Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Na passada segunda feira o frigorifico princess galileu da minha avó deixou de funcionar. Quando abri uma das portas os alimentos já começavam a descongelar, como já era a noitinha fui para retirar o termostato para fazer uma ligação directa e no outro dia ir aloja comprar outro, mas quando ia para o tirar e puxei pelo tubo do gás o frigorifico voltou a funcionar o que me facilitou a vida, deixei o termostato meio desmontado, só com a fiação ligada e ficou assim toda a noite.
    No outro dia de manhã verifico que estava cheio de gelo por estar sempre o compressor a trabalhar sem pausas, lembrei-me de voltar a monta-lo e esperar até a tarde para ver se o problema ficara resolvido, como não ficou desmontei-o e fui a uma loja de eletrodomesticos que também os arranja comprar outro, não havia igual, deram-me um da indesit e garantiram-me que funcionava naquele, embora fosse visivel que não eram bem iguais, o botão exterior era muito maior, depois de montado não iria encaixar e no velho os terminais estavam todos na horizontal enquanto que no novo o terminal do meio estava na vertical. Montei o termostato, mas o frigorifico continuava sempre a trabalhar, voltei a desmontar o termostato novo, peguei numa tigela com água quente e outra com gelo e testei o termostato, este com o esquema de ligações que fiz antes de desmontar o velho não funcionava, pensei devo ter-me enganado a fazer o esquema vou fazer as ligações pela logica e fiz da seguinte forma:
    O cabo que vinha do motor para dentro do frigorifico tinha 4 fios ( neutro que seguia directamente para a lampada, o terra que estava ligado a carcaça do termostato, o castanho e o preto que iam ligar ao termostato, o castanho que saia do termostato para o interruptor e o vermelho que saia do interruptor para a lampada. Temos então 6 fios, quatro do cabo que vinha do motor para dentro do frigorifico mais os dois da lampada.
    A primeira coisa que fiz voi verificar na tomada em qual dos lados estava ligado o fase com a ajuda de um busca polos verifiquei que estava no da esquerda, depois verifiquei que o fio com corrente era o castanho.
    Peguei no termostato, liguei o terra na carcaça, o que ia para o interruptor no meio, sobrava o castanho e o preto, como o castanho era o que tinha corrente liguei-o no terminal de cima, deduzindo que assim o interruptor do frigorifico tivesse sempre corrente, repeti o teste com o gelo e a água quente e ele assim já funcionava bem, se funciona bem monta-se, verifico no final da montagem que o compressor liga e desliga normalmente, mas a lâmpada só liga se o compressor estiver a trabalhar. deduzo que sejam dois fios ligados erradamente, mas se os ligar da forma inicial o compressor não para.
    Nota: Dos 6 fios só liguei 4 porque os dois no suporte da lâmpada não é necessário mexer.
    Alguém ajuda a que a lâmpada funcione normalmente?
  2.  # 2

    Obrigado pela ajuda.
 
0.0092 seg. NEW