades sempre fui eu, de projecto? Não sei, não sei o que significa nem quero saber, é mais uma assinatura.
  6.  # 26

    Colocado por: Fernando Gabrielj cardoso que eu saiba é a arquitectura que é a base das especialidades todas, tirando esses casos que diz o diploma, agora coordenador? Tem muitos significados, coordenador de especialidades sempre fui eu, de projecto? Não sei, não sei o que significa nem quero saber, é mais uma assinatura.

    No caso de edificios terá lógica ser um arquitecto... digo eu.
    Mas repare que a legislação até permite que o coordenador nem sequer subscreva nada, com excepção da coordenação propriamente dita.
  7.  # 27

    ... pois .. e o coordendador de Projecto só poderá subscrever um projecto além da coordenação.... Isto não tem lógica!!!, pelo menos em obras simples.
    Por exemplo, é comum Eu ser o autor de Arquitectura + SCIE + Coordenação...
  8.  # 28

    Colocado por: Pedro Barradas... pois .. eo coordendador de Projecto só poderá subscrever um projecto além da coordenação.... Isto não tem lógica!!!, pelo menos em obras simples.
    Por exemplo, é comum Eu ser o autor de Arquitectura + SCIE + Coordenação...


    Isso vem onde? Estou a ver que a 31 ainda tem muito por onde esmiuçar
  9.  # 29

    Está no que disse j cardoso ponto 1
    • srma
    • 16 novembro 2009

     # 30

    Sofia,

    Ao certo qual é a sua dúvida, desculpe mas não percebi o que é que pretende saber, quer tentar explicar melhor?
  10.  # 31

    srma a minha duvida seria sobre quais os aspectos fundamentais na elaboração do contrato com o eng/arquitecto. sei q é o fulano em questão q me deve dizer o que esta ou nao incluído mas s eu poder acrescentar algo que para o projectista pode nao ser fundamental, melhor. cumprimentos, Sofia
  11.  # 32

    olhe quer evitar complicações??

    peça a essa empresa um orçamento para o processo todo até ao levantamento da licença de utilização, isso sim é que era estar no mercado com responsabilidade e a prestar um bom serviço ao cliente que não tem nada á partida que ser entendido nestes assuntos.
    ( como é evidente, excluindo taxas camarárias)
  12.  # 33

    obrigada marco1.com certeza vai ficar tudo bem acordado.desse modo fico eu e o indivíduo q trata do projecto salvaguardado:-).eu nao quero saber tanto como o projectista, apenas quero perceber s esta ou nao incluído,tudo o q me sera indispensável para o andamento da moradia:-).
    • srma
    • 17 novembro 2009

     # 34

    Quer um conselho, quanto menos escrever e descrever melhor, se no objecto do contrato de prestação de serviços indicar que o objecto do contrato é a execução de um projecto de moradia e que inclui todos os projectos e serviços necessários ao respectivo licenciamento camarário e acompanhamento em obra até emissão da licença de utilização, fica tudo incluido.
    E se ainda colocar uma clausula de responsabilidade por erros, omissões e lacunas do projecto, melhor ainda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
 
0.0173 seg. NEW